A Malásia possui uma longa tradição no que diz respeito aos desportos motorizados e um reflexo fiel dessa paixão é o seu ultramoderno circuito de Sepang. Esta instalação soube substituir brilhantemente o velho traçado de Shah Alam, uma pista que é propriedade de um dos sultões malaios.
O circuito malaio de Sepang tornou-se num dos exemplos de como as coisas devem ser feitas de maneira a se realizarem instalações de nível internacional, a tal ponto que no espaço de apenas um ano pôde receber tanto provas do Mundial de Fórmula 1 como do Mundial de Velocidade e de Motociclismo.
O traçado foi projectado pela mesma empresa alemã encarregada do desenvolvimento do A1 Ring - ou seja por Hermann Tilke - um trabalho que durou apenas catorze meses graças ao facto de em certas alturas terem chegado a trabalhar nesta obra 2500 pessoas ao mesmo tempo.
O resultado foi espectacular: em 1999 abria as portas um circuito com mais de 5000 metros e com umas estruturas de metal e vidro realmente singulares. Não há dúvida de que a característica principal deste traçado é a sua enorme tribuna dupla com capacidade para dezenas de milhar de espectadores. Projectada para manter os espectadores cobertos, esta espantosa tribuna proporciona uma óptima panorâmica das duas rectas principais e de quatro das curvas mais lentas do circuito. Além disso, as instalações de Sepang incluem um complexo hoteleiro, um centro comercial e um campo de golfe.
A pista tem uma extensão total de 5542 metros e dispõe de uma recta principal com 927 metros. A largura mínima é de 16 metros e a máxima atinge os 22 metros, contando com um total de 11 curvas, sete para a direita e quatro para a esquerda.
Neste traçado, o calor é um factor a ter muito em conta: a temperatura ronda sem problemas os 35ºC e visto que está situado numa zona de clima tropical húmido, a humidade sentida no circuito é elevada, o que faz com que os pilotos sejam obrigados a controlar com muito cuidado o consumo de água.
Segundo os pilotos, a pista é muito longa e medianamente rápida, com uma grande variedade de trajectórias graças à sua largura. A maior parte das curvas são aertas e negociadas a média e alta velocidade, excepto as quatro correspondentes às rectas principais que são bastante lentas!
É um dos traçados mais fatigantes de todo o Mundial!
1 comentário:
Não gosto muito de Sepang, mas não posso deixar de admitir que essa foto aérea do circuito é linda!
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