terça-feira, 18 de setembro de 2007

"Grand Prix: Mitos de Formula 1": McLaren Mercedes MP4/14 (1999)

Com umas linhas de uma extraordinária fluídez e uma mecânica potente e exemplar, o McLaren MP4/14, criado por Adrian Newey, garaniu ao finlandês Mika Hakkinen o seu segundo título consecutivo.


Adrian Newey (actualmente na Red Bull Racing) criou um monolugar dotado de um descuradíssimo estudo aerodinâmico, muito evoluído e com umas linhas incrivelmente fluidas, que começaram a definir-se quando a sua equipa de 174 engenheiros aerodinâmicos passou a dispor de um magnifico túnel de vento da British Aerospace, que McLaren alugava habitualmente.

Newey não pretendeu melhorar as linhas do vitorioso MP4/13 de 1998, antes optou por redesenhar muitos aspectos básicos, para concretizar o MP4/14.



Componentes do MP4/14:

- Com a sua caixa de velocidades semiautomática de desenho próprio de 6 velocidades (ampliável a 7), e uma embraiagem accionada à mão, a transmissão do MP4/14 parecia a antítese daquilo que um carro de corrida deveria dispor. No arranque (momento - quase sempre - decisivo de uma corrida) a sua eficácia provou ser demolidora;

- A zona posterior dos pontões contava com uma nova saída de ar quente, que permitia uma mais rápido fluxo da corrente para a zona interior das rodas traseiras, com o que se optimizou o trabalho do aileron traseiro e melhorou consideravelmente o apoio aerodinâmico do carro;

- Os pontões laterais dispunham de entradas frontais mais estreitas e verticais, e de uma derivação especial do fluxo de ar destinado a refrigerar o computador central do carro;

- Para melhorar o equilíbrio de massas assim como o centro de gravidade do monolugar, centrou-se o habitáculo e colocou-se o piloto numa posição ligeiramente mais inclinada e mais baixa;

- As sofisticadíssimas geometrias de suspensão permitiram ao MP4/14 trabalhar de modo optimizado com os pneus de composto de borracha mais dura, e assim ultrapassar sem problemas os omnipresentes limitadores/correctores/vibradores laterais das diferentes pistas do calendário do campeonato do Mundo.



Motor:

Na sua base inglesa de Brixworth, o suíço Mario Ilien concebeu para a Mercedes e para a McLaren as 5753 peças que, devidamente montadas, deram origem ao motor V10 que equipava o MP4/14. Se bem que conservasse a sua arquitectura de 10 cilindros e idêntica inclinação em "V" nada tinha a ver com o seu predecessor, já que dispunha de um sistema/conjunto de motor, culatras e elementos periféricos totalmente distintos.

Ao longo do ano, embora os MP4/14 tivessem problemas com as suas caixas de mudanças ou com os acessórios do motor, não sofreram, pelo contrário, a menor ruptura do V10.

O motor do MP4/14, sofreu ao longo do ano três evoluções distintas, estradas respectivamente no Canadá, na Alemanha e no Japão.


A Época de 1999 para o MP4/14:

O MP4/14 ficou pronto muito tarde, e começou o campeonato do Mundo de 1999 sem as devidas afinações, pouco fiável e com muitas dificuldades em optimizar os seus sincronismos. Embora a mecânica fosse exemplar, potente e fiável, tornando-se muito fácil gerir tanto a sua potência como capacidade de manobra.




Hakkinen realizou uma primeira parte de campeonato absolutamente normal, mas, após o acidente do seu "arqui-rival" - Michael Schumacher - em Silverstone, pareceu ter "adormecido" - duas únicas vitorias em nove corridas - embora tivesse ganho aquela que foi uma das suas corridas mais importantes da temporada - o ultimo Grande Prémio, o Grande Prémio do Japão -, que o consagrou pela segunda vez consecutiva campeão Mundial de Fórmula 1, com apenas dois pontos de vantagem.


Hakkinen venceu no Brasil, Espanha, Canadá, Hungria e no Japão
Já David Coulthard, o escocês, venceu em Silverstone e em Spa-Francorchamps.



Dados do MP4/14 no campeonato do Mundo de 1999:

Pilotos: - Mika Hakkinen - David Coulthard
Grandes Prémios Disputados: 16
“Pole-Positions”: 11 (Hakkinen: 11)
Voltas mais rápidas: 9 (Hakkinen: 5; Coulthard: 4)
Vitórias: 7 (Hakkinen: 5; Coulthard: 2)
Classificação final no campeonato do Mundo de Construtores: 2º

domingo, 16 de setembro de 2007

Adeus Colin!

O mundo do desporto automóvel está de luto pela morte de Colin McRae. Os ecos desta tragédia não se cingem somente à esfera dos ralis porque o piloto escocês era muito mais do que um antigo Campeão Mundial de Ralis. Depois da perda de Richard Burns, a Grã-Bretanha chora agora a morte de um dos seus maiores ícones do desporto automóvel de sempre.


Nascido a 5 de Agosto de 1968 em Lanark (Escócia), Colin McRae é filho do tetra-campeão nacional britânico de Ralis Jimmy McRae.

Cedo se notabilizou, tendo entrado no Mundial de Ralis em 1987, com um Sierra Cosworth, para completar dois Ralis. Em 1991, a Sierra Cosworth viu Colin juntar-se à Prodrive que estava equipada com motores Subaru para o campeonato britânico de Ralis. Em 1991 e 1992 McRae alcançou o título britânico de Ralis seguindo as pisadas do seu pai.

Em 1993 alcança o estatuto de piloto WRC da Prodrive, alcançando também nesse ano a sua primeira vitória no Mundial de Ralis, no Rally da Nova Zelândia desse mesmo ano! Ingressa finalmente na equipa principal da Subaru, na qual alcançou uma vitória épica no Mundial de 1995, no último Rally, quando viu de forma nacreditável o seu colega de equipa Carlos Sainz abandonar o Rall yda Grã-Bretenha e de consequentemente lhe ter entregado o título Mundial desse mesmo ano!


Após vários sucessos na Subaru, McRae resolve ingressar na Ford em 1999 para pilotar o Ford Focus WRC.

Em 2003, Colin ingressa na promissora Citroën, contudo McRae acabou por ter uma época frustrante acabando por não conseguir lugar no WRC em 2004.

No seu palmarés fica o título mundial de 1995, as 25 vitórias (3º piloto da história com mais vitórias), os 42 pódios, as 477 viórias em etapa , 626 pontos conquistados, uma participação no Lisboa-Dakar, uma participação nas 24 horas de Le Mans e uma vitória na Corrida dos Campeões (ROC) de 1998!

Recorde-se que foi a partir de Colin McRae que foi lançada a saga de videojogos com o seu nome, proovendo os Ralis nos videojogos!





DESCANSA EM PAZ CAMPEÃO!

Räikkönen vence e Alonso ganha um ponto a Hamilton

O finlandês da Ferrari, Kimi Räikkönen, venceu o Grande Prémio da Bélgica.


Depois de ter conquistado o primeiro lugar da grelha de partida, os dois Ferrari estiveram na frente durante a maior parte da corrida. Massa completou a "dobradinha" de Ferrari, enquanto Alonso foi 3.º e ganhou um ponto a Lewis Hamilton na luta pelo título mundial.


Com a "dobradinha", a Ferrari já e virtual campeã no Mundial de construtores.

Classificações:

- GP BÉLGICA:

1. Kimi Räikkönen (Finlândia/Ferrari), 1:20:39.066
2. Felipe Massa (Brasil/Ferrari), a 4.695
3. Fernando Alonso (Espanha/McLaren-Mercedes), a 14.343
4. Lewis Hamilton (Alemanha/McLaren-Mercedes), a 23.615
5. Nick Heidfeld (Alemanha/BMW Sauber), a 51.800
6. Nico Rosberg (Alemanha/Williams), a 1:16.800
7. Mark Webber (Austrália/Red Bull), a 1:20.600
8. Heikki Kovalainen (Finlândia/Renault), a 1:25.106
9. Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), a 1:25.661
10. Ralf Schumacher (Alemanha/Toyota), a 1:28.574
11. Jarno Trulli (Itália/Toyota), a 1:43.653
12. Vitantonio Liuzzi (Itália/Toro Rosso), a 1 volta
13. Rubens Barrichello (Brasil/Honda), a 1 volta
14. Adrian Sutil (Alemanha/Spyker ), a 1 volta
15. Takuma Sato (Japão/Super Aguri), a 1 volta
16. Anthony Davidson (Grã-Bretanha/Super Aguri), a 1 volta



MUNDIAL DE PILOTOS:


1. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha/McLaren), 97 pontos
2. Fernando Alonso (Espanha/McLaren), 95
3. Kimi Raikkonen (Finlândia/Ferrari), 84
4. Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 77
5. Nick Heidfeld (Alemanha/BMW Sauber), 56
6. Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), 33
7. Heikki Kovalainen (Finlândia/Renault), 22
8. Giancarlo Fisichella (Itália/Renault), 17
9. Nico Rosberg (Alemanha/Williams), 15
10. Alexander Wurz (Áustria/Williams), 13
11. Mark Webber (Austrália/Red Bull), 10
12. David Coulthard (Grã-Bretanha/Red Bull), 8
13. Jarno Trulli (Itália/Toyota), 7
14. Ralf Schumacher (Alemanha/Toyota), 5
15. Takuma Sato (Japão/Super Aguri), 4
16. Jenson Button (Grã-Bretanha/Honda), 2
17. Sebastian Vettel (Alemanha/Toro Rosso), 1



MUNDIAL DE CONSTRUTORES:

1. Ferrari, 161 pontos
2. BMW Sauber, 90
3. Renault, 39
4. Williams-Toyota, 28
5. RedBull-Renault, 18
6. Toyota, 12
7. Super Aguri-Honda, 4
8. Honda, 2
9. Toro Rosso-Ferrari, 0
10. Spyker-Ferrari, 0