sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Campeões WRC: Juha Kankkunen

Juha Kankkunen, é o ex-campeão do Mundo que vos dou hoje a "conhecer"! Pertence ao restrito grupo dos pilotos que alcançaram 4 títulos mundiais! Uma carreira de sucesso para um piloto que alcançou o sucesso no Mundo dos Ralis!


Nascido a 2 de Abril de 1959 em Laukaa (Finlândia). Kankkunen, cresceu na quinta da sua família e cedo colocou o seu nome no Mundo dos Ralis.
Estreia-se no Mundial de Ralis em 1979. De 1983 a 1985 conduziu um Toyota Celica Twincam Turbo TA64.

Muda-se para a Peugeot em 1986, ano em que alcança o seu primeiro título. Repete a façanha em 1987, ano em que alcança o seu bi-campeonato, desta feita pela Lancia, equipa que lhe daria a oportunidade de alcançar em 1991 o seu tri-campeonato.


Volta a mudar de equipa apostando desta feita na Toyota (de novo a Toyota), tendo chegado a fazer equipa com o espanhol Carlos Sainz. Foi na Toyota que Kankkunen alcançou o seu 4º e último título Mundial no ano de 1993!


Retirou-se em 2002, dedicando-se no seu pós-carreira ao mesmo "hobbie" do seu amigo Vatanen, ou seja, à política!

No seu palmarés, fica o restrito número de 4 títulos mundiais, 23 vitórias em Ralis, 75 pódios, 700 vitórias em etapas e 1136 pontos!
Uma carreira de sucesso para um piloto que alcançou o sucesso no Mundo dos Ralis!

Raikkonen dominou

O finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen, demonstrou que a a frieza de um piloto pode estar na base de grandes vitórias mesmo quando o momento vivido no campeonato nem sempre é o melhor.

Raikkonen dominou as duas sessões de treinos em que o equilibrio de forças entre Ferrari e McLaren falou mais alto.

Depois da investigação sobre os incidentes de Fuji atrás do Safety-Car, foi deliberado não penalizar Hamilton e retirar a penalização a Vettel.

Numa altura tão sensível do campeoato, seria no mínimo pouco razoável abrir semelhante precedente.


Entretanto fica aqui uma volta de Michael Schumacher ao traçado chinês:




quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Campeões WRC: Markku Alén

Talvez um dos mais espectaculares que alguma vez vimos! Eis Markku Alén!


Nascido em Helsínquia em Fevereiro de 1951, Markku Alén detém o record de ser o piloto com mais vitórias em etapas, em ralis do mundial! Markku Alén foi dos pilotos que maior sucesso obtiveram no WRC, e também um dos "finlandeses voadores"!
No seu palmarés detém também a proeza de ter conseguido vencer 19 ralis de forma consecutiva.

Campeão pela Fiat em 1978, Alén quase que alcançava o título pela Lancia em 1986, quando foi batido por muito pouca margem por Juha Kankkunen.


Coloca uma pausa na sua carreira no WRC, em 1993, tendo passado para além de Lancia e Fiat, também pela Subaru e pela Toyota. Regressou por um Rali ao WRC, em 2001, nas comemorações do seu 50º aniversário, entrando no Rali da Finlândia com um Ford Focus WRC!

Teve também uma curta passagem pelo ITCC, tripulando um Alfa Romeu por 2 corridas em 1995. Tamém fez algumas corridas no DTM em 1996 e 1997.
Para a sua história, fica a sua primeira vitória no WRC, em 1975 no Rali de Portugal e a sua última viória no RAC Rally. No seu palmarés ficaram também registados os seguintes marcos: 19 vitórias, 56 pódios, 774 vitórias em etapas (record que ainda hoje é válido) e 840 pontos averbados no Mundial de Ralis.

A sua paixão pelos Ralis e o Todo-o-Terreno sempre foi reconhecida, tendo participado na edição do LISBOA-DAKAR de 2007!

Ralf Schumacher anunciou saída da Toyota

«Esperei tempo demais por um monolugar competitivo»


Ralf Schumacher já anunciou o abandono da Toyota no final desta época. A notícia era esperada, embora nos últimos tempos tanto o piloto quanto o seu agente se tenham desmultiplicado em declarações negando essa situação:


«Após três anos na Toyota, optei por procurar novos desafios. Entrei na equipa com a expectativa muito elevada, pois era um enorme repto desenvolver o monolugar e também conhecer o modo japonês de trabalhar e viver, mas já espero há tempo demais por um monolugar competitivo.», referiu Ralf Schumacher que anunciará o rumo que irá tomar a sua carreira somente no final do ano, após o Grande Prémio do Brasil.

Para substituir o alemão fala-se no nome de Timo Glock, mas as grandes apostas da marca nipónica são a contratação de Fernando Alonso, ou, em alternativa, Felipe Massa - que recentemente desmentiu o rumor de poder vir a estar ligado a uma possível mudança para a escuderia do construtor nipónico -, caso o espanhol vá para a Ferrari.
Na calha também se encontra o alemão Adrian Sutil (Spyker) que depois de uma época excepcional ao volante do "carro vassoura da Fórmula 1" merece maior sorte e fortuna para 2008.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Campeões WRC: Carlos Sainz

Campeão mundial de 1990 e de 1992, ao volante de um Toyota-Celica, o espanhol é actualmente um mero empresário espanhol e um piloto da Volkswagen no Todo-o-Terreno, e aposta clara para o próximo LISBOA - DAKAR!


Nascido a 12 de Abril de 1962 em Madrid, Carlos Sainz foi até à chegada do fenómeno Loeb o piloto com mais vitórias em Ralis. Amigo da imprensa, e algo espectacular nos troços, eis assim o espanhol, que competiu nos Ralis entre 1980 e 2005, estreando-se em WRC em 1987 pela Ford.

Torna-se campeão em 1990 pela Toyota, repetindo o êxito, novamente com o Celica em 1992. Rumou à Subaru em 1995, regressando depois à Toyota em 1998. Ingressa alguns anos mais tarde numa remodelada Citroën (2003,2004 e 2005(por dois ralis)), onde foi companheiro de equipa de Sebastian Loeb e de Colin McRae. Pela sua carreira tem também passagens pela Lancia e pela Ford!


No seu palmarés detem também uma vitória na corrida dos campeões de 1997, e vários títulos de campeão espanhol e vice-campeão mundial!

Estreou-se no WRC, no Rally de Portugal de 1987.

De notar que a sua primeira vitória no WRC, foi alcançada em 1990 no Rally de Acrópole e a sua última no Rally da Argentina

Actualmente dedica-se a uma vida pessoal em família, sendo um mero empresário espanhol, o que o não mantém afastado do Mundo automóvel, visto que é dado como um dos pilotos da Volkswagen no Todo-o-Terreno e crónico candidato à vitórias nas últimas edições do DAKAR, e futuras, incluíndo o LISBOA - DAKAR de 2008!







Fernando Alonso: «Agora só um milagre!»

De acordo com Alonso agora só mesmo um milagre o pode salvar, ou, pelo menos, uma desistência de Lewis Hamilton, pois isso poderia reacender a luta pelo campeonato. Depois da desistência de hoje, o espanhol está agora a doze pontos do seu companheiro de equipa, o que faz com que este necessite somente de um quarto e quinto lugares para ser campeão, mesmo que Alonso vença as duas restantes corridas:


«Ainda não atirei a toalha, mas tenho que ser realista, pois se o Lewis não tiver qualquer abandono, será praticamente impossível recuperar seis pontos por corrida. Claro que vou dar o máximo e lutar pelas vitórias. Pelo menos a pressão será menor.»


Ficará, muito possivelmente, para a história do campeonato este acontecimento: