segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Circuitos: Spa-Francorchamps

Disputa-se neste fim-de-semana, neste mítico traçado belga, mais uma ronda das World Series by Renault. O seu veloz traçado, assim como o clima especial que caracteriza a região fazem de Spa um desafio para qualquer piloto.

Situado no coração das Ardenas belgas, concorre em beleza com o vizinho circuito de Nurburgring (Nordschleife). Assim, a orografia dos dois percursos é muito semelhante, uma vez que correm ao longo de grandes bosques abertos. Contudo, os quase sete quilómetros de Spa-Francorchamps fazem-no parecer muito pequeno ao lado do seu colega alemão, que ultrapassa os 20 quilómetros de extensão no seu antigo traçado.

Spa-Francorchamps é um circuito de curvas rápidas e variadas, que agrada muito a todos os pilotos que por lá já passaram, apesar das dificuldades que normalmente costuma causar e que frequentemente, são agravadas pelas condições climatéricas muito instáveis que imperam na região.

Devido à sua particular localização, encravado em pleno coração das Ardenas belgas, possui um microclima especialmente chuvoso. A situação agrava-se sobretudo no Inverno e o circuito fica impraticável, fruto dos impetuosos nevões e fortes geadas que se sucedem na região, com a possibilidade de serem atingidas temperaturas negativas.
O clima é precisamente o principal problema que se pode deparar aos pilotos durante a corrida e desempenha muitas vezes um papel determinante no desfecho final das provas. De facto, já tem provocado alterações profundas na classificação final de uma corrida.Dada a sua longa extensão - sendo o mais longo do actual calendário do Mundial de Fórmula 1 -, pode acontecer estar a chover torrencialmente numa zona do traçado enquanto uma outra zona permanece seca.
Por este motivo, a condução, tal como a afinação das máquinas, representa um verdadeiro desafio aos pilotos e aos mecânicos.

O traçado belga não é um circuito permanente como o é Montmeló em Espanha, nem tão-pouco uma pista completamente aberta como ainda hoje se mantém o circuito urbano do Mónaco. De facto, podemos considerá-lo uma mistura de ambos, uma vez que permanece unicamente aberto ao trânsito nos troços que partilha com as estradas locais. A restante parte do traçado encontra-se vedada e só pode ser usada pelos residentes na zona.

Originalmente era formado pelas estradas rectilíneas e de curvas longas que ligavam as localidades de Malmedy, Stavelot e Francorchamps. A primeira vez que Spa recebeu uma prova desportiva foi em 1921, por ocasião da disputa do Grande Prémio da Bélgica de Motociclismo; ao passo que a Fórmula 1, actual inquilina do circuito desde 1985 - sem contar os anos de 2003 e 2006 em que o Grande Prémio da Bélgica não se realizou -, levou mais quatro anos a chegar, no entanto ainda sem a designação de "Fórmula 1".

Em 1939 a pista recebeu uma curva artificial e única na sua classe: o Raidillon. Com um espectacular desnível que se negoceia a fundo, tornou-se o complemento ideal de outro dos símbolos do traçado belga: o célebre "S" de L'Eau Rouge, paradigma de todas as curvas rápidas.

Não podemos esquecer La Source, uma forquilha de má memória para os amantes da Fórmula 1, sendo que em 1998 entrou directamente para os anais da história do desporto quando durante a corrida se registou o maior acidente múltiplo jamais visto na modalidade.




A Segunda Guerra Mundial parou a vida do circuito durante sete longos anos. Entre 1950 e 1970, o calendário desportivo de Spa-Francorchamps manteve-se repleto de provas de prestígio. Porém, as velocidades extraordinárias que se atingiam no seu asfalto, aliado ao particular microclima que reina na região, favoreceram uma espiral crescente de críticas contra o circuito, o que conduziu à sua minuciosa e necessária remodelação.

Uma das primeiras consequências foi a eliminação de uma parte do traçado antigo - principalmente entre Les Combes e Blanchimont -, reduzindo os seus 14120 metros de extensão iniciais para os 6940 metros que apresentava antes da mais recente remodelação na zona da Bus Stop. Após as modificações profundas, as velocidades médias não foram afectadas e Spa continua a ser hoje em dia um dos circuitos mais rápidos.


Actualmente as 24 Horas de Spa e a Fórmula 1 constituem um dos seus melhores cartões de visita a nível do panorama internacional.


Spa-Francorchamps é juntamente com Monza, Nurburgring e Mónaco, um dos circuitos que mais história encerra no desporto mortorizado.

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