sexta-feira, 20 de julho de 2007
"O Mundo aos Rolamentos" vai de férias!
Caso consiga actualizá-lo-ei.
Espero que compreendam amigos blogueiros!
Boas Ferias!
Ralf Schumacher: Em 2008 estarei na Fórmula 1
Ralf vai ter de voltar a provar como fez em anos anteriores que não está na Fórmula 1 devido ao seu nome de família, caso contrário as suas declarações vão começar a surpreender o Mundo do desporto motorizado!
GP Europa: Antevisão da Qualificação e análise dos treinos livres
Hoje, durante o intervalo das duas sessões de treinos livres a chuva fez-se sentir, o que coloca algumas cautelas acerca da previsão meteorológica para a qualificação e para a corrida!
A Mercedes "corre" em casa, uma vez que em 2007, o Grande Prémio da Europa disputado em Nurburgring será o único em solo alemão, daí que tal como fez no ano passado, quando Raikkonen alcançou a "pole-position", então em McLaren e em Hockenheim, andou no Q3 com os tanques do depósito relativamente vazios! Será quel tal estratégia será novamente seguida pelos representantes dos "silver arrows" na Fórmula 1?
De momento a Ferrari parece ter o carro mais equilibrado para os três sectores da pista alemã, contudo os carros tripulados por Felipe Massa e Kimi Raikkonen apenas se superiorizaram aos McLaren no 3º sector do circuito, o que antevê uma qualificação e corrida renhidas como sempre.
Ralf Schumacher e Jarno Trulli podem ser apontados como as figuras dos treinos livres, assim como Rosberg pois conseguiram colocar as respectivas equipas (Toyota e Williams) em bom plano para a qualificação de amanhã.
À imagem do que tem acontecido ao longo da época nos treinos livres, BMW (no segundo treino livre) e Renault não mostraram o seu verdadeiro potêncial. No entanto, temos visto tanto Renault como BMW a disputarem de forma assidua e regular nas últimas provas a 3ª e 4ª linha da grelha.
Os Honda demonstraram-se algo regulares contudo nunca se mostraram capazes de se "meterem" no lote dos favoritos, limitando-se aos lugares do já tradicional "2º pelotão" (Red Bull, Toro Rosso, Super Aguri). Permanece a incógnita acerca das verdadeiras capacidades da equipa de Brackley, sendo o mais certo continuarem sem conseguir passar para o Q3.
Markus Winkelhock teve hoje pela primeira vez a responsabilidade de afinar um Spyker para a corrida, contudo não teve uma tarefa facilitada, uma vez que na fase inicial do primeiro treino livre cometeu demasiados erros!
Como sempre a estratégia de 2 paragens será a mais utilizada e tendo em conta as temperaturas amenas que se fazem sentir em Nurburgring, os pneus que serão maioritariamente utilizados em corrida poderão ser os macios, uma vez que a nível de desgaste devido às temperaturas amenas de pista poderão não sofrer muito em comparação com Grandes Prémios, como o do Bahrein... (de acordo com o composto mais macio que a Bridgestone forneceu para este fim-de-semana).
A escolha de pneus por parte da Bridgestone, foi uma escolha possivelmente feita de forma cautelosa, uma vez que o constructor pneumatico nipónico, apenas tinha informações relativas aos anteriores Grandes Prémios da Europa, disputados na sua maioria em Maio, daí a Bridgestone não ter inormações do micro-clima de Nurbrgring nesta altura do ano, contudo até ao momento as temperaturas sentidos são um tanto ao quanto semelhantes às vividas em meados de Maio, o que se pode traduzir numa aposta ganha pela Bridgestone!
Para uma melhor percepção dos treinos livres de hoje:
Resultados da 1ª sessão:
1. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:32.515 26 voltas
2. Raikkonen Ferrari (B) 1:32.751 + 0.236 24 voltas
3. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:32.932 + 0.417 27 voltas
4. Heidfeld BMW Sauber (B) 1:32.975 + 0.460 35 voltas
5. Kubica BMW Sauber (B) 1:33.205 + 0.690 34 voltas
6. Massa Ferrari (B) 1:33.605 + 1.090 24 voltas
7. R.Schumacher Toyota (B) 1:33.825 + 1.310 32 voltas
8. Button Honda (B) 1:33.936 + 1.421 28 voltas
9. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:34.062 + 1.547 25 voltas
10. Barrichello Honda (B) 1:34.142 + 1.627 25 voltas
11. Trulli Toyota (B) 1:34.152 + 1.637 34 voltas
12. Wurz Williams-Toyota (B) 1:34.345 + 1.830 32 voltas
13. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:34.563 + 2.048 32 voltas
14. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:34.567 + 2.052 30 voltas
15. Webber Red Bull-Renault (B) 1:34.683 + 2.168 22 voltas
16. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:34.708 + 2.193 36 voltas
17. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:34.907 + 2.392 31 voltas
18. Kovalainen Renault (B) 1:34.921 + 2.406 21 voltas
19. Fisichella Renault (B) 1:35.077 + 2.562 22 voltas
20. Speed Toro Rosso-Ferrari (B) 1:35.643 + 3.128 15 voltas
21. Sutil Spyker-Ferrari (B) 1:36.340 + 3.825 22 voltas
22. Winkelhock Spyker-Ferrari (B) 1:37.116 + 4.601 30 voltas
Resultados da 2ª sessão:
1. Raikkonen Ferrari (B) 1:33.339 28 voltas
2. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:33.478 + 0.139 28 voltas
3. Massa Ferrari (B) 1:33.590 + 0.251 27 voltas
4. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:33.637 + 0.298 30 voltas
5. R.Schumacher Toyota (B) 1:33.668 + 0.329 18 voltas
6. Trulli Toyota (B) 1:33.746 + 0.407 22 voltas
7. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:33.845 + 0.506 24 voltas
8. Button Honda (B) 1:33.880 + 0.541 36 voltas
9. Heidfeld BMW Sauber (B) 1:34.146 + 0.807 22 voltas
10. Kubica BMW Sauber (B) 1:34.221 + 0.882 19 voltas
11. Webber Red Bull-Renault (B) 1:34.235 + 0.896 29 voltas
12. Wurz Williams-Toyota (B) 1:34.264 + 0.925 21 voltas
13. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:34.357 + 1.018 26 voltas
14. Barrichello Honda (B) 1:34.411 + 1.072 26 voltas
15. Fisichella Renault (B) 1:34.431 + 1.092 28 voltas
16. Kovalainen Renault (B) 1:34.446 + 1.107 25 voltas
17. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:34.504 + 1.165 19 voltas
18. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:34.554 + 1.215 26 voltas
19. Speed Toro Rosso-Ferrari (B) 1:35.320 + 1.981 26 voltas
20. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:35.653 + 2.314 24 voltas
21. Sutil Spyker-Ferrari (B) 1:36.527 + 3.188 25 voltas
22. Winkelhock Spyker-Ferrari (B) 1:37.319 + 3.980 19 voltas
Campeões WRC: Richard Burns
Nascido em Reading a 17 de Janeiro de 1971, Richard Burns cedo demonstrou as suas capacidades.Começou a correr, com um Triumph 2000, oferecido pelo seu pai quando tinha apenas 8 anos. Apenas 2 anos depois o seu pai arranja-lhe lugar numa escola de condução para futuras promessas do Rally mundial.
Em 1990 junta-se à Peugeot numa travessia que serviu para o promover à elite máxima do WRC. Assinando pela Subaru como jovem promessa, para disputar o campeonato brtânico de Ralis tornando-se o mais jovem campeão inglês de sempre.
Muda-se para a Mitsubishi (1996-1998), com a qual venceu o seu 1º Rally em 1998, o Safari Rally. Em 1999 regressa à Subaru para se afirmar em definitivo no WRC, sendo vice-campão em 1999 e 2000 e campeão do mundo em 2001.
Já em final de carreira regressa à Peugeot, em forma de tributo por ter sido a equipa que inicialmente apostou em si. Termina a carreira em 2003, depois de lhe ter sido detectado um tumor no cerebro.
Morre a 25 de Novembro de 2005, depois de alguns dias em coma, devido a doença prolongada e agravamento do seu tumor. Morria assim aos 34 anos, um campeão do Mundo e WRC, e mais do que campeão, um ser humano que deu espectáculo aos adeptos do WRC e dos Ralis!
Aqui ficam alguns dos melhores momentos da sua curta vida e da sua carreira:
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Campeões WRC: Tommi Mäkinen
Nascido a Junho de 1964 em Puuppola (Finlândia),Tommi Mäkinen sempre demonstrou e passeou a sua classe e primasia ao longo da sua carreira nos Ralis, nomeadamente entre 1996 e 1999, no período aureo do finlandês e da Mitsubishi no WRC, com o seu Mitsubishi Lancer WRC.
A sua parceria com a Mitsubishi finalizou no final de 2001, com a sua mudança para uma "rival" Subaru, ocupando o lugar do seu "arqui-rival" Colin McRae que se tinha mudado para a Ford!Acabou a sua carreira em 2003, com a Subaru no Rally da Grã-Bretenha, acumulando no seu palmarés de WRC, 24 vitórias, 45 pódios, 362 vitórias em etapas, 544 pontos e claro está 4 titulos mundiais.
Para além de Mitsubishi e Subaru, Mäkinen também representou a Nissan nos seus primeiros anos de WRC.
A sua última vitória no WRC aconteceu no Rally de Monte Carlo de 2002, ao volante do Subaru Impreza. Tendo também chegado a vencer nos troços lusitanos, vencendo o Rali de Portugal por 2 ocasiões, em 1997 e 2001!
Provavelmente um dos 10 melhores pilotos que o WRC alguma vez viu!
Aqui ficam alguns dos melhores momentos da sua carreira no WRC
Afinal....Massa ainda não perdeu o sono!
quarta-feira, 18 de julho de 2007
GP Europa: Antevisão
Este circuito clássico tinha uns incríveis 22 quilómetros!
Depois do acidente com Niki Lauda em 1976 houve um boicote dos pilotos e o circuito ficou fora do calendário da Fórmula 1 até 1984. Mas disputas comerciais tiraram novamente Nurburgring da Fórmula 1 e só voltou a receber as etapas de Fórmula 1 em 1995, por causa da pressão das vitórias do piloto alemão Michael Schumacher. Em 2002 foi feita a última reforma do circuito actual, que incidiu nomeadamente na primeira curva e no primeiro sector do circuito!
O circuito de Nurburgring, não é dos circuitos que apresenta maiores desafios aos motores. A tudo isto, há que juntar o facto do traçado estar 500 metros, acima do nível do mar, logo a potência é reduzida em cerca de 5%. O motor vai na sua máxima rotação, em cerca de 56% da pista, um valor que em si, é menor que a média da época, que se situa nos 61%. O período máximo de rotação, nos limites, pouco passa os dez segundos. O principal desafio dos engenheiros, será configurar o motor para as curvas de baixa rotação, nomeadamente à saída da curva 7. O traçado alemão tem algumas elevações, mas nenhuma súbita, pelo que o risco do motores entrarem sobre-rotação, é praticamente nulo.
Nurburgring vai ser este ano o único circuito a receber a Fórmula 1 em território germânico, pelo que os pilotos alemães como Nick Heidfeld, Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Adrian Sutil e Markus Winkelhock (que ao que tudo indica irá ocupar o lugar de Albers no Grande Prémio da Europa deste fim-de-semana!).
Mas não são só os pilotos que "correm em casa", pois constructores como a BMW e a Mercedes são marcas germânicas. Por outro lado, a Toyota, está sediada em Colónia, sendo assim, também pode ser considerado o fim-de-semana da Toyota!
A temporada de 2007, tem sido das mais emotivas da última década, daí que seja praticamente impossível fazer um pronóstico e dizer quem vai ganhar ou até mesmo quem vai compor o pódio!
A McLaren-Mercedes, tem talvez o melhor binómio para alcançar a vitória este fim-de-semana, uma vez que os seus dois pilotos já venceram em Nurburgring (Alonso em 2005 e Hamilton em 2006 na GP2).
Hamilton que já veio dizer publicamente que o "Ring" é um dos seus circuitos preferidos e que lá viveu grandes momentos.
O "rookie" britânico tem recebido elogios e conselhos nas últimas semanas, de entre os quais se destacam as palavras proferidas pelo ex-piloto Martin Brundle acerca do britânico da McLaren:
“Hamilton conseguiu o melhor desempenho de um estreante nos mais de 50 anos da Fórmula 1, mas nos Grandes Prémios de França e de Inglaterra, ele teve uma queda de ritmo muito grande, e não tinha nenhumas chances de ganhar. Ele (Hamilton)precisa de voltar aos trilhos e ganhar o Grande Prémio da Europa”, disse Brundle.Na BMW, o ambiente vivido até ao momento nesta temporada é bastante motivador, de tal modo que a equipa já pensa em alcançar uma vitória em 2008.
Para este fim-de-semana a BMW Sauber competirá no seu terreno, assim como Nick Heidfeld que recentemente divulgou publicamente o seu "afecto" pelo Nurburgring.
"Estou ansioso por correr em Nurburgring. É ai que costumo ter mais adeptos, e com os resultados deste ano, devo ter mais alguns. Quando conduzi o F1, à volta do traçado de 24H, o ambiente era fantástico."
"Penso que estou bem preparado para Nurburgring. O nosso potencial é motivador. Naturalmente é muito mais motivador, quando sabes que és um dos favoritos para marcar pontos, e outras posições de topo." disse o alemão da BMW.
Na Williams, Rosberg corre em casa e a equipa quer regressar aos pontos já este fim-de-semana, tendo sido Alex Wurz o portador da mensagem da equipa.
“O Grande Prémio da Europa será uma grande corrida. Porém, para que seja bom para a Williams, precisamos treinar bem. Queremos muito pontuar. Espero que os adeptos alemães compareçam e torçam por nós”, disse o austríaco.
A Renault tem uma forte ambição: tornar-se na 3ª potência da Fórmula 1 até ao final de 2007, ou seja bater-se de igual para igual e superar a BMW. Se quiserem atingir tamanho objectivo terão que começar imediatamente a superar os BMW em corrida e não só em qualificação!
Na Toro Rosso o tema principal da semana foi a contratação de Vettel e Bourdais para a equipa para 2008.
A Red Bull quer melhorar a sua fiabilidade e resultados em Nurburgring.
Na Spyker, um dado novo, Albers deixou a Fórmula 1 e a corrida ao seu lugar tem sido bastante intensa, com Winkelhock a ter sido o escolhido para tripular um dos carros da equipa e ser companheiro de equipa de Sutil apenas para este Grande Prémio.
Em 2006 a "pole-position" foi alcançada por Fernando Alonso (ainda em Renault) e a vitória e volta mais rápida foram alcançadas pelo alemão Michael Schumacher!
Este fim-de-semana promete! Resta esperar para ver!
GP Europa: Alguns factos e curiosidades
Foi no Grande Prémio da Europa de 1993 que assistimos a uma das melhores voltas de sempre na Fórmula 1, protagonizada por Ayrton Senna no "charco" de Donington!
Já com o Grande Prémio da Europa a ser disputado em Jerez de la Frontera, assistimos novamente a um grande fim-de-semana de corridas.
Começando nos treinos cronometrados, em que nada mais nada menos do que três pilotos (Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen) ficaram "empatados" ao milésimo de segundo nas suas voltas mais rápidas da sessão (algo praticamente inédito).
A emoção iria continuar no Domingo de todas as decisões, uma vez que, o título de 1997 estava em jogo nessa tarde em Jerez.
Nessa corrida assistimos à primeira vitória de Mika Hakkinen na Fórmula 1 a par que Michael Schumacher nos oferecia mais um momento "glorioso" da sua gloriosa carreira, dando-nos um "flashback" de "Adelaide em 1994".
Para finalizar e, como não podia deixar de referir.
Quem não se lembra do Grande Prémio da Europa de 2005, já em Nurburgring, em que Raikkonen teve o azar de ter quebrado a suspensão dianteira no inicio da última volta?
Foi das poucas vezes que vimos um piloto perder uma corrida quando seguia na liderança à entrada da última volta!
Estes são só alguns momentos que o Grande Prémio da Europa nos ofereceu!
Quem sabe se depois deste fim-de-semana não temos mais histórias para contar!
Em 2006 foi assim
Este ano não temos Michael Schumacher, Montoya e Villeneuve, mas certamente teremos outros protagonistas para dar espectáculo!
terça-feira, 17 de julho de 2007
Winkelhock, o eleito!
Para já, e, a não ser que Winkelhock consiga ter um desempenho bem acima da média, ou seja, bater Sutil, Klien continua a ser o principal candidato a ocupar em definitivo a vaga deixada por Christijan Albers.
Albers, we will miss you!
Dani Pedrosa: “Não estava habituado a ficar sem vencer”
Esta foi a primeira vitória de Pedrosa na temporada.
O multiplo campeão do Mundo, Valentino Rossi segue em segundo no campeonato, mas pode ter comprometido parte das suas chances de vencer o campeonato depois de ter cometido um erro e de ter uma queda algo infantil.