quinta-feira, 12 de julho de 2007

GP EUA 1991



Um passeio de Ayrton Senna pelas ruas de Phoenix




A cidade de Phoenix (Arizona) preparava-se para receber a Fórmula 1 em vésperas do começo do 42° campeonato do Mundo da categoria máxima do automobilismo mundial.


Ayrton Senna (McLaren), vinha de umas longas férias de quase dois meses delegando assim a tarefa de testar e evoluir o novo Honda V12 ao seu companheiro da equipa, o austríaco Gerhard Berger.




Alain Prost, permanecia na Ferrari após o vice-campeonato obtido em 1990, recebeu a companhia do seu compatriota Jean Alesi, um jovem piloto que vinha da Tyrrell.



O britânico Nigel Mansell, apesar de ter anunciado retirar-se dos grandes palcos da Fórmula 1, aceitava assim a proposta da Williams com a promessa de encontrar um meio mecânico competitivo (o motor Renault consolidava-se aos poucos na Fórmula 1).


O traçado também marcava a estreia de um jovem finlandês chamado Mika Häkkinen, ao comando de um Lotus-Judd, que ingressou na categoria com o apoio do ex-campeão mundial Keke Rosberg.





Filme do Grande Prémio:


Nos treinos, Ayrton obtinha a "pole" com um carro que quase não tinha experimentado/testado antes do Grande Prémio.


Já no dia da corrida a largada foi favorável a Senna, que aos poucos se foi descolando do resto do "pelotão".


Passado pouco tempo de corrida, os seus rivais mais temíveis terminavam as suas participações no Grande Prémio com abandonos: Nigel Mansell desertava por uma avaria mecânica, e Riccardo Patrese (Williams) despistou-se ocasionando o fim da corrida de Roberto Moreno (Benetton), que bateu o carro do italiano.


O estreante Häkkinen partia o motor e Prost, que vinha, entretanto, de uma má operação nas boxes, ganhava lugares e ultrapassava o seu companheiro Alesi e Nelson Piquet (Benetton) com uma manobra espectacular, segurando assim a segunda posição.


Senna vencia assim o primeiro Grande Prémio de 1991 (após esta vitória, viriam outras três em série: Brasil, São Marino e Mónaco), numa temporada onde seria campeão mundial.



"O carro está pronto. Tratei de afastá-lo ao máximo do muro e só tive um problema na caixa de velocidades no final.Os restantes sistemas do carro e componentes, com treinos e testes vão melhorar", disse o brasileiro no final da corrida.

1 comentário:

José António disse...

Bom dia.

Muito bom, continuação de bom trabalho.

Agradeço o link e já coloquei o teu no meu blog.

Cumprimentos