sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Ferrari contra-ataca!
Ross Brawn já pensa em regressar à Ferrari
Ross Brawn revelou que iniciou conversações com a Ferrari, acerca da sua futura função, caso decida voltar a trabalhar com a equipa. Ao mesmo tempo, Brawn pôs de parte dos rumores de que estaria interessado em colaborar com outra equipa que não a Ferrari.
«A Ferrari pediu-me para discutir com eles opções possíveis, quando eu estivesse preparado para regressar à Fórmula 1 e agora demos início a essas conversações» - afirmou Brawn à BBC.
«As pessoas, a cultura Ferrari e a Itália estão no meu sangue e a Ferrari é a ‘minha’ equipa. É a única com a qual discuto o meu futuro» - concluiu o antigo director técnico da escuderia.
Esta é a prova que "Um bom filho volta sempre à sua casa"
Circuitos: Scandinavian Raceway Anderstorp
Inaugurado na Primavera de 1968, os responsáveis pela realização do projecto foram liderados pelo popular Sven "Smokey" Asberg - cuja imagem e alcunha estão associados ao seu habitual charuto -, bem como por Ake Bengtsson e Bertil Sanell. Foi este trio que conseguiu ultrapassar todas as vicissitudes que se foram deparando a Anderstorp ao longo do seu nascimento e também durante parte da sua história.
No entanto, a pista foi construída, entrou em funcionamento e, em menos de três anos, recebeu o Campeonato do Mundo de Motociclismo, ao mesmo tempo que se trabalhava arduamente para o grande objectivo e sonho de "Smokey" Asberg pudesse ser alcançado - acolher uma prova de Fórmula 1.
Durante cinco anos - entre 1973 e 1977 -, Anderstorp assumiu a organização dos Mundiais de duas e de quatro rodas, mas tal acabou em 1978, quando as motas se transferiram para Karlskoga nesse ano e no seguinte.
Desde então, a situação de Anderstorp acolher ambos os Mundiais iria findar, visto que no mesmo ano de 1978, foi o último ano que a Fórmula 1 iria passar pelo traçado sueco.
Com a perda da Fórmula 1, a pista tornou-se uma referência para o Mundial de velocidade, que acabou por ser aquele que mais dias de glória lhe deram graças à sua organização, até 1990, do Grande Prémio da Suécia. Anderstorp regressou recentemente ao WTCC, após alguns anos sem receber a prova.
A principal característica do circuito são as suas longas e rapidíssimas curvas, sobretudo a Continental: uma larga e veloz viragem de mais de 180º onde no caso das motas o controlo do acelerador é vital.
A outra característica de Anderstorp é o facto de ter uma pista de um aeródromo "colada" à sua recta principal - que não é a da meta -, o que lhe confere uma largura inusitada e que permite assistir a espectaculares e arriscadas ultrapassagens.
Um circuito de boa memória para o piloto lusitano, Tiago Monteiro, pois foi no Scandinavian Raceway Anderstorp que alcançou a sua primeira "pole-position" no WTCC, e o seu melhor somatório de pontos de um fim-de-semana de corridas no WTCC, com a obtenção de um 2º e um 6º lugar nas duas corridas/mangas!
GP Hungria: Factos e curiosidades
Devido a tal monotonia temos de relembrar os episódios que neste circuito nos deram vontade para ver o Grande Prémio.
Para quebrar a monotonia nada melhor que as ultrapassagens, nisso o Hungaroring é priveligiado, visto que em 1986 e em 2006 podemos assistir a duas das melhores ultrapassagens da história da Fórmula 1.
Na primeira, o protagonista foi Nelson Piquet e a vítima foi um "tal"Ayrton Senna!
Em 2006, enquanto dois grandes campeões batalhavam pelo título, eis que Alonso resolve adiantar-se a nada mais nada menos que um hepta-campeão do Mundo, o alemão, Michael Schumacher.
Foi no Hungaroring que conhecemos o vencedor mais jovem da História, Fernando ALONSO em 2003, numa corrida em que dobrou Michael Schumacher!
Para finalizar, este bloco de momentos que mais marcaram este Grande Prémio da Hungria, nunca é demais recordar a melhor corrida dos últimos anos, a de 2006!
Aqui ficam alguns momentos dessa emocionante corrida!
Para concluir...
Aqui vai um pouco de história:
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Alonso falha conferência de imprensa
Existe uma velha máxima que neste caso podemos utilizar.
Alonso, Hamilton e amigos - Verdades e "brincadeirinhas"(espero eu)
Alonso tem a fama de na conquista dos seus dois títulos ter aliado técnica, qualidade e regularidade, daí ter sofrido aos ataques finais de Kimi Raikkonen e de Michael Schumacher, em 2005 e 2006 respectivamente.
Enquanto os senhores em cima, tiravam fotografias, dominavam e manipulavam o Mundo da Fórmula 1, eis que um nosso velho conhecido, estava a "gozar" a sua bela reforma no outro canto do Mundo, em Melbourne (Austrália).
Estou a falar de Michael Schumacher.
Mas o que estaria o alemão a fazer na praia?
Jogar voleibol?
Jogar futebol?
Ou estaria a trabalha para o bronze?
Visto que já dei tempo para se especular e pensar no que Michael Schumacher estaria a fazer, resolvi dar-vos a resposta:
Nem mais, Michael Schumacher estava a meio de um jogo de voleibol!
Mas...desenganem-se aqueles que pensam que neste suposto "Mundo ao contrário", Michael Schumacher deixou de competir.
Aqui ficam as primeiras imagens de Schumacher no seu novo campeonato (talvez aquele para onde o seu irmão Ralf se mudará em 2008)!
Para finalizar...
Não podia deixar passar este momento sem publicar um video, que trata o que Michael Schumacher viveu e nos fez viver antes de se reformar!
Circuitos: Silverstone
A Segunda Guerra Mundial obrigou o governo britânico a criar um grande número de novas bases aéreas a fim de receber a enorme frota de aviões da Royal Air Force (RAF) e do exército aliado.
Ao longo deste meio século, o traçado conservou as suas pistas de aviação na parte central, embora à sua volta tenha sido ampliada e depois novamente reduzida a pista principal. As suas variantes foram também ampliadas, assim como, os circuitos anexos, as tribunas e os equipamentos de um conjunto que faz parte dos grandes mitos do desporto motorizado Mundial.
A última grande mudança registada em Silverstone pouco ou nada tem que ver com o seu asfalto, traçado, instalações...
Luz verde para obras de requalificação em Silverstone
O presidente do BRDC, Damon Hill, afirmou que esta decisão dará bons resultados no futuro do desporto automóvel britânico.
«O Master Plan não é apenas importante para Silverstone e para que este continue a receber o GP de Inglaterra, mas para o desenvolvimento do desporto neste país».
A «actualização» de Silverstone incluirá novas instalações do paddock e pit, um parque de ciências, um centro de testes para construtores, um hotel, centro de conferências e ainda uma pequena zona residencial.
Sendo assim e, com a renovação do mítico circuito britânico, abre-se a possibilidade de Silverstone não perder a "custódia" para Donington no que diz respeito ao acolhimento do Grande Prémio de Inglaterra de Fórmula 1!
A1 GP: calendário de 2007/2008 já é conhecido
O calendário oficial para 2007/2008 do A1 GP já foi anunciado. A nova temporada da competição contará com um total de 11 corridas, sendo que as mais populares do calendário estão de volta. A terceira temporada arrancará no dia 30 de Setembro, em Zandvoort, na Holanda, e terminará a 4 de Maio de 2008, no Reino Unido.
À semelhança da última temporada, esta também contará com duas corridas na China: uma no Circuito Internacional de Zhuhai (novidade) e outra em Shanghai. Uma das provas asiáticas ainda não tem local definido, sabe-se apenas que se realizará no dia 4 de Novembro.
Calendário 2007/2008:
06 de Abril – China (Shanghai)
04 de Maio – Grã-Bretanha (Brands Hatch)
Depois de uma excelente temporada de 2006/2007, o "Team Deutshland A1 GP" (Alemanha), procura defender o título conquistado na temporada transacta, que foi alcançado muito por culpa do domínio exercido pela jovem promessa do autombilismo germânico, Nico Hulkenberg, que dominou a época da A1GP de "fio a pavio".
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
GP Hungria: Antevisão
Um Grande Prémio que em muito se assemelha ao Grande Prémio do Mónaco daí que o Setup utilizado seja em muito semelhante ao utilizado no velho principado, o que pode ser traduzido numa ligeira vantagem dos homens de Woking, neste caso, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.
O MP4-22 já provou ser o carro mais equilibrado desta temporada. Na Hungria não será excepção visto que dispondo de uma distância entre eixos menor que a Ferrari, o McLaren MP4-22 estará muito mais à vontade nas curvas lentas e nas mudanças de direcção bruscas que o Hungaroring nos proporciona. Sendo assim os McLaren entrarão este fim-de-semana mais à vontade do que os comandados de Maranello, que terão um fim-de-semana de bastante trabalho para se igualarem aos McLaren. Recorde-se da distância entre a "scuderia" e a McLaren no final do Grande Prémio do Mónaco!
Há um ano atrás, nascia uma nova estrela para a Fórmula 1, menciono-vos o nome do polaco da BMW, Robert Kubica, que fazia em Hungaroring a sua estreia na disciplina máxima do automobilismo Mundial, tendo se bem se recordam nesse dia as portas da Fórmula 1 terem ficado praticamente fechadas para o veterano Jacques Villeneuve. Kubica passou ao Q3 e terminou aquela dificil corrida, que foi ganha por Jenson Button no 7º lugar. Mais tarde o polaco iria ver o seu 7º lugar retirado, devido ao binómio carro-piloto, terem estado na pesagem com um peso inferior ao do regulamento.
Scott Speed disse adeus prematuramente à Fórmula 1, dando oportunidade a Sebastian Vettel de regressar a um Grande Prémio de Fórmula 1 ao volante de um Toro Rosso, o que nos deu quase a certeza de que o line-up da Toro Rosso em 2008 vai ser composto Bourdais e Vettel.
Quem também regressa é o japonês Sakon Yamamoto, que tripulou um Super Aguri em finais de 2006 e regressa agora aos comandos de um Spyker-Ferrari.
Dos quatro da frente, Alonso é aquele que melhores resultados tem obtido no Hungaroring e, caso a chuva assole o fim-de-semana Hungaro, o espanhol já demonstrou ser um dos melhores, senão mesmo o melhor piloto do actual plantel da Fórmula 1 a pilotar em piso molhado.
A Ferrari terá de começar a jogar o "tudo ou nada" como fez em 2006 já na Hungria, visto a escassez de provas para recuperar essencialmente para a McLaren até ao final da época.
Caso não se consiga superiorizar a escuderia de Woking este fim-de-semana, as coisa ficarão muito mais complicadas para os lados de Maranello!
Circuitos: Interlagos
Situado entre dois lagos, Interlagos goza de uma localização geográfica privilegiada. Como se encontra numa espécie de anfiteatro Natural, os espectadores conseguem ver mais de metade do circuito em determinadas zonas.
Para as equipas é um circuito incómodo em diversos sentidos, pois para além do seu asfalto irregular há que acrescentar outros factores, como o clima instável que se faz abater sobre a região, o calor (omnipresente a qualquer momento da corrida e decisivo para a escolha de pneus) e claro está, a altitude.
terça-feira, 31 de julho de 2007
«McLaren tinha 'Bíblia' da Ferrari»
Como já todos nós percebemos o caso de espionagem denominado de "Stepneygate" vai assolar a temporada de 2007 até ao seu epílogo e casa a McLaren saia vencedora em ambas as frentes, ambas as vitórias ficarão manchadas por este caso em que a equipa de Ron Dennis esteve metida, segundo o ex-piloto da equipa, John Watson.
O irlandês de 61 anos, que se retirou em 1985 com cinco triunfos em Grandes Prémios, defende que mesmo que Lewis Hamilton ou Fernando Alonso vençam o Mundial de pilotos, "o título vai ficar sempre manchado" devido ao escândalo de espionagem que envolve a escuderia de Woking.
A explicação do sucedido no Grande Prémio da Áustria de 2002
Quem não se lembra deste caricato episódio protagonizado pela "scuderia" no A1 Ring em 2002?
Muito se especulou que teria sido a própria Ferrari a ordenar o Rubens, mas...será que não foi o próprio Michael?
A imagem não foi colocada para criar conflitos (eu próprio apoiava o Michael Schumacher) mas quando encontrei a imagem algures no google não resisti em partilhá-la com os visitantes do "Mundo aos Rolamentos" e pensei que o episódio em que se enquadraria melhor seria mesmo o Grande Prémio da Áustria em 2002!
Vettel substitui Speed na Toro Rosso
Speed ainda realizou os testes marcados pela equipa na semana passada em Mugello, mas neste inicio de semana, a notícia de que a "irmã" da Red Bull tinha confirmado a "dispensa" do norte-ameticano da equipa e da ingressão de uma das grandes promessas do automobilismo Mundial nas suas fileiras, o alemão que até hoje era piloto de testes da BMW, Sebastian Vettel, foi tornada publica.
O contrato do alemão com a Toro Rosso será válido já a partir do Grande Prémio da Hungria e terá validade até ao final da presente temporada.
Com a grande possibilidade de Bourdais chegar à Fórmula 1 em 2008 pela Toro Rosso, caso se confirme a continuidade de Vettel para a próxima época, a equipa do "Toro" garante assim o sua dupla de pilotos mais desejada e sonhada ao longo desta temporada de 2007!
Vettel deixa assim a hipótese de poder vir a ingressar num futuro próximo no quadro principal da BMW.
Para já, Vettel vê esfumar-se a sua grande hipótese de conquistar o título referente à temporada de 2007 das World Series by Renault. Notícia essa que é por certo bem recebida pelo povo portugês que assim tem praticamente a garantia que o título desta categoria vai ficar em mãos de pilotos lusitanos, resta saber se fica nas mãos de Álvaro Parente ou de Filipe Albuquerque.
Circuitos: Estoril
A chegada da disciplina máxima do automobilism Mundial ao Estoril em 1984 serviu para que o Autódromo do Estoril e adaptasse aos regulamentos dessa disciplina e modernizasse ligeiramente as suas instalações.
Contudo apenas alguns anos mais tarde o traçado lusitano sofreu importantes alterações.
Em 1992, e para comemorar o vigésimo aniversário do funcionamento do circuito, o traçado passou a receber o nome de Autódromo Fernanda Pires da Silva, em homenagem à empresária que impulsionou a sua criação.
Um ano depois, iniciaram-se os já referidos trabalhos de modernização das instalações do circuito. Foi acrescentado um terceiro rail de protecção na via das boxes, boxes essas que também sofreram modificações e remodelações. Também foi construída uma torre de controlo, duas passagens de acesso ao paddock por cima da pista, assim como um novo hospital.
De notar que a equipa Williams de Fórmula 1, apresentou no Estoril em 1994 o seu carro para a referida temporada!
O último Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, foi disputado em 1996, com o canadiano Jacques Villeneuve a sair vitorioso.
Em 1997, o circuito foi novamente alterado, de modo a seguir as directrizes da FIA e da FIM. Sendo assim, o Autódromo voltou a fechar para ser submetido a novas obras de modernização.
Após uma temporada de provas menores no circuito, a competição regressou em força ao traçado lusitano, pois recebeu treinos IRTA e a prova do Mundial de velocidade assim como uma prova do Mundial FIA GT, testes de Fórmula 1 e uma das corridas do Mundial de Resistência de duas rodas.
No que toca à concepção, o Autódromo Fernanda Pires da Silva encerra uma sequência de curvas rápidas (como a parabólica) e curvas lentas (como a zona dos "esses"). Possui curvas muito abertas com fortes travagens e algumas rectas com alguma inclinação.
Dados do Circuito:
Nome: Autódromo Fernanda Pires da Silva
Abertura: 1972
Comprimento: cerca de 4200 metros
Localização: está situado aproximadamente a 6,5 quilómetros do Estoril e a 32 quilómetros de Lisboa.