terça-feira, 7 de agosto de 2007

Circuitos: Zolder

Desconhecido para a maioria dos adeptos, o Omloop Terlamen é considerado o "irmão pobre" de Spa-Francorchamps, já que tanto o Mundial de Fórmula 1 como o Mundial de velocidade apenas o visitaram enquanto Spa esteve encerrado para remodelações.


Situado na zona da língua flamenca da Bélgica, o circuito de Zolder começou a ser construído no inicio da década de 1960. No entanto, a ideia da sua realização nasceu uns meses antes, em 1959, no seio do Auto Moto Club Bolderberg, que quis premiar deste modo a fidelidade dos seus membros.

Um ano depois nascia um pequeno traçado de 2700 metros de extensão, muito rápido, mas demasiado curto para receber provas de primeira grandeza, tanto nacionais como internacionais. Foi então que se tornou evidente a necessidade de construir um circuito permanente de maior extensão.

Assim, Zolder foi oficialmente inaugurado a 14 de Julho de 1963. O seu asfalto de 4242 metros, serpenteia por entre montanhas cobertas de pinheiros e pequenos lagos que salpicam a zona, muito perto do canal Albert. Em certos aspectos faz lembrar os grandes circuitos da Europa central, principalmente o de Nurburgring (Nordshleife) e o de Spa-Francorchamps.

Embora não seja o traçado mais extenso, é sem dúvida um dos mais seguros do Mundo, sobretudo depois da sua última e mais recente remodelação em 1996. A recta principal foi alargada e melhorou-se a segurança nos seus pontos mais característicos: a chicane, introduzida em 1973, bem como as curvas "Jacky Ickx" e "Gilles Villeneuve" (que foi baptizada tal como a de Ickx como uma homenágem, contudo a de Gilles tem um significado especial, pois foi em Zolder que Gilles Villeneuve perdeu a vida, num trágico acidente durante a corrida de 1982).


A primeira corrida internacional importante que se disputou em Zolder foi o Grande Prémio de Limbourg de Fórmula 2, corrido em 1966. No entanto, foi preciso esperar sete anos para que a Fórmula 1 visitasse pela primeira vez. Longe de ser uma festa tornou-se um pesadelo, tanto para o público como para as equipas e, acima de tudo, para a organização. Aconteceu que o asfalto, embora macio, depois de ter sido aplicado poucos dias antes, abriu fendas durante os treinos oficiais.

Depois de trabalharem toda a noite, os responsáveis da pista conseguiram resolver o problema, mas a Associação de Condutores de Grandes Prémios esteve quase a boicotar a corrida.

Por sua vez, o Mundial de Velocidade só visitou Zolder uma vez; foi em 1980, em substituição de Spa, sede por excelência dos grandes acontecimentos desportivos que se disputam na Bélgica.

Daí que Zolder tenha optado por diversificar a sua oferta. Em 2002 já recebeu o Mundial de Ciclocross, bem como o Campeonato do Mundo de Bicicleta em Pista.

No entanto, a sua grande aspiração é conseguir que o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1 regresse ao traçado de Zolder.

Segundo Tilke, conhecido projectista de circuitos, proferiu há alguns anos muito trabalho tinha sido realizado para que tal se concretizasse:

"Estamos a trabalhar para que tanto o Mundial de velocidade como a Fórmula 1 regressem a Zolder." proferiu Hermann Tilke.







Visto ter sido em Zolder que um dos melhores pilotos de sempre e que nunca foi coroado campeão do Mundo sucumbiu, não podia deixar de passar o momento para passar no "Mundo aos Rolamentos" as imagens do trágico acidente e de alguns do melhores momentos da carreira de Gilles Villeneuve!


É caso para dizer....Descansa em Paz Gilles!!

3 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Belíssimo post! Confesso que não sabia quase nada a respeito desse circuito. Não vivi para ver o Gilles correr, mas fico arrepiado ainda hoje vendo os vídeos das pilotagens que ele deixou para trás...

Só não gostei ali da parte em que o Tilke diz que quer levar a Fórmula 1 para Zolder. Por favor, o circuito da Bélgica tem que ser Spa-Francorchamps, não é mesmo?

Grande abraço Schuey, parabéns pelo texto!

Blog F1 Grand Prix disse...

Não posso deixar de elogiar os vídeos também. São emocionantes, parabéns pelas escolhas!

Schuey2007 disse...

Obrigado pelos elogios amigo!

Grande Abraço