Encravado num estádio natural, Brno proporciona uma excelente perspectiva aos espectadores, que desfrutam de uma vista que desce até um vale para, depois, voltar novamente a subir.
sábado, 18 de agosto de 2007
Circuitos: Brno
O Vídeo do Dia
Podem começar a partir de agora a dar as vossas sugestões para o vídeo de amanhã!
MotoGP: Stoner conquista pole na República Checa
John Surtees: «Alonso é débil e petulante»
John Surtees, atribuiu a Fernando Alonso a culpa da crise que tem afectado a McLaren e que culminou no caricato episódio na qualificação do Grande Prémio da Hungria, quando o piloto espanhol atrasou propositadamente a reentrada em pista impedindo o companheiro de equipa Lewis Hamilton de realizar uma última tentativa de melhorar o tempo.
Entretanto, o também espanhol Pedro de la Rosa, actual piloto de testes da McLaren, é apontado como uma das opções mais fortes para a Prodrive, equipa que se estreará na disciplina na próxima temporada.
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Circuitos: Kyalami
Situado no distrito de Midrand, a meio caminho entre Joanesburgo e Pretória, que distam 50 quilómetros uma da outra.
Assim o afirma Davide Bridio, que lidou de bem perto com esse problema na Yamaha: «Aqui pode-se perder até 15% de potência devido à altitude, e há pilotos que me dizem: "Podes dizer-me o que quiseres, mas este motor não puxa!"»
Kyalami significa "minha casa" e foi inaugurado em Dezembro de 1961.
Sofreu uma remodelação maior em 1987 e outra menor em 1991, anos em que não perfilou no Mundial de Fórmula 1.
O circuito de Kyalami foi criado por um grupo de entusiastas e, aquando da sua inauguração, tinha uma longa recta que descia até à primeira curva. Esta espectacular e temida descida desapareceu em 1987.
O Vídeo do Dia
confraria96, que enviou o vídeo que se encontra em baixo e que protagoniza momentos interessantes do desporto motorizado.
Nelson Piquet faz hoje 55 anos!
Com o carro da pequena equipa inglesa, abandonou na Holanda e na Áustria, terminando em nono lugar na Itália, na corrida em que morreu o piloto sueco Ronnie Peterson. Contudo, o brasileiro já era visto por muitos como uma promessa - a sua aparição meteórica rendeu elogios e uma profecia certeira do chefe da equipa BS Fabrications, David Simms. "Aposto meu dinheiro, com quem quiser, que Nelson Piquet será campeão mundial em três anos."
Nos treinos livres para o Grande Prémio do Japão, Mansell sofreu um forte acidente que, embora não o tenha causado ferimentos sérios, deixo-o sem condições para disputar a prova, e Piquet sagrou-se tricampeão mundial por antecipação.
Temporadas na Fórmula 1: 13
Grandes Prémios iniciados: 204
Pódios: 60
Vitórias: 23
Pole Positions: 24
Melhores voltas: 23
Pontos: 481,5
Comandou: 56 Grandes Prémios, 1572 voltas
Terminou: 121 Grandes Prémios
Retirou-se em: 84 Grandes Prémios
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Circuitos: Donington Park
Como todos sabemos, somente a partir de 1950 é que conhecemos a maior competição automóvel como Fórmula 1, mas em 1937 e 1938 foram realizadas corridas de Grande Prémio entre a Mercedes e a Auto Union. A vitória em ambos, sorriu à Auto Union.
O intervalo, durante a Segunda Guerra Mundial alongou-se mais do que o devido e a pista britânica permaneceu abandonada, ao contrário de Silverstone, até que em 1971 foi resgatada por Tom Wheatcroft, um abastado homem de negócios, que deitou as mãos à obra para restaurar o seu esquecido esplendor.
Para concluir aqui fica o vídeo da fantástica primeira volta de Ayrton Senna "charco" de Donington.
O Vídeo do Dia no "Mundo aos Rolamentos"
A1 GP: Equipas preparam nova temporada
A equipa Portuguesa não este presente no circuito inglês, até por que João Urbano, o único piloto confirmado pelo A1 Team Portugal, não é rookie depois de ter participado em alguma corridas na temporada passada. Contudo, a formação liderada por Luis Vicente poderá ter em vista outro piloto para correr na terceira temporada de A1 Grand Prix.
Mudança de Visual
Fiquem à espera!
Grande Abraço e espero que gostem!
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Telefonica apoia regresso de Alonso
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Circuitos: Montjuïc
Foi palco de acontecimentos desportivos importantes da cidade de Barcelona, como os Jogos Olímpicos de 1992, disputados no Estádio Olímpico, que é hoje em dia a "casa" do RCD Espanyol, a segunda equipa de futebol da cidade e que eliminou o SL Benfica na Taça Uefa a época passada.
Motas e Rock
The Who, Lou Reed, Elvis Presley, Bob Dylan, Eric Burdon, Billy Idol...poucos são os grandes nomes da história do rock que não sentem uma paixão especial pelo Mundo das grandes motas. Ainda são muitos os jovens que têm colado atrás da porta ou no armário o poster de um jovem Elvis Presley numa Harley.
Estávamos em 1956 e o rei do rock aparecia montado numa KH, acerca da qual tecia os melhores elogios. Para sorte de Elvis, não se lhe conheceram nem muitos nem graves acidentes de mota, o que já não se pode dizer de outros grandes artistas.
Existem mil e um casos que explicam estes contratempos. A ambição da juventude, a irresponsabilidade e o querer acelerar têm estado por detrás de tudo isto. Os mais velhos ainda se lembram concerteza do boato que correu em 1966 acerca da morte de Bob Dylan. O certo é que Dylan sofreu um grave acidente com a sua Triumph 500 quando, em plena aceleração, a roda traseira bloqueou. Os ferimentos foram de tal ordem que alteraram para sempre a voz de Dylan.
Muito grave foi também o acidente que sofreu Gene Vincent em 1955, e que quase lhe custou a amputação de uma perna; ou o de Billy Idol, que se salvou por um milagre (se assim lhe podermos chamar) mas que ficou coxo; ou o que sofreu Billy Joel em 1982 que quase privou os amantes da música de um grande pianista.
Os jornais e as revistas estão cheios de referências à relação entre música e rock.De facto, são como dois mundos paralelos condenados a entenderem-se. Por sua vez o cinema tem tratado esta dependência com maior ou menor assiduidade ao longo da sua história. "Easy Rider" ou "Quadrophenia" representam dois bons exemplos da atenção que a Sétima Arte dedicou ao tema.
Nem todos os estilos ou tendências musicais tiveram a mesma relação com as motas, sendo esta mais frequente na música mod, rock e heavy do que na electrónica ou na discoteca.
Assim, no filme "Quadrophenia" - inspirado num disco dos "The Who" -, é quase inevitável a identificação das Harley-Davidson com os Hell´s Angels e das Scooters com os mods, magnificamente representados por Sting.
Karthikeyan ambiciona evoluir na Williams
Na minha humilde opinião, o indiano só ingressará na Williams se for mesmo em último caso, e, neste panorama Karthikeyan estar disposto a pagar para obter o lugar, a não ser que o patrocinio da "TATA" - fornecido à Williams devido ao ingresso do indiano na equipa - seja demasiado importante para a equipa de Frank Williams.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Novo blog na costa!
Circuitos: Spa-Francorchamps
Situado no coração das Ardenas belgas, concorre em beleza com o vizinho circuito de Nurburgring (Nordschleife). Assim, a orografia dos dois percursos é muito semelhante, uma vez que correm ao longo de grandes bosques abertos. Contudo, os quase sete quilómetros de Spa-Francorchamps fazem-no parecer muito pequeno ao lado do seu colega alemão, que ultrapassa os 20 quilómetros de extensão no seu antigo traçado.
Spa-Francorchamps é um circuito de curvas rápidas e variadas, que agrada muito a todos os pilotos que por lá já passaram, apesar das dificuldades que normalmente costuma causar e que frequentemente, são agravadas pelas condições climatéricas muito instáveis que imperam na região.
O traçado belga não é um circuito permanente como o é Montmeló em Espanha, nem tão-pouco uma pista completamente aberta como ainda hoje se mantém o circuito urbano do Mónaco. De facto, podemos considerá-lo uma mistura de ambos, uma vez que permanece unicamente aberto ao trânsito nos troços que partilha com as estradas locais. A restante parte do traçado encontra-se vedada e só pode ser usada pelos residentes na zona.
Originalmente era formado pelas estradas rectilíneas e de curvas longas que ligavam as localidades de Malmedy, Stavelot e Francorchamps. A primeira vez que Spa recebeu uma prova desportiva foi em 1921, por ocasião da disputa do Grande Prémio da Bélgica de Motociclismo; ao passo que a Fórmula 1, actual inquilina do circuito desde 1985 - sem contar os anos de 2003 e 2006 em que o Grande Prémio da Bélgica não se realizou -, levou mais quatro anos a chegar, no entanto ainda sem a designação de "Fórmula 1".
Em 1939 a pista recebeu uma curva artificial e única na sua classe: o Raidillon. Com um espectacular desnível que se negoceia a fundo, tornou-se o complemento ideal de outro dos símbolos do traçado belga: o célebre "S" de L'Eau Rouge, paradigma de todas as curvas rápidas.