domingo, 26 de agosto de 2007

GP Turquia: O "samba" de Massa no Istanbul Park

Felipe Massa venceu pela terceira vez esta temporada, ao impor-se no Grande Prémio da Turquia, numa corrida dominada pela Ferrari e em que o papel de azarado coube a Lewis Hamilton.



Os homens de Maranello aproveitaram de melhor forma o facto de arrancarem da zona limpa da pista para assumirem as duas primeiras posições, tendo Massa conservado o comando da corrida. A partir de então, o brasileiro e o seu colega de equipa afastaram-se consistentemente de Lewis Hamilton que rodava na terceira posição, ao passo que Fernando Alonso seguia na sexta posição depois de perder lugares para os dois BMW Sauber, condicionando toda a sua corrida.


Os pilotos da Ferrari fizeram dois stints com pneus médios, ao contrário dos homens da McLaren Mercedes, mas nunca foram verdadeiramente incomodados por Lewis Hamilton e só um azar lhes poderia roubar a vitória e a dobradinha. Entre Felipe Massa e Kimi Raikkonen parecia existir um pacto de não agressão, tendo havido algumas aproximações do finlandês ao brasileiro, que não passaram disso mesmo. Quando a segunda ronda de reabastecimentos se aproximava, as quatro primeiras posições estavam perfeitamente definidas e parecia claro que Lewis Hamilton iria apadrinhar a segunda dobradinha do ano da Ferrari, enquanto que Fernando Alonso teria que se resignar ao quarto lugar, depois de ter suplantado os BMW Sauber durante as primeiras paragens na boxe. Contudo, o líder do campeonato iria protagonizar um volte face que iria agradar a Massa, Raikkonen e Alonso, ao sofrer um furo.

O britânico caminhou lentamente até às boxes, aproveitando para reabastecer e trocar de pneus, mas não evitou cair para o quinto posto. Com asa dianteira do seu carro ligeiramente danificada devido ao furo, sofreu ainda alguma pressão por parte de Heikki Kovalainen que, no entanto, não foi suficiente para que Hamilton perdesse o quinto lugar em que terminou a corrida de hoje.
Entre os pilotos do pódio, as posições ficaram definidas assim que os derradeiros pit-stops foram realizados, conquistando Felipe Massa a sua terceira vitória da temporada, sendo acompanhado por Kimi Raikkonen e Fernando Alonso na subida ao pódio.

Nick Heidfeld beneficiou de uma corrida sólida e dos problemas de Hamilton para subir ao quarto lugar, enquanto que o seu colega de equipa, que chegou a rodar atrás dos homens do pódio, fruto de paragens nas boxes madrugadoras, caiu para a oitava posição final, terminando a corrida a pressionar Nico Rosberg.

O piloto alemão foi mais uma vez um protagonista de uma corrida notável, somando mais dois pontos à sua conta pessoal no campeonato.

(Retirado de "sportmotores.com")


Campeonato do Mundo de Pilotos:


1. Hamilton 84 pontos


2. Alonso 79 pontos


3. Massa 69 pontos
4. Raikkonen 68 pontos


5. Heidfeld 47 pontos


6. Kubica 29 pontos
7. Kovalainen 19 pontos


8. Fisichella 17 pontos


9. Wurz 13 pontos


10. Rosberg 9 pontos


11. Coulthard 8 pontos


12. Webber 8 pontos


13. Trulli 7 pontos


14. R.Schumacher 5 pontos


15. Sato 4 pontos


16. Vettel 1 ponto


17. Button 1 ponto



Campeonato do Mundo de Construtores


1. McLaren-Mercedes 148 pontos


2. Ferrari 137 pontos


3. BMW Sauber 77 pontos


4. Renault 36 pontos


5. Williams-Toyota 22 pontos


6. Red Bull-Renault 16 pontos
7. Toyota 12 pontos
8. Super Aguri-Honda 4 pontos
9. Honda 1 ponto


A Fórmula 1 ruma agora para Monza, onde se vai realizar a próxima sessão de testes e melhoramentos de carros e o próximo Grande Prémio, o Grande Prémio de Itália, onde a Ferrari vai procurar manter o dominio perante os milhares de "Tiffosi" que estarão, certamente, no Autodromo Nazionale di Monza a apoiar a "scuderia"!

1 comentário:

Felipe Maciel disse...

A vitória do Massa foi merecida. Se impôs na pista e empatou em número de vitórias com os rivais.
A corrida deu uma equilibrada boa no campeonato.
abs