O circuito alemão de Nürburgring pode ser considerado um dos primeiros complexos do desporto motorizado europeu não só pela sua história, que remonta a 1927, como também graças a umas instalações que combinam desporto, lazer e indústria.
Localizado a 100 quilómetros de Trier e a 70 quilómetros de Colónia, Nürburgring é um traçado que reúne todo o espectáculo e o ambiente característico dos circuitos do centro da Europa, a par de umas instalações abertas à investigação e ao desenvolvimento industrial, aliado a uma zona de lazer cem por cento (100%) dedicada aos automóveis e às motas que fizeram do Nürburgring um verdadeiro centro europeu do desporto motorizado.
O complexo de Nürburgring pode ser considerado um verdadeiro parque do motor, não só pelo que já foi referido, mas também devido ao facto de o seu traçado de cerca de quatro quilómetros e meio, estar situado no fantástico ambiente das montanhas Eifel e de estar enquadrado com o Leisure Park e a Nürburgring Experience - duas propostas de lazer totalmente inspiradas no estilo de um parque temático e centradas, evidentemente, nos desportos motorizados, tanto de duas como de quatro rodas. A isto, juntam-se as pistas de karts, circuitos para mountain bike, escola de condução e uma zona industrial.
Os responsáveis pelo circuito germânico, orgulham-se de poder estar à frente de uma das instalações mais usadas e rentáveis do Velho Continente. De facto, Nürburgring tornou-se o motor económico de toda a região, uma vez que soube incorporar na perfeição tudo o que se pode esperar de um circuito.
De todos os traçados germânicos, Nürburgring trata-se, sem dúvida, daquele com mais tradição e história.
Desde o seu nascimento, em 1925 (dois anos antes da inauguração), a vida do "ring" mais popular da Alemanha esteve ligada à competição automóvel, a principal paixão do pais – não fosse a maior parte dos construtores europeus alemães (Audi, Mercedes, BMW...) –. No entanto, também nasceram em Nürburgring (Nordschleife/Nürburg-Eifel) muitos campeões das duas rodas e ainda mais os pilotos internacionais que forjaram as suas lendas diante das verdes colinas que rodeiam o actual traçado.
O velho percurso da pista seguia os padrões dos traçados da época, com cerca de 23 quilómetros de extensão - a maior parte dos quais eram estradas abertas ao trânsito, que esporadicamente, se tornavam num circuito fechado -.
Com o passar dos anos, as instalações foram-se tornando permanentes e foi também encurtada consideravelmente a extensão do circuito até à sua penúltima remodelação que data da década de 1980.
Para a realização do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1 de 2002, Nürburgring viveu o que até ao momento poderemos chamar como a sua última grande remodelação, com a inclusão da "Mercedes Arena" - sequência de curvas após a recta da meta, que substituiu a "chicane" que lá se encontrava -.
A recta da meta actual, é feita ligeiramente a descer e o momento das travagens é um dos mais espectaculares do traçado alemão.
Sem comentários:
Enviar um comentário