terça-feira, 14 de agosto de 2007

Motas e Rock

Força, Liberdade, Rebeldia, Expressão de um estado de ânimo... As motas e a música, especialmente de grupos de rock, já se encontraram mais de uma vez ao longo da História.


Os caminhos do rock e das motas já se cruzaram várias vezes ao longo da História e, com toda a certeza, vão continuar a cruzar-se no futuro. Porque, vistas bem as coisas, existem muitos pontos em comum entre o rugido de uma mota a todo o gás e o som de uma guitarra eléctrica. Ambas são duas ferramentas de comunicação e duas vias de escape à asfixiante sociedade actual.


Temas que se reflectiram muito bem ao longo da história de inumeráveis musicas e em numerosas sequências. Musicas como "New sensations", em que Lou Reed canta : "Montei na minha GPZ para dar uma volta. Senti o formidável motor entre as minhas pernas. Senti o ar fresco com quarenta graus no exterior...Amo tanto a GPZ. Sabes que podia até beijá-la." - parte da letra traduzida para a língua de Camões -.


The Who, Lou Reed, Elvis Presley, Bob Dylan, Eric Burdon, Billy Idol...poucos são os grandes nomes da história do rock que não sentem uma paixão especial pelo Mundo das grandes motas. Ainda são muitos os jovens que têm colado atrás da porta ou no armário o poster de um jovem Elvis Presley numa Harley.

Estávamos em 1956 e o rei do rock aparecia montado numa KH, acerca da qual tecia os melhores elogios. Para sorte de Elvis, não se lhe conheceram nem muitos nem graves acidentes de mota, o que já não se pode dizer de outros grandes artistas.

Existem mil e um casos que explicam estes contratempos. A ambição da juventude, a irresponsabilidade e o querer acelerar têm estado por detrás de tudo isto. Os mais velhos ainda se lembram concerteza do boato que correu em 1966 acerca da morte de Bob Dylan. O certo é que Dylan sofreu um grave acidente com a sua Triumph 500 quando, em plena aceleração, a roda traseira bloqueou. Os ferimentos foram de tal ordem que alteraram para sempre a voz de Dylan.

Muito grave foi também o acidente que sofreu Gene Vincent em 1955, e que quase lhe custou a amputação de uma perna; ou o de Billy Idol, que se salvou por um milagre (se assim lhe podermos chamar) mas que ficou coxo; ou o que sofreu Billy Joel em 1982 que quase privou os amantes da música de um grande pianista.

Os jornais e as revistas estão cheios de referências à relação entre música e rock.De facto, são como dois mundos paralelos condenados a entenderem-se. Por sua vez o cinema tem tratado esta dependência com maior ou menor assiduidade ao longo da sua história. "Easy Rider" ou "Quadrophenia" representam dois bons exemplos da atenção que a Sétima Arte dedicou ao tema.

Nem todos os estilos ou tendências musicais tiveram a mesma relação com as motas, sendo esta mais frequente na música mod, rock e heavy do que na electrónica ou na discoteca.

Assim, no filme "Quadrophenia" - inspirado num disco dos "The Who" -, é quase inevitável a identificação das Harley-Davidson com os Hell´s Angels e das Scooters com os mods, magnificamente representados por Sting.

Sem comentários: