Este circuito clássico tinha uns incríveis 22 quilómetros!
Depois do acidente com Niki Lauda em 1976 houve um boicote dos pilotos e o circuito ficou fora do calendário da Fórmula 1 até 1984. Mas disputas comerciais tiraram novamente Nurburgring da Fórmula 1 e só voltou a receber as etapas de Fórmula 1 em 1995, por causa da pressão das vitórias do piloto alemão Michael Schumacher. Em 2002 foi feita a última reforma do circuito actual, que incidiu nomeadamente na primeira curva e no primeiro sector do circuito!
O circuito de Nurburgring, não é dos circuitos que apresenta maiores desafios aos motores. A tudo isto, há que juntar o facto do traçado estar 500 metros, acima do nível do mar, logo a potência é reduzida em cerca de 5%. O motor vai na sua máxima rotação, em cerca de 56% da pista, um valor que em si, é menor que a média da época, que se situa nos 61%. O período máximo de rotação, nos limites, pouco passa os dez segundos. O principal desafio dos engenheiros, será configurar o motor para as curvas de baixa rotação, nomeadamente à saída da curva 7. O traçado alemão tem algumas elevações, mas nenhuma súbita, pelo que o risco do motores entrarem sobre-rotação, é praticamente nulo.
Nurburgring vai ser este ano o único circuito a receber a Fórmula 1 em território germânico, pelo que os pilotos alemães como Nick Heidfeld, Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Adrian Sutil e Markus Winkelhock (que ao que tudo indica irá ocupar o lugar de Albers no Grande Prémio da Europa deste fim-de-semana!).
Mas não são só os pilotos que "correm em casa", pois constructores como a BMW e a Mercedes são marcas germânicas. Por outro lado, a Toyota, está sediada em Colónia, sendo assim, também pode ser considerado o fim-de-semana da Toyota!
A temporada de 2007, tem sido das mais emotivas da última década, daí que seja praticamente impossível fazer um pronóstico e dizer quem vai ganhar ou até mesmo quem vai compor o pódio!
A McLaren-Mercedes, tem talvez o melhor binómio para alcançar a vitória este fim-de-semana, uma vez que os seus dois pilotos já venceram em Nurburgring (Alonso em 2005 e Hamilton em 2006 na GP2).
Hamilton que já veio dizer publicamente que o "Ring" é um dos seus circuitos preferidos e que lá viveu grandes momentos.
O "rookie" britânico tem recebido elogios e conselhos nas últimas semanas, de entre os quais se destacam as palavras proferidas pelo ex-piloto Martin Brundle acerca do britânico da McLaren:
“Hamilton conseguiu o melhor desempenho de um estreante nos mais de 50 anos da Fórmula 1, mas nos Grandes Prémios de França e de Inglaterra, ele teve uma queda de ritmo muito grande, e não tinha nenhumas chances de ganhar. Ele (Hamilton)precisa de voltar aos trilhos e ganhar o Grande Prémio da Europa”, disse Brundle.Na BMW, o ambiente vivido até ao momento nesta temporada é bastante motivador, de tal modo que a equipa já pensa em alcançar uma vitória em 2008.
Para este fim-de-semana a BMW Sauber competirá no seu terreno, assim como Nick Heidfeld que recentemente divulgou publicamente o seu "afecto" pelo Nurburgring.
"Estou ansioso por correr em Nurburgring. É ai que costumo ter mais adeptos, e com os resultados deste ano, devo ter mais alguns. Quando conduzi o F1, à volta do traçado de 24H, o ambiente era fantástico."
"Penso que estou bem preparado para Nurburgring. O nosso potencial é motivador. Naturalmente é muito mais motivador, quando sabes que és um dos favoritos para marcar pontos, e outras posições de topo." disse o alemão da BMW.
Na Williams, Rosberg corre em casa e a equipa quer regressar aos pontos já este fim-de-semana, tendo sido Alex Wurz o portador da mensagem da equipa.
“O Grande Prémio da Europa será uma grande corrida. Porém, para que seja bom para a Williams, precisamos treinar bem. Queremos muito pontuar. Espero que os adeptos alemães compareçam e torçam por nós”, disse o austríaco.
A Renault tem uma forte ambição: tornar-se na 3ª potência da Fórmula 1 até ao final de 2007, ou seja bater-se de igual para igual e superar a BMW. Se quiserem atingir tamanho objectivo terão que começar imediatamente a superar os BMW em corrida e não só em qualificação!
Na Toro Rosso o tema principal da semana foi a contratação de Vettel e Bourdais para a equipa para 2008.
A Red Bull quer melhorar a sua fiabilidade e resultados em Nurburgring.
Na Spyker, um dado novo, Albers deixou a Fórmula 1 e a corrida ao seu lugar tem sido bastante intensa, com Winkelhock a ter sido o escolhido para tripular um dos carros da equipa e ser companheiro de equipa de Sutil apenas para este Grande Prémio.
Em 2006 a "pole-position" foi alcançada por Fernando Alonso (ainda em Renault) e a vitória e volta mais rápida foram alcançadas pelo alemão Michael Schumacher!
Este fim-de-semana promete! Resta esperar para ver!
2 comentários:
Bem feito, sim senhor. Já agora, o que queres dizer de "foristização"? Confesso que nunca tinha ouvido essa palavra...
Preview muito bem feito, belo post! Sobre a estréia do Winkelhock, acho melhor a Spyker dar uma chance a um piloto estreante do que insistir com o Albers, que já deu tudo o que tinha de dar.
Enviar um comentário