sábado, 14 de julho de 2007

MotoGP: Casey Stoner obteve a "pole position" para o Grande Prémio da Alemanha

O australiano Casey Stoner (Ducati) obteve a pole position para o GP da Alemanha de amanhã, em Moto GP, numa emocionante qualificação disputada ao milésimo nos momentos finais e terá ao seu lado na primeira fila da grelha o espanhol Dani Pedrosa (Repsol Honda) e o italiano Marco Melandri (Honda Gresini), que realizaram, respectivamente, o segundo e terceiro melhores tempos nas qualificações de hoje.





O sexto lugar nos treinos cronometrados de hoje é o segundo pior da temporada para Rossi, que, com 154 pontos, é o mais directo perseguidor de Stoner - líder, com 185 - no Mundial.



Resta saber se o jovem Stoner será capaz de quebrar o "enguiço" da "pole-position", pois nesta temporada, o piloto que largou da "pole" nunca conseguiu vencer a corrida. Será que é desta?




Resultados dos treinos cronometrados:



1º Casey Stoner (Austrália/Ducati), 1:22.384

2º Dani Pedrosa (Espanha/Honda), + 0.004

3º Marco Melandri (Itália/Honda), + 0.009

4º Randy De Puniet (França/Kawasaki), + 0.155
5º John Hopkins (EUA/Suzuki), + 0.177

6º Valentino Rossi (Itália/Yamaha), + 0.221

7º Loris Capirossi (Itália/Ducati), + 0.231

8º Alex Barros (Brasil/Ducati), + 0.513

9º Sylvain Guintoli (França/Yamaha), + 0.574

10º Shinya Nakano (Japão/Honda), + 0.585
(...)
14º Nicky Hayden (EUA/Honda), + 0.767

Filipe Albuquerque estreia-se a vencer nas World Series by Renault


Filipe Albuquerque venceu em Hungaroring, obtendo o seu primeiro sucesso na World Series by Renault. Álvaro Parente não teve a sorte pelo seu lado e foi obrigado a desistir na volta 10.

O jovem de Coimbra arrancou da terceira posição da grelha de partida, mas subiu rapidamente ao segundo posto. Com uma paragem nas boxes tardia assumiu o comando, onde se manteve ate ao final de uma corrida que ficou marcada pelo aparecimento do Safety-car em três ocasiões distintas.

Álvaro Parente arrancou da décima posição depois de dois pilotos terem sido penalizados na grelha de partida. O piloto da Tech 1 Racing ganhou três lugares no arranque mas foi obrigado a abandonar quando estavam decorridas dez voltas. Para agravar a sua situação, Parente viu Vettel alcançar a quinta posição e assim distanciar-se no comando do campeonato.


Resta-nos agora esperar para ver se Parente consegue recuperar pontos para a luta do titulo contra Vettel, contudo a tarefa do piltoto português será de extrema dificuldade!

Sonhos que ficam à porta

Numa altura em que se fala de lugares "comprados" na Fórmula 1, porque não pensar em algo que raramente se pensa?


Hoje em dia, nomeadamente na Fórmula 1, assistimos a tradicionais movimentações no seio das equipas, com a entrada e saida de pilotos todos os anos.Pilotos que ingressam na Fórmula 1 e noutros desportos motorizados, que até nos fazem pensar que são pilotos talentosos e que tudo fizeram para chegar à disciplina máxima do automobilismo Mundial, o que a meio da temporada nos leva a começar a pensar, que alguns pilotos, ingressaram numa determinada equipa "comprando" o seu lugar na mesma, dando-lhes patrocinios!
Isso é uma parte da história que já todos conhecemos.
A outra parte da história é talvez desconhecida de muito bom cidadão desta sociedade, que eu passo a contar!
Uma vez um rapaz, em plenas férias em Itália, "arranjou" um teste pela Tony Kart (Itália), equipa onde Robert Kubica também já correu!O miudo efectuou a "practice"/teste com a equipa, e, no final, a equipa ficou impressionada com o rapaz e queria propor-lhe um contracto com a equipa para correr no campeonato italiano, que é um dos mais competitivos da Europa e do Mundo.
Após o teste e, visto que a equipa estava interessada nos serviços do rapaz, este, teve de realizar os tradicionais testes médicos (rotina em todos os desportos).
Realizados os testes médicos, a equipa decidiu recuar na contractação do rapaz.
E porquê? Querem mesmo saber?Então eu passo a contar!
No resultado das suas análises clinicas, foi-lhe diagnosticada uma Insuficiência Renal Crónica, que é nada mais nada menos que uma patologia renal, que faz com que a função renal diminua proporcionalmente à diminuição do "volume do rim" que vai "diminuindo de tamanho", causando mais tarde em fase denominada de terminal, a realização de diálise peritoneal, hemódialise e até mesmo transplante renal (caso seja encontrado um dador). Contudo embora pareça uma doença dificil de conviver, a verdade é que um insufuciente renal, mantém as mesmas capacidades motoras que sempre teve, apenas não podendo realizar muitos esforços e necessita de uma alimentação equilibrada forçosamente, visto os rins de um insuficiente renal não conseguirem degradar os lipidos. (gorduras) tão eficazmente como os de uma pessoa sem esse tipo de doença.
Esse rapaz era eu!
Mas não precisamos de tantas explicações para chegarmos ao ponto fulcral deste post/artigo.
No últimos tempos temos falado da inclusão da Fórmula 1 nos jogos Olimpicos, ao estilo A1GP.Mas porque não pensar nessas pessoas com esse tipo de doenças que não as impede de pilotar um Karting ou de realizar outro desporto tão bem ou melhor do que alguns que competem em campeonatos nacionais....
Como eu, existem muitos mais, e digo-vos, que conheço outros casos deste tipo, que até adorariam competir num campenato Nacional de Karting...
Porque não criar um campeonato Nacional de karting ao estilo paralimpico onde possam participar livremente todos os retringidos por estas anomalias às quais chamamos de insufiiências mas que nada interferem no nosso quotidiano?
Será que numa sociedade avançada como a nossa, onde este tipo de doenças faz parte do nosso dia-a-dia, não seria bem pensado?
Imaginemos Portugal (neste caso o meu país, podendo os restantes países do Mundo e da Europa intervir), como o pioneiro de tal competição, não traria tamanha ideia retornos para a modalidade no nosso país e reconhecimento pela Europa e Mundo fora?
Neste momento com a minha idade parece quase impossível existir tal competição antes de eu entrar na faculdade/universidade tirar o meu curso.... Neste momento tenciono juntar aquele dinheiro que tinha para investir no karting a sério, para um dia mais tarde, poder vir a montar e gerir uma equipa de automobilismo! Mas sonhos não passam disso mesmo sonhos!Mas mesmo que eu não possa aproveitar competitivamente, muitos outros poderão aproveitar, para viver o sonho nem que seja neste tipo de competição onde todos aqueles "iguais" a eles possam participar, nem que seja apenas e só numa prova realizada anualmente!
Sonhos como muitas crianças mais jovens que eu têm e não poderam alcançar por motivos de saúde!

Bourdais à espera do «salto» para a Fórmula 1

Sebastian Bourdais, piloto francês que corre actualmente na Champ Cars, de forma a tentar revalidar o título, realizou esta semana testes em Spa-Francorchamps com a equipa Toro Rosso.

Visto não ter sido o primeiro teste que Bourdais realizou com equipa, o francês almeja agora alcançar um lugar como piloto titular na equipa para 2008.


No circuito belga de Spa-Francorchamps, Bourdais revelou que sempre quis competir na Fórmula 1 e que tem esperança que isso aconteça na próxima temporada.

Para tal falta apenas um convite da referida escuderia.

«Só depende deles» - conclui o francês.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

MotoGP: Stoner toma a dianteira nos treinos livres





O jovem australiano da Ducati, dominou as duas sessões de treinos livres realizadas hoje no circuito alemão - Sachsenring - um circuito que se assemelha em muito a uma pista de karting, onde segundo muitos a Ducati teria algumas dificuldades, o que segundo o tempo auspicioso de Casey Stoner, que durante as duas sessões foi realizando tempos bastante regulares na casa de 1:22.7 e 1:23.2, o que fez com que tivesse obtido um dominio quase total das duas sessões, dando resposta às ditas "criticas" que colocavam a escuderia do constructor italiano mais fraca que a Yamaha para este fim-de-semana.

Valentino Rossi começou melhor do que o líder do Mundial MotoGP mas teve a resposta antes do meio da sessão. Stoner acabou mesmo por levar o seu registo até 1:22.737, três décimas de segundo melhor do que o rival da Yamaha, o italiano multiplo campeão do Mundo, Il Dottore, Valentino Rossi.

Dani Pedrosa confirmou a recuperação da Honda, "desfilando" a sua Repsol Honda a um nível relativamente satisfatório, quedando-se pela terceira posição.

Quanto à Repsol Honda do campeão do Mundo, Nicky Hayden (que nunca se "encontrou" ao longo das duas sessões), fixando-se no 17º lugar final, quebrou o motor, quebra essa que segundo se pensa terá tido origem no rebentamento de um "piston/pistão" que proporcionou a que alguns fragmentos da válvula ficassem no asfalto do circuito.

O destaque do dia de hoje foi para a Yamaha, equipada com pneus Dunlop de Sylvain Guintoli, que realizou a quarto melhor tempo do dia, embora tenha sido numa volta com pneus de qualificação montados na sua moto, o que não sucedeu com os restantes pilotos que participaram nesta sessão.



Classificações tendo em vista o melhor tempo do dia de hoje de cada um dos pilotos:


1º Casey Stoner (Austrália), Ducati, 1:22.737

2º Valentino Rossi (Itália), Yamaha, 1:23.083

3º Daniel Pedrosa (Espanha), Honda, 1:23.366

4º Sylvain Guintoli (França), Yamaha, 1:23.387

5º Carlos Checa (Espanha), Honda, 1:23.413

6º Marco Melandri (Itália), Honda, 1:23.430

7º Alex Barros (Brasil), Ducati, 1:23.548

8º Colin Edwards (EUA), Yamaha, 1:23.613

9º John Hopkins (EUA), Suzuki, 1:23.645

10º Randy de Puniet (França), Kawasaki, 1:23.667

11º Chris Vermeulen (Austrália), Suzuki, 1:23.683

12º Loris Capirossi (Itália), Ducati, 1:23.687

...


17º Nicky Hayden (EUA), Honda, 1:24.238




O Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, segue amanhã com a qualificação/treinos cronometrados para definir o "grid"/grelha de partida para a corrida de Domingo.

World Series by Renault - Treino Livre

Estamos a 13 de Julho, e os motores dos Renault das WSR, já se fazem ouvir no Hungaroring.

Ingressamos assim em mais um emocionante fim-de-semana de corridas nesta fórmula de promoção, com um também emocionante duelo pelo titulo da categoria em perspectiva entre o português da equipa Tech 1, Álvaro Parente e o alemão Sebastian Vettel que é nada mais nada menos que piloto de testes da BMW Sauber F1 e piloto da Carling Motorsport nas World Series Renault nesta temporada. As imagens seguintes são alguns dos melhores momentos da corrida anterior que premiou no Mónaco o portugês Álvaro Parente numa corrida onde teve de suster a forte pressão exercida por Sebastian Vettel!


Para já, e após o treino livre da manhã, a surpresa veio a partir do piloto francês Guillaume Moreau, da equipa belga KTR, ao estabelecer o melhor registo da manhã com um tempo de 1:32.375.

Filipe Albuquerque continuou a provar o seu enorme valor e enorme motivação depois de se ter estreado em Silverstone na GP2. O jovem piloto lusitano, alcançou o terceiro melhor registo da manhã, batendo o seu colega de equipa na Epsilon Euskadi, o italiano Davide Valsecchi.




No que diz respeito ao duelo pelo titulo, neste momento, Álvaro Parente leva a melhor nos treinos livres sobre Sebastian Vettel por aproximadamente dois décimos de segundo.

No final das duas mangas/corridas, logo veremos qual dos dois jovens pilotos levou a melhor.



Classificações do Treino Livre:


Históricos nas ruas da Invicta


Depois de no fim-de-semana passado termos assistido a brilhantes corridas do PTCC (campeonato portugês de carros de turismo) e do WTCC (campeonato do Mundo de carros de turismo), este último onde participaram três portugêses - Tiago Monteiro, Miguel Freitas e Luis Magalhães.



Desta vez a cidade Invicta (Porto) vai acolher os carros clássicos, ou seja, aqueles que fizeram história, nomeadamente na década de 60, onde foram prtogonistas na Fórmula 1.

De relembrar que a Red Bull Racing (equipa de Fórmula 1), também vai realizar uma demontração aos espectadores que se dirigirem ao circuito histórico da Boavista, pena nao poder ser Filipe Albuquerque a tripular o carro da equipa sediada em Milton Keynes, como o pode fazer em ocasiões anteriores. Sendo assim a demonstração ficará da "respondablidade" de Adrian Zaugg.


Calendário do fim-de-semana:

Logo pelas 9.50, os carros de 1961 adentram o circuito para os treinos livres. Pouco mais de 1 hora depois é a vez dos monolugares da F1 de 1966. À tarde decorrem as sessões de treinos cronometrados destas e de outras categorias.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Os três dias em Spa Francorchamps

Ferrari ainda no topo em Spa - 3º dia


Numa pista semi-molhada, foi o finlandês a alcançar o melhor tempo do 3º dia de testes no circuito belga.
Devido à chuva que se fez abater durante a noite em Spa, o circuito permanecia parcialmente molhado no inicio da manhã, segundo contou Alex Wurz, que disse que a pista já estaria seca em recta mas em curva ainda estaria molhada o suficiente para causar problemas aos pilotos!


Raikkonen revelou-se mais rápido que toda a concorrência, com Kubica a bater de forma surpreendente Alonso, demonstrando que a BMW encontra-se em boa forma e que se recomenda para a segunda metade do campeonato!


A Williams, andou o dia a testar os diferentes "Setup" do carro, com Wurz ao volante.


Trulli que conseguiu realizar um tempo melhor do que Ralf Schumacher, reavivou os seus bons velhos tempos de glória em Spa, lembrando que é um dos seus circuitos preferidos, tal como para a maioria dos piltos do paddock Spa o é (circuito preferido), elogiando também as novas modificações do circuito!

De notar que o austriaco, Christian Klien realizou os primeiros testes pela Spyker, não tendo ido além do último tempo da sessão!


Sebastian Bourdais que esteve em acção nestes três dias pela Scuderia Toro-Rosso, ficará agora em período de estudo por parte da "meia irmã" da Red Bull (Toro Rosso), sobre se a equipa deverá ou não apresentar uma proposta ao piloto francês,para integrar os quadros de pilotos titulares da equipa para 2008.



Tempos do 3º dia de testes em Spa:



1. Raikkonen Ferrari (B) 1:47.042 - 69 voltas

2. Kubica BMW-Sauber (B) 1:47.265 - 78 voltas

3. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:47.645 - 75 voltas

4. Webber Red Bull-Renault (B) 1:47.699 - 44 voltas

5. Fisichella Renault (B) 1:47.724 - 76 voltas

6. Wurz Williams-Toyota (B) 1:48.437 - 76 voltas

7. Trulli Toyota (B) 1:48.491 - 76 voltas

8. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:48.585 - 91 voltas

9. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:48.610 - 99 voltas

10. Barrichello Honda (B) 1:48.704 - 81 voltas

11. Klien Spyker-Ferrari (B) 1:49.119 - 63 voltas

GP INGLATERRA 1999


Um Grande Prémio que acabou por atribuir, embora de forma fictícia o titulo a Mika Hakkinen.
O campeonato estava ao rubro e rumávamos para as terras de “sua majestade” para a 8ª ronda do Mundial de 1999.
A pista do Circuito de Silverstone, localizada a 120 km de Londres, e a 32 km de Oxford, é um circuito muito veloz, e que detém os recordes de velocidade em curvas. É uma pista onde os pilotos são submetidos às maiores força-G (aceleração da gravidade) da Fórmula 1. Nesse mesmo ano de 1999 comemorou-se o Grande Prémio da Inglaterra de número 49, o 32º que se realizava neste circuito. Um circuito de muitos recordes, tais como as cinco vitórias de Jim Clark, de Alain Prost e de Nigel Mansell, e as quatro vitórias de Jack Brabham.

As cartas estavam lançadas e iniciava-se assim neste fim de semana por sua vez, mais um capitulo da feroz luta pelo titulo Mundial de 1999 entre Mika Hakkinen e Michael Schumacher, a curiosidade é que ambos viriam a não terminar a prova.





No Sábado, na qualificação Mika Hakkinen tinha obtido a "pole-position" batendo o seu arqui-rival, o alemão da Ferrari, Michael Schumacher no duelo da primeira linha da grelha.


Foi um Grande Prémio atribulado, sendo que na primeira largada (que foi anulada) pois o Williams de Alex Zanardi e o BAR de Jacques Villeneuve não lograram largar para a corrida.


Devido a tal incidente a bandeira vermelha e consequente "paragem" da corrida foi mostrada, contudo nem todos os pilotos a viram, como foi o caso de Michael Schumacher que ao tentar ultrapassar Eddie Irvine (o seu colega de equipa) deixou "fugir" demasiado o seu Ferrari na curva Stowe, que fica após a recta do Hangar (onde se atinge a velocidade máxima no circuito), acabando nos pneus de protecção da escapatória do circuito.O acidente de Schumacher (que completava nesse Grande Prémio o seu 126º Grande Prémio da carreira) iria ter proporções imediatas, o alemão tinha partido a perna e por conseguinte só iria regressar ao activo no Grande Prémio da Malásia desse mesmo ano (tendo sido substituído por Mika Salo durante a sua paragem), o que se traduziria em mais um ano sem o alemão da Ferrari regressar aos títulos e numa vantagem anímica de Mika Hakkinen rumo ao seu bi-campeonato.





Após 40 minutos à espera, foi dada uma nova largada, com Eddie Irvine a sair bastante bem e a tentar ultrapassar os dois pilotos da McLaren, no entanto apenas ultrapassou David Coulthard. Mais uma vez a largada decorreu de forma algo atribulada com Pedro de la Rosa a ficar na grelha de partida e com o Safety Car a entrar em pista, para dar tempo para que se retirasse o Arrows do espanhol.

No "pit-stop" de Hakkinen começaram os seus problemas, com a dificuldade de retirar e encaixar o parafuso da roda traseira esquerda, o que obrigou o finlandês a nova "paragem" na volta seguinte, desta vez demorando mais de 33 segundos para sair da box. Três voltas tinham passado desde então e, a roda, que não tinha sido, de novo, bem apertada solta-se quase fazendo o seu McLaren efectuar um "donnut/pião" no meio da pista. Nova entrada nas boxes, mais tempo perdido, e a corrida já "era" para o piloto, que abandonou algumas voltas depois.


Na volta 31 nova entrada do Safety Car, desta vez devido ao motor partido no carro de Jacques Villeneuve, que tinha ficado parado no início da recta das boxes.


Rubens Barrichello que estava a fazer uma corrida irrepreensível, mantendo-se em 5º lugar, sofreu um furo no pneu dianteiro esquerdo, o que o fez entrar pela 3ª vez nas boxes, acabando por perder lugares, fixando-se depois, apenas e só em 13º lugar. Barrichello recuperou lugares até ao final da corrida, ultrapassou cinco pilotos, e acabou em 8º lugar nesta atribulada corrida de Fórmula 1.


David Coulthard alcançou um saboroso triunfo, o que serviu para terminar o "jejum" de triunfos do escocês que já não subia ao lugar mais alto do pódio desde o Grande Prémio de San Marino de 1998. Eddie Irvine foi segundo e Ralf Schumacher o tereiro acompanhando assim David Coulthard na subida ao pódio. Damon Hill, que ficou em quinto, finalizou logo atrás do seu companheiro o alemão Heinz-Harald Frentzen. Pedro Paulo Diniz, da Sauber, completou os luares pontuáveis, finalizando no 6º lugar conquistando seu 2º ponto no campeonato.

A volta mais rápida da corrida foi realizada por Mika Hakkinen, com um tempo de 1:28.309.


Raikkonen e o "enguiço" de Nurburgring

Kimi Raikkonen vai entrar no Grande Prémio da Europa da mesma forma que entrou no passado fim-de-semana para o Grande Prémio de Inglaterra, ou seja, disposto a quebrar o seu "jejum" nesse Grande Prémio.

Depois de azares sucessivos em Nurburgring, recordemo-nos de 2005, quando o finlandês, então na McLaren, abandonou na última volta quando liderava a corrida, por culpa da sua suspensão dianteira ter quebrado.




Agora em Ferrari, Raikkoenen venceu as duas últimas corridas desta temporada, em Magny-Cours e Silverstone, respectivamente e parece estar na sua máxima forma.



O finlandês está a 18 pontos do líder do campeonato, Lewis Hamilton.

O Grande Prémio da Europa realiza-se no próximo dia 22 de Julho.

Mega sondagem no "Mundo aos Rolamentos"

Sondagem que tem como objectivo, apurar o piloto que é verdadeiramente o favorito/preferido de todos aqueles que visitam e têm visitado este blog!
A sondagem encontra-se no lado direito do blog, a encabeçar a lista!

Colaborem!

Aqui estão alguns dos candidatos: