sábado, 1 de setembro de 2007

O Vídeo do Dia

Rolamento à parte: Vanessa Fernandes é Campeã do Mundo de Triatlo!

A triatleta do Benfica, Vanessa Fernandes, conquistou hoje o seu primeiro título mundial, nos campeonatos do Mundo de triatlo que decorrem em Hamburgo (Alemanha).

Mais de 300 mil pessoas assistiram nas ruas de Hamburgo à vitória que faltava a Vanessa Fernandes, num vastíssimo palmarés. Falta agora tentar o pódio nos Jogos Olímpicos, quem sabe a vitória, para assim Vanessa alcançar um feito de ter vencido (ou ficado no pódio) nas mais importantes provas do Mundo do Triatlo.


Tal como vem sendo habitual, Vanessa saiu da água atrás de outras atletas (era 15.ª) mas depois, na bicicleta ascendeu rapidamente à liderança da prova, posição que não mais perdeu. Já na corrida, Vanessa Fernandes perdeu algum tempo, sendo a alemã Ricarda Linsk a tomar a liderança, seguida da norte-americana Laura Bennett.

Porém, a dada altura voltou a pressionar e a garantir a liderança. A triatleta portguesa fez uma prova verdadeiramente fantástica. Efectuou o percurso em 1:57.27 hora - um excelente tempo, tendo em conta que muitos triatletas masculinos não conseguem baixar a barreira das duas horas de prova! -.

Em segundo ficou a australiana Emma Snowsill, que defendia o título, e em terceiro quedou-se a norte-americana Laura Bennett, a 1.04 e 1.09 segundos, respectivamente.

A outra representante nacional, a ainda júnior Anaís Moniz também rubricou uma boa prestação, foi 44.ª, a 6.36 minutos da compatriota.


Amanhã, tem lugar a prova de Elite Masculina, com a participação de Bruno Pais.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Circuitos: Misano

Dada a sua grande proximidade com a República de San Marino, o circuito recebe provas de automobilismo e de motociclismo, como Grande Prémio da República de San Marino. San Marino é uma pequena república/país que faz fronteira com a Itália!


O circuito internacional de Misano é, a par de Monza, Imola e Mugello, um dos traçados mais populares e espectaculares situado em território transalpino. Uma pista modificada e reestruturada muitas vezes para se adaptar aos tempos e responder às novas tecnologias e exigências do Mundo das corridas.



Oficialmente conhecido como Autódromo Santa Mónica, a sua construção foi aprovada em 1969, mas só em 1972 recebeu provas oficiais no seu asfalto.

No início, o traçado tinha uma extensão de cerca de 3488 metros. No entanto, em 1993 foi ampliada para os 4060 metros actuais e, a partir de então, tornou-se possível utilizar um ou outro "trajecto".
Nesse mesmo ano, teve inicio a primeira de duas fases de remodelação e acondicionamento que o complexo sofreu na década de 1990. Foi construído um novo edifício, muito mais amplo e moderno, para os escritórios e serviços do traçado e, ao mesmo tempo, aproveitou-se para dar mais espaço e um maior conforto às antigas e pequenas "boxes". A zona das "boxes" era assim ampliada de modo a que as equipas pudessem trabalhar confortavelmente.

Em 1998 a reestruturação de todas as instalações foi completada com um novo paddock de 40 metros de comprimento.

Três anos depois inaugurou-se uma das mais recentes obras arquitectónicas realizadas em Misano: a primeira tribuna Lotto, com capacidade para 5000 espectadores. Estas e outras intervenções menos importantes que anualmente são levadas a cabo no interior deste recinto, têm servido para manter o velho "Internazionale" de acordo com as exigências cada vez maiores dos novos tempos.

O complexo inclui, além da pista utilizada nos Grandes Prémios - tanto de MotoGP como de Superbikes -, um traçado de areia totalmente independente e autónomo, no qual se realizam provas do Campeonato Italiano de Motocross.

O traçado de Misano é bastante selectivo, visto que possui curvas de diferentes raios, várias forquilhas ("ganchos") e uma recta longa que tem a meio, uma grande curva que é negociada praticamente a fundo - à imagem do que acontece na 130R em Suzuka -. Tem em média 12 metros de largura que chegam aos 14 metros na via das "boxes".

Pelas suas características, é um circuito muito utilizado pelas equipas - tanto de motociclismo como de automobilismo - para realizar testes. Como curiosidade, podemos referir que o traçado de Misano é um dos poucos que se corre em sentido contrário ao do ponteiro dos relógios.

Desde o início do Campeonato do Mundo de Velocidade em 1949 até 1990, o Grande Prémio disputado em Itália, recebia o nome de "Grande Prémio das Nações". Disputou-se por 41 vezes com essa denominação das quais 26 foram em Monza, 7 em Imola, 5 em Misano e 3 em Mugello. Desde então, chama-se Grande Prémio de Itália e só em 1991 e 1993 o Autódromo Santa Mónica de Misano Adriático recebeu um Grande Prémio sob essa designação.
Em 2007, o traçado de Misano volta a acolher o Campeonato do Mundo de Velocidade, mas desta feita sob a designação de Grande Prémio da República de San Marino, visto que o Grande Prémio de Itália tem sido albergado pelo circuito de Mugello.

Dada a sua grande próximidade geográfica com a República de San Marino, o circuito recebe provas de automobilismo e de motociclismo, como Grande Prémio da República de San Marino. San Marino é uma pequena república/país que faz fronteira com a Itália!

O "cantinho" do Laser

Neste "canto" do Mundo aos Rolamentos vão ser colocadas montagens do amigo do fórum do Autosport português, Laserbombo.
As montagens tratarão temas actuais do desporto motorizado!


Para começar... aqui fica o novo Honda (a estrear já em Fuji no Grande Prémio do Japão)!

Robusto como uma grua,

Ágil e venenoso como um escorpião,

Será este o Honda campeão?

Rali da Nova Zelândia - Dia 1

Terminada a 1ª etapa do Rali da Nova Zelândia Marcus Gronholm e Sebastien Loeb dominam, como habitualmente, as atenções. São 13 segundos que separam Citroen de Ford.

O rali começou a pender para o lado de Marcus Gronholm de forma mito evidente, mas a explicação estava na escolha menos acertada de pneus por parte de Sebastien Loeb ao optar por uma mistura demasiado mole. Logo que o francês acertou nos pneus a diferença deixou de crescer e a luta ficou mais intensa. Gronholm era o primeiro na estrada, mas nos primeiros troços a chuva que caiu fez disso uma vantagem. Mikko Hirvonen foi sempre um espectador atento desta luta, isolado no 3º lugar. Chris Atkinson, Jari Matti Latvala e Daniel Sordo estõa em animada luta pelo 4º posto.
Petter Solberg queixa-se de um carro sobrevirador que lhe retira confiança e até Xavier Pons andou na sua frente até sair de estrada. Também pelo caminho ficou Manfred Stohl que parou com problemas no 4º troço.


No grupo N (PWRC), o português Armindo Araújo é o líder, provando no terreno que está a andar rápido para tentar ganhar muitos pontos e melhorar a sua posição no campeonato. Armindo começou em 4º, subiu a 2º na 2ª PE do dia, no troço seguinte desceu a 3º mas no 4º troços os furos Juho Hanninen e Richar Mason como já tinha atacado Toshi Arai e o campeão nacinal ascendeu à liderança do agrupamento. No final da etapa soma 33,5s para Neal McShea e 1m03,8s para Alister McRae.


Classificação após a 1ª etapa:

1º Marcus Gronholm / Timo Rautiainen - Ford Focus WRC 07 - 1h27m20,1s

2º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen C4 WRC - a 13,0s

3º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC - a 49,2s

4º Chris Atkinson / Stephane Prevot - Subaru Impreza WRC - a 1m21,4s

5º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila - 1m29,2s

6º Daniel Sordo / Marc Marti - Citroen C4 WRC - a 1m33,5s

7º Petter Solberg - Phil Mills - Subaru Impreza WRC - a 1m48,5s

8º Henning Solberg / Kato Menkerud - Ford Focus WRC06 - a 2m17,2s

9º Urmo Aava / Kuldar Sikk - Mitsubishi Lancer WRC - a 3m26,6s

10º Matthew Wilson / Michael Orr - Ford Focus WRC07 - a 4m29,7s
(...)


In "sportmotores.com"

O Vídeo do Dia

O vídeo de hoje é o espelho do que de mais espectacular a Fórmula 1 tem!
Os acidentes, pois claro está! São os acidentes que trazem espectacularidade e imprevisibilidade a um Grande Prémio de Fórmula 1!

O Novo Honda já em 2007!

A Honda está a planear fazer mudanças radicais no seu carro actual para o Grande Prémio do Japão, que será disputado, em 2007, no circuito de Fuji.


Isso serviria para a equipa experimentar já algumas das peças que deverão ser usadas no carro do próximo ano. “As melhorias para Fuji sempre foram planeadas para as últimas três corridas. Mas agora, com a chegada dos novos funcionários do departamento de aerodinâmica, será diferente do que havíamos planeado anteriormente. Isso acontece porque passamos a ter novas filosofias e conceitos diferentes. Queremos tentar melhorar já com o carro deste ano, mesmo sabendo que ele foi projectado com outro conceito. Não nos custa nada fazer esta tentativa. Onde estamos no campeonato, não faz nenhuma diferença”, disse Jacky Eeckelaert, director de engenharia da equipa de Brackley, à revista britânica "Autosport".


Faltando apenas cinco rondas para o epílogo da temporada, a Honda permanece apenas com um ponto marcado no campeonato, com Jenson Button, no Grande Prémio da França. O brasileiro Rubens Barrichello permanece sem pontuar.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

MONZA - 3º dia de Testes

A chuva pairou como esperado no Autodromo Nazionale di Monza. As consequências dos premeditados aguaceiros que já ontem haviam feito a sua aparição durante a hora de almoço, eram também as esperadas com estas condições atmosféricas, ou seja, Alonso no topo da tabela!

Alonso dominou a sessão e nunca teve opositores para o seu McLaren-Mercedes MP4-22, visto que, como já é nos é conhecido, Felipe Massa - único Ferrari em pista este terceiro dia - não revela o melhor nos andamentos em pista molhada, chegando mesmo por vezes a cometer ligeiros erros neste tipo de situação, como aconteceu hoje!


Fernando Alonso suplantou a concorrência com um tempo "canhão", rodando um segundo mais veloz que a concorrência!
A BMW manteve o bom andamento!

Para uma melhor avaliação deste dia, aqui fica a tabela de tempos deste terceiro dia de testes no Autodromo Nazionale di Monza!




1. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:23.490 51 voltas


2. Kubica BMW-Sauber (B) 1:24.413 48 voltas

3. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:24.453 52 voltas


4. Massa Ferrari (B) 1:24.525 49 voltas


5. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:24.768 40 voltas


6. Button Honda (B) 1:24.918 61 voltas


7. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:24.983 45 voltas


8. Fisichella Renault (B) 1:25.069 71 voltas


9. Ralf Schumacher Toyota (B) 1:26.175 72 voltas


10. Yamamoto Spyker-Ferrari (B) 1:26.384 72 voltas


11. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:35.106 47 voltas

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Circuitos: Lausitz

Este novo e ambicioso circuito é o quarto traçado permanente que existe actualmente na Alemanha, juntando-se a Oschersleben, Sachsenring e ao mítico Nurburgring. Tal como os dois primeiros fica situado na zona oriental do país. Foi em Lausitz que Michele Alborete perdeu a vida, enquanto testava o seu Audi R8S.

Situado junto da fronteira da Alemanha com a Polónia e a República Checa, o Eurospeedway de Lausitz, é o circuito que hoje vos falo.

Construído de acordo com as últimas tendências arquitectónicas relativas aos recintos desportivos deste tipo, o Eurospeedway Lausitz é o único traçado de toda a Europa continental a possuir uma pista oval. Configuração essa que teve origem nos Estados Unidos.

O atraente desenho do circuito tem sido exportado com êxito nos últimos anos para muitos outros países. Só para referir alguns, os traçados de Jacarepaguá no Brail, de Welkom (Phakisa) na África do Sul ou de Motegi no Japão, são disso claros exemplos.

O Eurospeedway Lausitz é, essencialmente, uma "superpista" única, na qual já se disputaram Grandes Prémios do Campeonato do Mundo de Superbikes, assim como de automobilismo, concretamente de DTM.
No entanto, a extensão varia ligeiramente consoante as provas, sendo mais ou menos de 4300 e 4500 metros, respectivamente. E se a estas distâncias somarmos os quase seis quilómetros da pista oval de testes do complexo, o resultado é um espectacular percurso que onda os 11300 metros, utilizados para receber provas de resistência.

O circuito de testes é muito seguro e nas suas curvas inclinadas, de quase 45º no ponto central (apex) ultrapassam-se facilmente os 120 km/h. Mas a estrela é, sem dúvida, a Super Speedway, uma pista em forma de "zero" com 3200 metros capaz de receber provas de Champ Car e de NASCAR.Ocupando uma área que ronda os 570 hectares de terreno, Lausitz é um dos complexos desportivos com maior lotação para provas motorizadas de todo o Mundo.

Ao todo tem capacidade para acolher cerca de 120000 espectadores e todos eles desfrutam de grande visibilidade. Qualquer que seja o ponto do circuito é possível contemplar os pilotos sem problemas!Apesar da sua curta vida, o circuito de Lausitz possui já um triste historial.

A 25 de Abril de 2001, o piloto italiano Michele Alboret perdeu aí a vida quando testava um Audi R8S para as 24 Horas de Le Mans e, uma semana depois morreria no Eurospeedway um comissário desportivo. Infelizmente, este não foi o último incidente.

Em Setembro, Alessandro Zanardi sofreu na Alemanha um acidente que quase lhe custou a vida.Zanardi, ex-pupilo de Sir Frank Williams na Fórmula 1, regressou à Fórmula CART dois anos depois de abandonar esta competição, e após a sua infrutuosa passagem pela Fórmula 1, à qual chegara graças aos dois títulos conquistados na Fórmula CART em 1997 e 1998.


A 15 de Setembro de 2001, o carro de Alex Tagliani embateu, a cerca de 320 km/h, no carro de Alessandro Zanardi, que entrou em coma e teve que sofrer a amputação das duas pernas. Felizmente, e após várias intervenções cirúrgicas, dois meses depois o próprio piloto conduziu um automóvel especialmente adaptado à sua invalidez desde Monte Carlo até Imola. O regresso de Zanardi à pilotagem não se quedou por este episódio singular. Alessandro Zanardi viria a entrar no Campeonato do Mundo de Turismos (WTCC) com um BMW e a pilotar um BMW Sauber de Fórmula 1.


Aqui ficam alguns momentos da corrida de CART de 2001 em Lausitz, incluindo o "arrepiante" incidente entre Tagliani e Zanardi!

O Vídeo do Dia

O amigo Jójó, lembrou-me deste caricato episódio passado no Grande Prémio de Portugal de 1992 (Estoril) entre Berger e Patrese.
Aqui fica este belo vídeo, com Berger, a explicar o incidente na primeira pessoa!


Spyker suspende chefe de design

A Spyker suspendeu o seu chefe de design, John McQuilliam, por motivos que permanecem desconhecidos, conforme noticia o Autosport inglês.

A decisão foi tomada pelo responsável pela escuderia holandesa, Colin Kolles, mas este recusou-se a clarificar o que a motivou. O romeno avançou apenas que esta não está ligada directamente ao chumbo da versão B nos testes de impacto da FIA e que McQuilliam «está a ser investigado pela equipa».


John McQuilliam entrou para a Jordan em 1991, pouco depois da equipa ter ingressado na Fórmula 1. Ascendeu à posição de director-técnico até que a equipa foi comprada pela Midland e, quando a Spyker assumiu o controlo da escuderia, permaneceu no cargo.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Rolamento à parte: Faleceu Antonio Puerta

É noticia no "record online" que o defesa espanhol do Sevilha, Antonio Puerta, faleceu hoje em Sevilha na sequência das duas paragens cardio-respiratórias sofridas no passado sábado.


Já hoje, os médicos tinham demonstrado preocupação com a pouca evolução do estado de saúde do atleta, dando a entender que poderia não recuperar.


Recorde-se que Puerta teve uma primeira paragem cardíaca durante o jogo com o Getafe, a contar para a 1.ª jornada do campeonato espanhol.



Antonio José Puerta Pérez nasceu a 26 de Novembro de 1984 em Sevilha, começando a jogar na "cantera" do clube sevilhano. Juntamente com nomes como Sergio Ramos ou Jesús Navas, Puerta era considerado um dos mais promissores jogadores da sua geração.

Estreando-se na liga espanhola em 24 de Março de 2004, Puerta conquistou cinco títulos ao serviço do clube que o viu nascer: duas Taças UEFA, uma Supertaça Europeia, uma Supertaça Espanhola e uma Taça do Rei.

Puerta foi por uma vez chamado para a principal selecção espanhola, em Outubro de 2006 no jogo frente à Suécia.



Com 22 anos, Puerta junta-se a uma infeliz lista de atletas que sucumbiram de forma inesperada. Marc-Vivien Foé, Miklos Féher, Bruno Baião, João Martins, Hugo Cunha, entre muitos outros. Nomes a mais para o desporto...


Com efeito imediato, a UEFA já anunciou o adiamento do AEK-Sevilha, que teria lugar hoje, para o dia 3 de Setembro, devido à morte do jogador andaluz Antonio Pueta.

Para além do adiamento deste desafio - segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões - a UEFA deverá, em breve, anunciar o adiamento da Supertaça europeia entre o Sevilha e o Milan, o qual estava agendado para esta sexta-feira.

A equipa espanhola vai embarcar de imediato para Espanha de forma a participar nas cerimónias funebres do malogrado jogador.Antonio Puerta, de 22 anos, não resistiu às sucessivas paragens cardíacas que durante o jogo com o Getafe, no passado sábado, tendo falecido ao início da tarde de hoje.

Entretanto, Osasuna-Sevilha, a contar para a segunda jornada da Liga espanhola, também já foi adiado.



Para lembrar os melhores momentos da sua curta carreira, aqui fica um vídeo de homenagem a este jogador sevilhano que com 22 anos já era considerado uma futura promessa do futebol Mundial!

DESCANSA EM PAZ ANTONIO PUERTA!

O Vídeo do Dia

Enviado por Dida, este espectacular episódio está a cinco rondas de ganhar o prémio de "melhor falha no desporto 2007". Quem não se lembra de Christijan Albers em Magny-Cours?


Alonso põe de parte pausa no próximo ano

O piloto espanhol disse que fazer uma paragem no próximo ano nunca esteve nos seus planos, ao contrário do que alguns rumores faziam crer.

Fernando Alonso revelou, na Turquia, que não pretende retirar-se ou gozar um ano sabático, em 2008. O piloto espanhol afirmou ao jornal «Diario As»: «Estou certo que irei competir na Fórmula 1 no próximo ano. Neste momento nem sequer ponho a hipótese de ficar de fora uma temporada».


Não confirmou, todavia, se iria permanecer na McLaren: «Actualmente, a única coisa em que eu penso é ganhar o campeonato deste ano. Não sei em que equipa correrei em 2008, tudo o que sei é que posso fazê-lo aqui na McLaren.»


O espanhol, bi-campeão do Mundo de Fórmula 1, está envolvido numa estonteante batalha contra o seu colega de equipa, Lewis Hamilton para revalidar o título de campeão do Mundo da categoria máxima do automobilismo Mundial!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Rolamento à parte: Nélson Évora campeão do Mundo

O português Nélson Évora conquistou a medalha de ouro no triplo salto dos Campeonatos do Mundo de atletismo, que decorrem em Osaka, estabelecendo, no terceiro salto, um novo recorde nacional.

O atleta de 23 anos, do Benfica, bateu a concorrência com um salto de 17,74 metros
, registo que lhe permitiu melhorar em 23 centímetros a sua antiga melhor marca (17,51), que datava de 21 de Julho de 2007, em Madrid.
O brasileiro Jadel Gregório (17,59) e o norte-americano Walter Davis (17,33), detentor do título, ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.


Nélson Évora teve dificuldade em exprimir os seus sentimentos, instantes depois de ter conquistado a medalha de ouro no triplo salto, nos Mundiais de Osaca, no Japão, ao conseguir a marca de 17.74 metros, melhorando o seu recorde em 23 centímetros.
«Sinto-me muito bem. Tinha esperança que pudesse ganhar mas correu tudo bem. Não tenho palavras para dizer. Ainda estou meio apático com tudo isto», refere o atleta do Benfica.»

Ser campeão é o sonho de qualquer um, mas desta vez foi realidade: «Todos os atletas sonham em serem campeões do Mundo. E eu vim para estes Mundiais a pensar que podia ser campeão do Mundo, que podia ser segundo, que podia ser terceiro, ou outro lugar qualquer.»
«O que eu queria primeiro era bater o meu recorde pessoal, vim para aqui com esse pensamento, sabia que se o fizesse tinha grande hipóteses de ser campeão do Mundo. Superei isso e estou muito feliz por isso.»

Objectivos para o futuro: «Vamos mais para a frente a caminho dos 18 metros é isso que quero.»

O seu clube, o Benfica, pela voz de Rui Costa dá os parabéns ao atleta que apelida de herói nacional: «Acho que é um estimulo para o país inteiro, é um campeão do Mundo e é um grande exemplo para país. Hoje é o nosso herói nacional e bem merece», elogia o «maestro».


Quanto ao governo, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, já felicitou Nelson Évora pelo título de campeão nos Mundiais de Osaka, no triplo salto, elevando ao mais alto nível o nome de Portugal.
«Em nome do Governo, e em meu nome pessoal, quero felicitá-lo vivamente pelo título de campeão do Mundo, alcançado com grande categoria e brilhantismo nos Mundiais de atletismo de Osaka», assim se lê o telegrama enviado pelo governante.
«É o justo prémio para uma magnífica carreira desportiva, cheia de dedicação e esforço» e acrescenta: «Portugal e os portugueses estão orgulhosos por mais este importante triunfo do desporto e do atletismo», frisou Pedro Silva Pereira.

Para melhorias futuras...

Caros visitantes deste blog do desporto motorizado,
Gostaria que todos aqueles que visitam este blog, fizessem de sua justiça e apontassem o que de melhor e de pior o "Mundo aos Rolamentos" tem!
Isto tudo de modo a melhorar este espaço num futuro próximo!
Obrigado pela atenção prestada!
Com os melhores cumprimentos,
Schuey2007

GP Turquia: Rescaldo (Análise)

Após mais uma ronda deste Campeonato do Mundo e a faltarem cinco para o seu epílogo, vamos analisar esta corrida e opinar acerca do futuro próximo da Fórmula 1 - Monza!
Culminou ontem mais um enfadonho fim-de-semana de Fórmula 1.

Apenas uma desistência, poucas ultrapassagens com o ponto alto da corrida a ser o furo do líder do campeonato, Lewis Hamilton, que assim perdeu pontos em todas as frentes que é como quem diz para os seus mais directos adversários ao finalizar na quinta posição.

Ao longo de todo o fim-de-semana foi perceptível que a Ferrari poderia ter vantagem face a McLaren no que diz respeito a hipóteses de lograr uma vitória no Istanbul Park.

Nos treinos livres de sexta-feira, assistimos a uma boa réplica da Toyota, com Ralf Schumacher a imiscuir-se em ambas as sessões nos primeiros lugares da tabela de tempos.

Chegávamos a Sábado e, o que parecia um prometedor fim-de-semana para Ralf Schumacher, cedo virou num pesadelo - o alemão não conseguiu passar para o Q2, comprometendo de imediato a sua corrida e o seu Grande Prémio numa altura em que o seu futuro parece incerto -.

Entre surpresas e desilusões, não podemos deixar de mencionar Anthony Davidson, que por pouco não colocou um Super Aguri no Q3, quedando-se pela 11ª posição nos treinos cronometrados.
No Q3, esperava-se o primeiro duelo e provavelmente o mais decisivo de todo o fim-de-semana no Istanbul Park entre Ferrari e Vodafone McLaren Mercedes. Kimi Raikkonen errou na última volta lançada - episódio que não é novidade no Q3 do finlandês(recordemo-nos do Grande Prémio de Inglaterra do presente ano) - entregando de bandeja a "pole-position" ao colega de equipa, o brasileiro, Felipe Massa, que bateu por milésimos de segundo, Lewis Hamilton.


26 de Agosto de 2007, o dia da Corrida!

Temperatura elevada, céu limpo e condições perfeitas para uma corrida.De tão perfeitas condições que tinha que se tornou bastante enfadonha não fosse o facto de os principais acontecimentos se terem limitado a três momentos:

1) Largada: Alonso perde para os BMW; Raikkonen passa Lewis e tenta pressionar Massa; Trulli faz um "pião".

2) O Furo: Furo "lento", segundo José Miguel Barros de Lewis Hamilton, que fez com que o actual líder do campeonato do Mundo de Pilotos, perdesse em todas as frentes.

3) Última volta: Massa vence e Raikkonen faz a volta mais rápida!

E foi assim que Felipe Massa geriu de "fio-a-pavio" a corrida de modo a obter a sua segunda vitória consecutiva na Turquia, que começa a parecer o local em que se dá melhor depois do Brasil!

Após este "emocionante" Grande Prémio, Fernando Alonso aproveitou o "furo" de Lewis para recuperar no Mundial de Pilotos e quedar-se agora com 5 pontos de desvantagem face ao seu "arqui-rival" de 2007!

No Mundial de Construtores a Ferrari recuperou e vê, certamente, mais perto uma possível batalha com a McLaren até ao último Grande Prémio da Temporada.

Nada melhor para esquecer mais um traçado de Hermann Tilke que rumar a Monza, onde os monolugares de Fórmula 1 vão desafiar as longas e rápidas rectas do Autodromo Nazionale di Monza, onde o carro mais veloz tem tendência a sair vitorioso, como tem sido demonstrado nos últimos anos, com Montoya a ganhar com o veloz McLaren em 2005 e Michael Schumacher a ganhar e a relançar o campeonato com o Ferrari em 2006, visto que o Renault R26 de Fernando Alonso - que sofreu em Monza mais uma estranha penalização -, não aguentou a corrida toda!

Em 2007 a Ferrari leva vantagem, não só por ter obtido uma dobradinha na Turquia, mas também porque vai estar perante o seu público, os "tiffosi" - que vivem cada vitória da "scuderia" como se fosse a primeira, principalmente, em Itália -. Kubica obteve em Monza um terceiro lugar em 2006 e é de esperar que o polaco queira obter um bom resultado em Monza!


Monza é o circuito mais veloz de todos aqueles que acolhem o Campeoanto do Mundo de Fórmula 1 de 2007.

Antes mesmo do fim-de-semana de corridas, a Fórmula 1 completa um programa de testes em Monza esta semana!

Lauda diz a Alonso para parar de fazer "birrinhas" a partir de agora!

O antigo campeão do Mundo e ex-chefe de equipa, Niki Lauda, disse a Fernando Alonso para parar de fazer "birrinhas" e concentrar-se em bater Lewis Hamilton em pista
"Alonso usa todo o tipo de desculpas" disse Lauda à BBC. "Em vez de reclamar e "amuar", Alonso deve se concentrar em andar rápido."

"Estou preocupado porque se ele (Alonso) continuar a arranjar razões "onde quer que seja" a não ser no seu pé direito, ele (Alonso) vai perder porque Hamilton está a fazer um trabalho fantástico/perfeito", adicionou Lauda. "Hamilton está apenas concentrado na sua condução e é rápido. É o que Alonso deve fazer" concluiu o ex-campeão do Mundo e actual comentador das corridas de Fórmula 1 na RTL.