sexta-feira, 20 de julho de 2007

"O Mundo aos Rolamentos" vai de férias!

O período de férias chegou para mim e, estarei preenchido nesta semana que vai começar daí poder não conseguir vir actualizar o blog.

Caso consiga actualizá-lo-ei.

Espero que compreendam amigos blogueiros!


Boas Ferias!

Ralf Schumacher: Em 2008 estarei na Fórmula 1


Ralf Schumacher prometeu aos seus fãs que estará na F1 em 2008. Apesar de existirem rumores que indicam que "Half" Schumacher se poderá retirar para se dedicar mais à "família" devido aos fracos resultados que tem obtido, o alemão negou tal possibilidade.



"Posso prometer-vos isto: eu estarei a correr na Fórmula 1 em 2008", disse Ralf. "Na altura certa anunciaremos qual a equipa em que ficarei. Neste momento não está decidido."

Ralf vai ter de voltar a provar como fez em anos anteriores que não está na Fórmula 1 devido ao seu nome de família, caso contrário as suas declarações vão começar a surpreender o Mundo do desporto motorizado!

GP Europa: Antevisão da Qualificação e análise dos treinos livres

Após dois treinos livres que dizer sobre a qualificação de amanhã?

Mais uma vez após os dois primeiros treinos livres podemos observar que tanto McLaren como Ferrari permanecem no topo, sendo que, na primeira sessão, Hamilton foi rei e na segunda o "rookie" britânico passou o testemunho para o finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen, que parece disposto a vencer o seu terceiro Grande Prémio consecutivo.



Hoje, durante o intervalo das duas sessões de treinos livres a chuva fez-se sentir, o que coloca algumas cautelas acerca da previsão meteorológica para a qualificação e para a corrida!



A Mercedes "corre" em casa, uma vez que em 2007, o Grande Prémio da Europa disputado em Nurburgring será o único em solo alemão, daí que tal como fez no ano passado, quando Raikkonen alcançou a "pole-position", então em McLaren e em Hockenheim, andou no Q3 com os tanques do depósito relativamente vazios! Será quel tal estratégia será novamente seguida pelos representantes dos "silver arrows" na Fórmula 1?



De momento a Ferrari parece ter o carro mais equilibrado para os três sectores da pista alemã, contudo os carros tripulados por Felipe Massa e Kimi Raikkonen apenas se superiorizaram aos McLaren no 3º sector do circuito, o que antevê uma qualificação e corrida renhidas como sempre.



Ralf Schumacher e Jarno Trulli podem ser apontados como as figuras dos treinos livres, assim como Rosberg pois conseguiram colocar as respectivas equipas (Toyota e Williams) em bom plano para a qualificação de amanhã.

À imagem do que tem acontecido ao longo da época nos treinos livres, BMW (no segundo treino livre) e Renault não mostraram o seu verdadeiro potêncial. No entanto, temos visto tanto Renault como BMW a disputarem de forma assidua e regular nas últimas provas a 3ª e 4ª linha da grelha.

Os Honda demonstraram-se algo regulares contudo nunca se mostraram capazes de se "meterem" no lote dos favoritos, limitando-se aos lugares do já tradicional "2º pelotão" (Red Bull, Toro Rosso, Super Aguri). Permanece a incógnita acerca das verdadeiras capacidades da equipa de Brackley, sendo o mais certo continuarem sem conseguir passar para o Q3.

Markus Winkelhock teve hoje pela primeira vez a responsabilidade de afinar um Spyker para a corrida, contudo não teve uma tarefa facilitada, uma vez que na fase inicial do primeiro treino livre cometeu demasiados erros!

Como sempre a estratégia de 2 paragens será a mais utilizada e tendo em conta as temperaturas amenas que se fazem sentir em Nurburgring, os pneus que serão maioritariamente utilizados em corrida poderão ser os macios, uma vez que a nível de desgaste devido às temperaturas amenas de pista poderão não sofrer muito em comparação com Grandes Prémios, como o do Bahrein... (de acordo com o composto mais macio que a Bridgestone forneceu para este fim-de-semana).

A escolha de pneus por parte da Bridgestone, foi uma escolha possivelmente feita de forma cautelosa, uma vez que o constructor pneumatico nipónico, apenas tinha informações relativas aos anteriores Grandes Prémios da Europa, disputados na sua maioria em Maio, daí a Bridgestone não ter inormações do micro-clima de Nurbrgring nesta altura do ano, contudo até ao momento as temperaturas sentidos são um tanto ao quanto semelhantes às vividas em meados de Maio, o que se pode traduzir numa aposta ganha pela Bridgestone!

Para uma melhor percepção dos treinos livres de hoje:

Resultados da 1ª sessão:

1. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:32.515 26 voltas

2. Raikkonen Ferrari (B) 1:32.751 + 0.236 24 voltas

3. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:32.932 + 0.417 27 voltas

4. Heidfeld BMW Sauber (B) 1:32.975 + 0.460 35 voltas

5. Kubica BMW Sauber (B) 1:33.205 + 0.690 34 voltas

6. Massa Ferrari (B) 1:33.605 + 1.090 24 voltas

7. R.Schumacher Toyota (B) 1:33.825 + 1.310 32 voltas

8. Button Honda (B) 1:33.936 + 1.421 28 voltas

9. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:34.062 + 1.547 25 voltas

10. Barrichello Honda (B) 1:34.142 + 1.627 25 voltas

11. Trulli Toyota (B) 1:34.152 + 1.637 34 voltas

12. Wurz Williams-Toyota (B) 1:34.345 + 1.830 32 voltas

13. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:34.563 + 2.048 32 voltas

14. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:34.567 + 2.052 30 voltas

15. Webber Red Bull-Renault (B) 1:34.683 + 2.168 22 voltas

16. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:34.708 + 2.193 36 voltas

17. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:34.907 + 2.392 31 voltas

18. Kovalainen Renault (B) 1:34.921 + 2.406 21 voltas

19. Fisichella Renault (B) 1:35.077 + 2.562 22 voltas

20. Speed Toro Rosso-Ferrari (B) 1:35.643 + 3.128 15 voltas

21. Sutil Spyker-Ferrari (B) 1:36.340 + 3.825 22 voltas

22. Winkelhock Spyker-Ferrari (B) 1:37.116 + 4.601 30 voltas

Resultados da 2ª sessão:

1. Raikkonen Ferrari (B) 1:33.339 28 voltas

2. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:33.478 + 0.139 28 voltas

3. Massa Ferrari (B) 1:33.590 + 0.251 27 voltas

4. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:33.637 + 0.298 30 voltas

5. R.Schumacher Toyota (B) 1:33.668 + 0.329 18 voltas

6. Trulli Toyota (B) 1:33.746 + 0.407 22 voltas

7. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:33.845 + 0.506 24 voltas

8. Button Honda (B) 1:33.880 + 0.541 36 voltas

9. Heidfeld BMW Sauber (B) 1:34.146 + 0.807 22 voltas

10. Kubica BMW Sauber (B) 1:34.221 + 0.882 19 voltas

11. Webber Red Bull-Renault (B) 1:34.235 + 0.896 29 voltas

12. Wurz Williams-Toyota (B) 1:34.264 + 0.925 21 voltas

13. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:34.357 + 1.018 26 voltas

14. Barrichello Honda (B) 1:34.411 + 1.072 26 voltas

15. Fisichella Renault (B) 1:34.431 + 1.092 28 voltas

16. Kovalainen Renault (B) 1:34.446 + 1.107 25 voltas

17. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:34.504 + 1.165 19 voltas

18. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:34.554 + 1.215 26 voltas

19. Speed Toro Rosso-Ferrari (B) 1:35.320 + 1.981 26 voltas

20. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:35.653 + 2.314 24 voltas

21. Sutil Spyker-Ferrari (B) 1:36.527 + 3.188 25 voltas

22. Winkelhock Spyker-Ferrari (B) 1:37.319 + 3.980 19 voltas

Campeões WRC: Richard Burns

Campeão do Mundo em 2001 pela Subaru, Richard Burns morreu por doença prolongada em 2005!

Nascido em Reading a 17 de Janeiro de 1971, Richard Burns cedo demonstrou as suas capacidades.Começou a correr, com um Triumph 2000, oferecido pelo seu pai quando tinha apenas 8 anos. Apenas 2 anos depois o seu pai arranja-lhe lugar numa escola de condução para futuras promessas do Rally mundial.

Em 1990 junta-se à Peugeot numa travessia que serviu para o promover à elite máxima do WRC. Assinando pela Subaru como jovem promessa, para disputar o campeonato brtânico de Ralis tornando-se o mais jovem campeão inglês de sempre.

Muda-se para a Mitsubishi (1996-1998), com a qual venceu o seu 1º Rally em 1998, o Safari Rally. Em 1999 regressa à Subaru para se afirmar em definitivo no WRC, sendo vice-campão em 1999 e 2000 e campeão do mundo em 2001.

Já em final de carreira regressa à Peugeot, em forma de tributo por ter sido a equipa que inicialmente apostou em si. Termina a carreira em 2003, depois de lhe ter sido detectado um tumor no cerebro.

Morre a 25 de Novembro de 2005, depois de alguns dias em coma, devido a doença prolongada e agravamento do seu tumor. Morria assim aos 34 anos, um campeão do Mundo e WRC, e mais do que campeão, um ser humano que deu espectáculo aos adeptos do WRC e dos Ralis!



Aqui ficam alguns dos melhores momentos da sua curta vida e da sua carreira:



Descansa em Paz Richard!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Campeões WRC: Tommi Mäkinen

Campeão mundial por 4 vezes conscutivas, eis um dos pilotos que por mais tempo conservou um título mundial de WRC!


Nascido a Junho de 1964 em Puuppola (Finlândia),Tommi Mäkinen sempre demonstrou e passeou a sua classe e primasia ao longo da sua carreira nos Ralis, nomeadamente entre 1996 e 1999, no período aureo do finlandês e da Mitsubishi no WRC, com o seu Mitsubishi Lancer WRC.



A sua parceria com a Mitsubishi finalizou no final de 2001, com a sua mudança para uma "rival" Subaru, ocupando o lugar do seu "arqui-rival" Colin McRae que se tinha mudado para a Ford!Acabou a sua carreira em 2003, com a Subaru no Rally da Grã-Bretenha, acumulando no seu palmarés de WRC, 24 vitórias, 45 pódios, 362 vitórias em etapas, 544 pontos e claro está 4 titulos mundiais.



Para além de Mitsubishi e Subaru, Mäkinen também representou a Nissan nos seus primeiros anos de WRC.



A sua última vitória no WRC aconteceu no Rally de Monte Carlo de 2002, ao volante do Subaru Impreza. Tendo também chegado a vencer nos troços lusitanos, vencendo o Rali de Portugal por 2 ocasiões, em 1997 e 2001!



Provavelmente um dos 10 melhores pilotos que o WRC alguma vez viu!



Aqui ficam alguns dos melhores momentos da sua carreira no WRC


Afinal....Massa ainda não perdeu o sono!


O campeonato está ao rubro e cada vez mais emocionante, mas nem por isso Felipe Massa deixa de ter sono (ou talvez sejam insónias pelo crescente de forma de Kimi Raikkonen).

Massa está em 4º no campeonato e, acredita que ainda pode ser campeão do Mundo.

Uma coisa é certa, Massa já criou o sonho do título e só o esquecerá quando se retirar (muito provavelmente).


Desculpem os amigos brasileiros que visitam este blog e, que apoiam o Massa (eu também simpatizo com a sua condução e as suas recuperações (como aquelas que o brasileiro da Ferrari protagonizou em Silverstone)), mas não resesti em premiá-los (os que visitam o blog) com esta imagem!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

GP Europa: Antevisão

O campeonato está ao rubro, agora que rumamos a Nurburgring para o Grande Prémio da Europa!


O Grande Prémio da Europa será disputado este ano no circuito de Nurburgring, na Alemanha.


Este circuito clássico tinha uns incríveis 22 quilómetros!


Depois do acidente com Niki Lauda em 1976 houve um boicote dos pilotos e o circuito ficou fora do calendário da Fórmula 1 até 1984. Mas disputas comerciais tiraram novamente Nurburgring da Fórmula 1 e só voltou a receber as etapas de Fórmula 1 em 1995, por causa da pressão das vitórias do piloto alemão Michael Schumacher. Em 2002 foi feita a última reforma do circuito actual, que incidiu nomeadamente na primeira curva e no primeiro sector do circuito!


O circuito de Nurburgring, não é dos circuitos que apresenta maiores desafios aos motores. A tudo isto, há que juntar o facto do traçado estar 500 metros, acima do nível do mar, logo a potência é reduzida em cerca de 5%. O motor vai na sua máxima rotação, em cerca de 56% da pista, um valor que em si, é menor que a média da época, que se situa nos 61%. O período máximo de rotação, nos limites, pouco passa os dez segundos. O principal desafio dos engenheiros, será configurar o motor para as curvas de baixa rotação, nomeadamente à saída da curva 7. O traçado alemão tem algumas elevações, mas nenhuma súbita, pelo que o risco do motores entrarem sobre-rotação, é praticamente nulo.


Nurburgring vai ser este ano o único circuito a receber a Fórmula 1 em território germânico, pelo que os pilotos alemães como Nick Heidfeld, Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Adrian Sutil e Markus Winkelhock (que ao que tudo indica irá ocupar o lugar de Albers no Grande Prémio da Europa deste fim-de-semana!).


Mas não são só os pilotos que "correm em casa", pois constructores como a BMW e a Mercedes são marcas germânicas. Por outro lado, a Toyota, está sediada em Colónia, sendo assim, também pode ser considerado o fim-de-semana da Toyota!


A temporada de 2007, tem sido das mais emotivas da última década, daí que seja praticamente impossível fazer um pronóstico e dizer quem vai ganhar ou até mesmo quem vai compor o pódio!

Após os testes de Spa-Francorchamps, Ferrari e McLaren parecem manter a competitividade e igualdade entre ambos, pois os tempos alcançados pelos seus pilotos ficaram bastante próximos!No reino da Ferrari, Kimi Raikkonen aparece na máxima força para este Grande Prémio e disposto a quebrar o seu "enguiço" e azares que tem sido alvo nos últimos anos em Nurburgring. Recorde-se que o finlandês obteve duas motivantes vitórias nas duas últimas rondas do campeonato do Mundo.
Já Felipe Massa, o brasileiro quererá certamente repetir o pódio alcançado em 2006, em Nurburgring, contudo o brasieiro deverá estar a almejar uma vitória de modo a quebrar o seu jejum de vitórias em 2007. Massa já não vence desde o Grande Prémio de Espanha em Maio passado.

A McLaren-Mercedes, tem talvez o melhor binómio para alcançar a vitória este fim-de-semana, uma vez que os seus dois pilotos já venceram em Nurburgring (Alonso em 2005 e Hamilton em 2006 na GP2).


Hamilton que já veio dizer publicamente que o "Ring" é um dos seus circuitos preferidos e que lá viveu grandes momentos.


O "rookie" britânico tem recebido elogios e conselhos nas últimas semanas, de entre os quais se destacam as palavras proferidas pelo ex-piloto Martin Brundle acerca do britânico da McLaren:

“Hamilton conseguiu o melhor desempenho de um estreante nos mais de 50 anos da Fórmula 1, mas nos Grandes Prémios de França e de Inglaterra, ele teve uma queda de ritmo muito grande, e não tinha nenhumas chances de ganhar. Ele (Hamilton)precisa de voltar aos trilhos e ganhar o Grande Prémio da Europa”, disse Brundle.




Na BMW, o ambiente vivido até ao momento nesta temporada é bastante motivador, de tal modo que a equipa já pensa em alcançar uma vitória em 2008.


Para este fim-de-semana a BMW Sauber competirá no seu terreno, assim como Nick Heidfeld que recentemente divulgou publicamente o seu "afecto" pelo Nurburgring.

"Estou ansioso por correr em Nurburgring. É ai que costumo ter mais adeptos, e com os resultados deste ano, devo ter mais alguns. Quando conduzi o F1, à volta do traçado de 24H, o ambiente era fantástico."

"Penso que estou bem preparado para Nurburgring. O nosso potencial é motivador. Naturalmente é muito mais motivador, quando sabes que és um dos favoritos para marcar pontos, e outras posições de topo." disse o alemão da BMW.

No reino da Toyota surgiu esta semana um dado novo: A EQUIPA QUER FINAIS NOS 6 PRIMEIROS REGULARMENTE ATE AO FINAL DA TEMPORADA.Declarações que surpreenderam o mundo da Fórmula 1 e quem o acompanha, visto que a equipa tem estado bem abaixo das espectativas em 2007.


Na Williams, Rosberg corre em casa e a equipa quer regressar aos pontos já este fim-de-semana, tendo sido Alex Wurz o portador da mensagem da equipa.

“O Grande Prémio da Europa será uma grande corrida. Porém, para que seja bom para a Williams, precisamos treinar bem. Queremos muito pontuar. Espero que os adeptos alemães compareçam e torçam por nós”, disse o austríaco.


A Renault tem uma forte ambição: tornar-se na 3ª potência da Fórmula 1 até ao final de 2007, ou seja bater-se de igual para igual e superar a BMW. Se quiserem atingir tamanho objectivo terão que começar imediatamente a superar os BMW em corrida e não só em qualificação!


Na Toro Rosso o tema principal da semana foi a contratação de Vettel e Bourdais para a equipa para 2008.



A Red Bull quer melhorar a sua fiabilidade e resultados em Nurburgring.

A Super Aguri após os testes da semana passada em Spa, pode ter dado um passo em frente segundo o piloto nipónico da equipa, Takuma Sato.

Na Spyker, um dado novo, Albers deixou a Fórmula 1 e a corrida ao seu lugar tem sido bastante intensa, com Winkelhock a ter sido o escolhido para tripular um dos carros da equipa e ser companheiro de equipa de Sutil apenas para este Grande Prémio.

Em 2006 a "pole-position" foi alcançada por Fernando Alonso (ainda em Renault) e a vitória e volta mais rápida foram alcançadas pelo alemão Michael Schumacher!


Este fim-de-semana promete! Resta esperar para ver!

GP Europa: Alguns factos e curiosidades

Como todos os Grandes Prémios, o Grande Prémio da Europa também já viveu histórias de corridas emocionantes.

Foi no Grande Prémio da Europa de 1993 que assistimos a uma das melhores voltas de sempre na Fórmula 1, protagonizada por Ayrton Senna no "charco" de Donington!


Já com o Grande Prémio da Europa a ser disputado em Jerez de la Frontera, assistimos novamente a um grande fim-de-semana de corridas.
Começando nos treinos cronometrados, em que nada mais nada menos do que três pilotos (Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen) ficaram "empatados" ao milésimo de segundo nas suas voltas mais rápidas da sessão (algo praticamente inédito).

A emoção iria continuar no Domingo de todas as decisões, uma vez que, o título de 1997 estava em jogo nessa tarde em Jerez.
Nessa corrida assistimos à primeira vitória de Mika Hakkinen na Fórmula 1 a par que Michael Schumacher nos oferecia mais um momento "glorioso" da sua gloriosa carreira, dando-nos um "flashback" de "Adelaide em 1994".



Para finalizar e, como não podia deixar de referir.
Quem não se lembra do Grande Prémio da Europa de 2005, já em Nurburgring, em que Raikkonen teve o azar de ter quebrado a suspensão dianteira no inicio da última volta?

Foi das poucas vezes que vimos um piloto perder uma corrida quando seguia na liderança à entrada da última volta!


Estes são só alguns momentos que o Grande Prémio da Europa nos ofereceu!

Quem sabe se depois deste fim-de-semana não temos mais histórias para contar!

Em 2006 foi assim

Uma corrida renhida que marcou mais uma vitória na carreira de Michael Schumacher!


Este ano não temos Michael Schumacher, Montoya e Villeneuve, mas certamente teremos outros protagonistas para dar espectáculo!

terça-feira, 17 de julho de 2007

Winkelhock, o eleito!

Está confirmada a notícia colocada aqui no "Mundo aos Rolamentos" em que o ponto principal seria a promoção de Markus Winkelhock a piloto principal da Spyker para o Grande Prémio da Europa este fim-de-semana em Nurburgring.

Para já, Winkelhock deverá somente disputar o Grande Prémio da Europa, pois o próprio piloto afirma que não terá reunido as condições suficientes para integrar o plantel titular da Spyker para o que resta da temporada.


"É muito difícil. Preciso de conseguir um pacote de patrocinadores para terminar a temporada. No momento estou somente a trabalhar para o Grande Premio da Europa, somente para ele (Grande Prémio)”, disse o alemão.


Para já, e, a não ser que Winkelhock consiga ter um desempenho bem acima da média, ou seja, bater Sutil, Klien continua a ser o principal candidato a ocupar em definitivo a vaga deixada por Christijan Albers.


Resta esperar e ver o que Markus Winkelhock acrescenta à Spyker este fm-de-semana!

Albers, we will miss you!

Um tributo ao piloto que nos ofereceu momentos inesqueciveis!


Estes são só alguns momentos protagonizados por Christijan Albers que quebraram a monotonia deste campeonato de 2007.

Dani Pedrosa: “Não estava habituado a ficar sem vencer”


Em entrevista ao diário espanhol "As", Daniel Pedrosa, da Repsol Honda, vencedor do Grande Premio da Alemanha da MotoGP, realizado no último domingo, disse que não está habituado a ficar sem vencer, e sofria por ver que as coisas não davam certo.

Esta foi a primeira vitória de Pedrosa na temporada.


“Não estou habituado a ficar sem vencer, e isso estava a incomodar-me. Esta vitória deu-me uma satisfação enorme, para mim e para a equipa. Estava a sofrer por ver que as coisas não estavam a sair da forma que poderiam sair”, afirmou o piloto da Honda.


Pedrosa ocupa a terceira posição no mundial de pilotos deste ano, com 144 pontos, 52 atrás do líder, o australiano Casey Stoner, da Ducati Marlboro.


O multiplo campeão do Mundo, Valentino Rossi segue em segundo no campeonato, mas pode ter comprometido parte das suas chances de vencer o campeonato depois de ter cometido um erro e de ter uma queda algo infantil.