sábado, 15 de setembro de 2007

Revista da semana

Como prometido é devido...aqui fica o resumo da semana.



Esta semana teve momentos escaldantes para o desporto motorizado, nomeadamente, para a Fórmula 1, devido a realização de novo conselho mundial da FIA.

O conselho Mundial colocava em "jogo" o futuro da modalidade, visto que seria conhecida a sentença aplicada a Vodafone McLaren Mercedes pelo envolvimento profundo no caso de espionagem que abalou a temporada de 2007, o "Stepneygate" - que envolveu responsáveis técnicos da McLaren e Nigel Stepney (ex-técnico da Ferrari).

Os e-mails:

Durante a semana, foram surgindo e-mails enviados por Pedro de la Rosa a Fernando Alonso e a Mike Coughlan e vice-versa, que comprometiam a veracidade das palavras, anteriormente proferidas por Ron Dennis, em que o britânico afirmava que nenhum piloto ou dirigente tinha qualquer dado acerca da construção do F2007 e que apenas Coughlan teria tido "tal previlégio".


Aqui ficam alguns excertos dos e-mails trocados:

A 21 de Março, Pedro de la Rosa remeteu um mail para Mike Coughlan referindo: «Olá Mike, sabes qual é a distribuição de peso dos carros encarnados? Seria importante para nós sabê-lo, de modo a que pudéssemos experimentá-lo no simulador. Agradeço antecipadamente. P.S. Estarei no simulador amanhã.»
Mike Coughlan respondeu a esse mail, avançando os detalhes solicitados, apesar de terem acabado por não serem experimentados.

A 25 de Março, Pedro de la Rosa, enviou um mail para Fernando Alonso referindo essa distribuição de pesos do monolugar italiano, com um detalhe impressionante, de ambos os Ferrari no GP da Austrália.
Depois, Fernando Alonso respondeu, referindo que «a distribuição de pesos deles surpreende-me. Não sei se será 100% fiável, mas pelo menos chama a atenção.»

De novo, Pedro de La Rosa replicou: «Toda a informação da Ferrari é fiável, pois vem de Nigel Stepney, o antigo chefe dos mecânicos. Não sei que posição tem ele lá agora. É a mesma pessoa que nos disse que o Kimi ia parar na volta 18 na Austrália. Ele é muito amigo do Mike Coughlan, o nosso Chefe de Projecto, e ele disse-me isso.»

Mas os e-mails não se ficam por aqui, pois para além destes, as provas detalham novas mensagens de Pedro de la Rosa, discutindo asas flexíveis, equilíbrio aerodinâmico, pressão dos pneus, sistema de travagem, e a estratégia de boxes.


"5ª feira escaldante":

Na praça da Concórdia, Lewis Hamilton, Pedro de la Rosa, Ron Dennis, Jean Todt, Fernando Alonso, Norbert Haug, entre outros iam entrando para aquela que viria a ser a "corrida" do campeonato de 2007.



A sentença:


Do Conselho Mundial da FIA resultou uma multa de 100 Milhões de dólares para a McLaren, a retirada dos pontos do Mundial de Construtores, esta época, com os pilotos da equipa inglesa a manterem os pontos, pelo que poderão continuar a lutar pelo título Mundial.

Depois de toda a especulação e rumores durante a quinta-feira passada, com uma pena a ser mesmo avançada (e logo retirada), eis que a FIA encontrou uma forma de possibilitar a manutenção da luta pelo título de pilotos, o que afinal está a apaixonar todos os adeptos que seguem a Fórmula 1.

Tal punição foi "tida em conta" depois de ter sido provado que a escuderia de Woking teria, alegadamente, violado o artigo 151 c. do código desportivo internacional.

Após os conselho Mundial e com a sanção aplicada a Vodafone McLaren Mercedes, a equipa britânica perderia o total de pontos acumulado até aquele "ponto" do campeonato de 2007 e via-se impossibilitada de voltar a somar pontos para o Mundial de Construtores (como já foi avançado), colocando assim de "bandeja" - embora de forma "virtual" - o título do campeonato de marcas na posse dos homens de Maranello.



As provas e as "acusações":

As provas referiam: «No total, pelo menos 288 mensagens SMS e 35 chamadas telefónicas, tiveram lugar entre Mike Coughlan e Nigel Stepney, entre 11 de Março de 2007 e 3 de Julho 2007.

O Conselho Mundial concluiu que:

- «Mike Coughlan tinha muito mais informação do que a que foi apreciada inicialmente, e recebeu informação de forma sistemática, durante várias meses.»

- «A informação foi disseminada entre, pelo menos Pedro de La Rosa e Fernando Alonso, dentro da equipa McLaren.»

- «A informação disseminada na McLaren incluía não só informação técnica altamente sensível, mas também informação secreta relativa à estratégia desportiva da Ferrari.»

- «Pedro de La Rosa, no exercício das suas funções, pediu e recebeu informação secreta da Ferrari, duma fonte que ele sabia ser ilegítima, e expressou o propósito de testar essa informação no simulador.»

- «A informação secreta foi partilhada com Fernando Alonso.»

- «Houve a intenção clara por parte de várias pessoas da McLaren, em utilizar informação classificada da Ferrari, nos seus próprios testes. Se isto não foi levado a cabo deveu-se ao facto de razões técnicas não o terem permitido.»

- «O papel de Mike Coughlan, dentro da McLaren (como é perceptível agora por este Conselho Mundial) colocaram-no numa posição em que o seu conhecimento dos segredos da Ferrari iria influenciar positivamente o seu trabalho».


O Grande Prémio da Bélgica.

Depois de um dia inteiro na "secretaria"...chegava o momento para a "caravana" da Fórmula 1 se dirigir para aquele que é considerado "O CIRCUITO" de todos aqueles existentes no desporto motorizado, actualmente.

Situado no coração das Ardenas belgas, concorre em beleza com o vizinho circuito de Nurburgring (Nordschleife). Assim, a orografia dos dois percursos é muito semelhante, uma vez que correm ao longo de grandes bosques abertos. Contudo, os quase sete quilómetros de Spa-Francorchamps fazem-no parecer muito pequeno ao lado do seu colega alemão, que ultrapassa os 20 quilómetros de extensão no seu antigo traçado.

Spa-Francorchamps é um circuito de curvas rápidas e variadas, que agrada muito a todos os pilotos que por lá já passaram, apesar das dificuldades que normalmente costuma causar e que frequentemente, são agravadas pelas condições climatéricas muito instáveis que imperam na região.
Devido à sua particular localização, encravado em pleno coração das Ardenas belgas, possui um microclima especialmente chuvoso.

Não podemos esquecer La Source, uma forquilha de má memória para os amantes da Fórmula 1, sendo que em 1998 entrou directamente para os anais da história do desporto quando durante a corrida se registou o maior acidente múltiplo jamais visto na modalidade. A corrida de 1998 culminou com uma improvável dobradinha da Jordan Mugen-Honda, com Ralf Schumacher a secundar Damon Hill, que regressava desta maneira ao lugar mais alto do pódio após multiplas corridas.


Foi em Spa que Michael Schumacher obteve a sua primeira da vitória, um ano depois de se ter estreado na Fórmula 1, precisamente em Spa.

Para 2007, o circuito belga apresenta uma "nova" "Bus Stop", figurando agora como uma chicane que antecede a recta da meta e a famosa "La Source".


A Ferrari entrou com disposição de demonstrar que tem um carro mais competitivo que a McLaren para o mitico traçado belga.

Na primeira sessão de treinos livres, o finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen foi o mais rápido.
Já Felipe Massa, não conseguiu segurar o seu F2007 em pista e acabou por bater ligeiramente na barreira de pneus.
A segunda sessão de treinos livres trazia uma pronta resposta da McLaren com Fernando Alonso a efectuar um excelente tempo - o melhor do dia -. Hamilton foi o segundo, ao passo que Massa bateu Raikkonen na "batalha" pela terceira posição do treino livre.
A surpresa do segundo treino livre chegaria, surpreendentemente, através do japonês da Spyker, Sakon Yamamoto, que bateu Super Aguri e Toro Rosso.

Para o terceiro (e último) treino livre estava reservada a primeira dobradinha da Ferrari neste fim-de-semana, com Kimi Raikkonen a voltar a ser o mais rápido.
Nesta sessão, o polaco da BMW, Robert Kubica teve uma falha mecânica - motor -, o que vai fazer o piloto da BMW cair 10 lugares na grelha de partida.


Chegava assim a tão esperada qualificação.

Mais uma vez...Alonso? Hamilton? Massa? Raikkonen?
A certeza estava no facto de Ferrari ou McLaren atingirem a "pole-position". Já a duvida residia no facto de "Qual o piloto que ocuparia essa posição?". Os candidatos eram os quatro e habituais suspeitos.

Após 60 minutos de espectacularidade proporcionada em curvas como o Raidillon, La Source e Blanchimont...Kimi Raikkonen obteve uma "milimétrica" "pole".


De referir que os três primeiros ficaram separados em "menos de um décimo de segundo (0.100s)", o que poderá indicar uma grande batalha amanhã na corrida.

De notar também a excelente performance de Mark Webber que, parece gostar, verdadeiramente, de correr em Spa.


Classificação final da qualificação.

1. Raikkonen - Ferrari - 1:45.994
2. Massa - Ferrari
3. Alonso - McLaren
4. Hamilton - McLaren
5. Rosberg - Williams
6. Heidfeld - BMW Sauber
7. Webber - Red Bull
8. Trulli - Toyota
9. Kovalainen - Renault
10. Fisichella - Renault
11. R.Schumacher - Toyota
12. Coulthard Red Bull
13. Button - Honda
14. Liuzzi - Toro Rosso
15. Kubica - BMW Sauber - Penalty

16. Wurz - Williams
17. Vettel - Toro Rosso
18. Barrichello - Honda
19. Sato - Super Aguri
20. Sutil - Spyker
21. Davidson - Super Aguri
22. Yamamoto - Spyker

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O Veredicto Final : McLaren sem pontos e título de construtores "virtualmente" na posse da Ferrari

A McLaren-Mercedes perdeu os pontos conquistados esta época (e não poderá averbar mais nenhum nos Grandes Prémios ainda por disputar) no Mundial de construtores, sendo ainda obrigada a pagar uma multa de 100 milhões de dólares (cerca de 72 milhões de euros) na sequência do caso de espionagem à Ferrari.

Ao longo do dia de hoje foi avançado em vários noticiários que a decisão tomada seria a suspensão da escuderia de Woking no que resta da presente temporada e na temporada de 2008.

A decisão foi anunciada esta tarde pela FIA, depois de uma reunião do Conselho Mundial, em Paris, que optou por manter os pontos averbados pelos pilotos Lewis Hamilton (líder da classificação) e Fernando Alonso (2.º e campeão em título), permitindo que ambos continuem na luta pelo título.


"Tendo em conta as circunstâncias excepcionais que levaram a a FIA a conceder imunidade aos pilotos das equipas em troca da sua colaboração na obtenção de elementos e de provas, não haverá retirada de pontos a estes pilotos", justificou a entidade máxima do automobilismo mundial em comunicado.

Depois de o site britânico "Autosport" ter revelado inicialmente que a McLaren-Mercedes iria ser excluída dos Mundiais de 2007 e 2008, o cenário acabou por não se confirmar, pois a pena aplicada à escuderia anglo-germânica foi bem mais branda.

"No entanto, o Conselho Mundial receberá um relatório completo sobre o carro que a McLaren construirá para a época 2008 e tomará uma decisão na reunião prevista para Dezembro de 2007 qual a sanção, se existir alguma, a aplicar à equipa para a temporada 2008", acrescenta o comunicado, revelando que as razões exactas para as decisões tomadas serão divulgadas esta sexta-feira.

De qualquer forma, Max Mosley, presidente da FIA, já considerou ter sido feita justiça no chamado caso Stepneygate que envolveu espionagem à formação italiana, actualmente a principal rival da McLaren na luta pela hegemonia na Fórmula 1.

A sensação que fica a "pairar no ar" é que esta terá sido mais uma decisão salomónica por parte da FIA para favorecer os homens de Maranello. Uma coisa é certa se existiram documentos que provavam a implicação grave da McLaren no caso, a punição aplicada é justa, partindo do principio que excluir uma escuderia com a influência da McLaren para 2008, poderia vir a afectar o desporto!

Para já, a Fórmula 1 segue a "todo o gás" para o mítico Spa-Francorchamps, onde já amanhã decorrem duas sessões de treinos livres.


Devido ao conselho Mundial da FIA e do que esse mesmo "evento" traria para o futuro da Fórmula 1 e o desfecho deste campeonato, o "Mundo aos Rolamentos" abortou a sua antevisão para o Grande Prémio da Bélgica.

Para compensar os visitantes deste blog, o "Mundo aos Rolamentos" colocará amanhã um artigo que analisa a decisão da FIA, o Grande Prémio deste fim-de-semana e os treinos livres de amanhã.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Um dos melhores Grandes Prémios de Sempre: Spa' 98

13ª Ronda do Mundial de Fórmula 1 de 1998.

Um dos mais emocionantes Grandes Prémios da última década.


Acontecimentos:

- Hakkinen saiu da "pole-position";

- Logo após a largada...um dos maiores acidentes que a Fórmula 1 assistiu nos seus 57 anos de existência.

- Re-largada e...Hakkinen de fora, Hill lidera, Safety-car entra;

- Demonstração soberba de Michael Schumacher no meio de uma pista bastante molhada;

- Michael Schumacher tem um acidente com David Coulthard que o colocou fora da corrida. Após o acidente Schumacher dirige-se às boxes da McLaren para "resolver" o assunto com David Coulthard;

- Corrida termina com uma histórica dobradinha da Jordan Mugen-Honda, com Damon Hill a finalizar à frente de Ralf Schumacher. Hill regressava assim às vitórias.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Montezemolo: «Título fora das pistas será merecido»

O presidente do grupo FIAT, Luca di Montezemolo, considera que a Ferrari justificará o título mundial de 2007, mesmo que este resultem de uma punição à McLaren.

"Caso se reúnam condições que levem a uma vitória fora das pistas, então nós merecemos, pois isso significaria que os campeões venceram de forma ilegal, anti-desportiva e injusta. É por isso que seria uma vitória merecida", disse di Montezemolo ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport".

"É do nosso interesse que esta história acabe rapidamente e, acima de tudo, que acabe com o apuramento da verdade. Trata-se de algo que está a fazer mal à Fórmula 1", completou.

Vídeo do Dia

Na semana do Grande Prémio da Bélgica, o "Mundo aos Rolamentos" vai passar no espaço "Video do Dia", videos que imortalizaram o Grande Prémio da Bélgica em Spa-Francorchamps.

Para começar, aqui fica o acidente "conjunto" considerado como "um dos mais espectaculares de sempre" da Fórmula 1!

Prodrive avança lentamente

À medida que os problemas da McLaren se vão acumulando, as possibilidades da Prodrive concretizar a sua entrada no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 vão aumentando, mas isso só poderá acontecer se a Mercedes der uma forte ajuda para cobrir o orçamento da escuderia de David Richards, pois este continua a não encontrar nenhum patrocinador.

O próprio Norbert Haug admitiu isso mesmo em Monza, ao afirmar que, «mesmo se não está ainda nada assinado, nada definido, pode acontecer que em Spa-Francorchamps já estejamos em posição de fazer um anúncio relativo à Prodrive.» O alemão também admitiu que a Mercedes poderá «encontrar os patrocinadores para esta nova equipa, bem como dar toda a assistência técnica necessária, incluindo chassis, motor, engenheiros, mecânicos e pilotos.»


Lugares na estrutura:

O facto de Pedro de la Rosa estar muito seguro de correr em 2008 depõe a favor das possibilidades da Prodrive, mas em Monza também ficámos a saber que David Richards vai começar a entrevistar candidatos aos poucos lugares que terá de preencher na sua estrutura já na semana depois do GP da Bélgica, o que significa que está bem perto de concretizar o seu objectivo.

Existe a possibilidade, também, de com carros, motores e estruturas iguais a McLaren e a Prodrive dividirem os pilotos de ponta que a primeira tem, pelas duas escuderias, com Fernando Alonso e Pedro de la Rosa a correrem com a Prodrive, pois o asturiano não suporta Ron Dennis, enquanto Lewis Hamilton poderia ser acompanhado na McLaren por... Nico Rosberg.


O facto do alemão fazer sucessivas juras de fidelidade à Williams e ter recusado liminarmente que o seu contrato fosse vendido à Toyota, quando Frank Williams estava disposto a concretizar o acordo, faz muita gente pensar que Rosberg tem algo de mais ambicioso em mente. Muita coisa vai, obviamente, depender da decisão do Conselho Mundial em relação ao “Stepneygate”, pois se a McLaren for penalizada de forma bastante pesada é provável que a Mercedes decida dar ainda mais apoio à nova estrutura para poder lutar pelo Mundial de Construtores do próximo ano.




In "autosport

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

"Tiffosi" colocam questão do momento em Monza

Pois é... quem se dirigiu ao Autodromo Nazionale di Monza, não perdeu oportunidade para criticar Ron Dennis e McLaren.



Tradução:

«Ron, o ano passado o carro da McLaren era uma "porcaria". Este ano com o mesmo engenheiro, têm um carro vencedor. Terá o Alonso alguma coisa a haver com isso?»


O que é certo é que a suposta "cópia" (McLaren Mercedes MP4-22) bateu o "original" (Ferrari F2007) que corria em casa!

Vídeo do Dia

Melbourne 2002, o inicio daquela que viria a ser mais uma caminhada rumo ao título de Michael Schumacher.

A corrida do Grande Prémio da Austrália fica, irremediavelmente, marcada pelo incidente da primeira curva entre Ralf Schumacher e Rubens Barrichello (que largava da "pole-position").