segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Circuitos: Daytona

As primeiras corridas que se disputaram em Daytona ocorreram muito antes da costrução do circuito, porque já na década de 1920 decorriamna areia da praia.

Situado em Daytona Beach na Flórida, o traçado oval de Daytona é, a par de Indianapolis, um dos mais emblemáticos traçados nore-americanos.

Conta a lenda que o azar fez com que o carro de Bill France avariasse ali em 1935, quando ia a caminho de Miami e, impressionado com o ambiente da zona, decidiu estabelecer-se aí.
France, cuja família continua a controlar o circuito permanente, promoveu as corridas e, em 1955, iniciou a construção da mais famosa e prestigiada pista oval americana.

A obra ocupava 377 hectares de terreno pantanoso, terminou em 1959 e custou uma fortuna nessa época: três milhões de dólares. Era uma pista com 2,5 milhas (cerca de 4,02 quilómetros) de extensão na qual se circulava no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

O traçado original manteve-se até 1973, quando foi ampliado para 3,81 milhas (cerca de 6,13 quilómetros), e para 3,87 milhas (cerca de 6,23 quilómetros) em 1976. Em 1985 a extensão foi reduzida para a extensão actual de 3,56 milhas (cerca de 5,73 quilómetros). Apesar de uma modificação na chicane da recta posterior, a extensão total não sofreu alterações.

Daytona é, basicamente, um circuito concebido para os automóveis da NASCAR. No entanto, recebe a prova de motociclismo mais importante do calendário norte-americano: as 200 Milhas de Daytona. Esta prova disputou-se pela primeira vez em 1937, ainda na areia da praia, e o primeiro vencedor foi Ed Krenz. O mecanismo não se alterou desde então nesta prestigiada prova do motociclismo norte-americano: trata-se de dar 57 voltas a uma pista rapidíssima ao longo da qual não existia, inicialmente, uma única chicane.

As 200 milhas correm-se integradas na Daytona Bike Week, uma grande concentração de motociclistas que reúne mais de meio milhão de pessoas. Além das 200 milhas e de outras corridas de velocidade, disputa-se uma prova de Supercross e outra de Enduro.


Quanto à NASCAR Nextel Cup, são disputadas em Daytona, as 500 milhas de Daytona a contar para o campeonato.Juntamente com as 500 milhas de Indianapolis, as 500 milhas de Daytona, são consideradas as provas mais importantes do calendário automobilístico norte-americano.

O vencedor de cada corrida de NASCAR, disputada em Daytona, recebe na "Victory Lane" o Harley J. Earl Trophy, como prémio pela vitória.Kevin Harvick - vencedor das 500 milhas de DAYTONA de 2007 ao volante de Chevrolet - recebeu para além do Harley J. Earl Trophy, uma "pequena" quantia de 1,510,469 dólares norte-americanos.
Em 2008, será comemorada a quinquagésima edição das 500 milhas de Daytona!

As velocidades que se atingem e o ritmo das corridas são, portanto, alucinantes.


O seu relevé, que já foi cenário de alguns acidentes espectaculares e terríveis, como o de Barry Sheene em 1973, permite descolar em plena trajectória para ultrapassar um piloto que segue numa trajectória mais abaixo.

Tanto as 500 milhas como as 200 milhas de Daytona, são alvo de uma extensa transmissão televisiva - desde a largada até à bandeirada de xadrez -.


Daytona tem a capacidade de poder acolher cerca de 168000 espectadores

Sem comentários: