quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Campeões WRC: Markku Alén

Talvez um dos mais espectaculares que alguma vez vimos! Eis Markku Alén!


Nascido em Helsínquia em Fevereiro de 1951, Markku Alén detém o record de ser o piloto com mais vitórias em etapas, em ralis do mundial! Markku Alén foi dos pilotos que maior sucesso obtiveram no WRC, e também um dos "finlandeses voadores"!
No seu palmarés detém também a proeza de ter conseguido vencer 19 ralis de forma consecutiva.

Campeão pela Fiat em 1978, Alén quase que alcançava o título pela Lancia em 1986, quando foi batido por muito pouca margem por Juha Kankkunen.


Coloca uma pausa na sua carreira no WRC, em 1993, tendo passado para além de Lancia e Fiat, também pela Subaru e pela Toyota. Regressou por um Rali ao WRC, em 2001, nas comemorações do seu 50º aniversário, entrando no Rali da Finlândia com um Ford Focus WRC!

Teve também uma curta passagem pelo ITCC, tripulando um Alfa Romeu por 2 corridas em 1995. Tamém fez algumas corridas no DTM em 1996 e 1997.
Para a sua história, fica a sua primeira vitória no WRC, em 1975 no Rali de Portugal e a sua última viória no RAC Rally. No seu palmarés ficaram também registados os seguintes marcos: 19 vitórias, 56 pódios, 774 vitórias em etapas (record que ainda hoje é válido) e 840 pontos averbados no Mundial de Ralis.

A sua paixão pelos Ralis e o Todo-o-Terreno sempre foi reconhecida, tendo participado na edição do LISBOA-DAKAR de 2007!

2 comentários:

José António disse...

Olá, Schuey.
Markku Alén era o meu piloto de ralis preferido.
Realmente foi uma pena nunca ter sido campeão do WRC.
Está um tanto resumida a sua carreira e tens uma falha flagrante: Alén venceu o seu primeiro rali internacional no Rali de Portugal e ele é o recordista com 5 vitórias no nosso rali.

Cumprimentos

Carlos disse...

esta foto nao e do Alen...
De facto teve 3 participaçoes de camião ( Iveco) e uma de carro ( Izuzu)...