quarta-feira, 18 de julho de 2007

GP Europa: Antevisão

O campeonato está ao rubro, agora que rumamos a Nurburgring para o Grande Prémio da Europa!


O Grande Prémio da Europa será disputado este ano no circuito de Nurburgring, na Alemanha.


Este circuito clássico tinha uns incríveis 22 quilómetros!


Depois do acidente com Niki Lauda em 1976 houve um boicote dos pilotos e o circuito ficou fora do calendário da Fórmula 1 até 1984. Mas disputas comerciais tiraram novamente Nurburgring da Fórmula 1 e só voltou a receber as etapas de Fórmula 1 em 1995, por causa da pressão das vitórias do piloto alemão Michael Schumacher. Em 2002 foi feita a última reforma do circuito actual, que incidiu nomeadamente na primeira curva e no primeiro sector do circuito!


O circuito de Nurburgring, não é dos circuitos que apresenta maiores desafios aos motores. A tudo isto, há que juntar o facto do traçado estar 500 metros, acima do nível do mar, logo a potência é reduzida em cerca de 5%. O motor vai na sua máxima rotação, em cerca de 56% da pista, um valor que em si, é menor que a média da época, que se situa nos 61%. O período máximo de rotação, nos limites, pouco passa os dez segundos. O principal desafio dos engenheiros, será configurar o motor para as curvas de baixa rotação, nomeadamente à saída da curva 7. O traçado alemão tem algumas elevações, mas nenhuma súbita, pelo que o risco do motores entrarem sobre-rotação, é praticamente nulo.


Nurburgring vai ser este ano o único circuito a receber a Fórmula 1 em território germânico, pelo que os pilotos alemães como Nick Heidfeld, Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Adrian Sutil e Markus Winkelhock (que ao que tudo indica irá ocupar o lugar de Albers no Grande Prémio da Europa deste fim-de-semana!).


Mas não são só os pilotos que "correm em casa", pois constructores como a BMW e a Mercedes são marcas germânicas. Por outro lado, a Toyota, está sediada em Colónia, sendo assim, também pode ser considerado o fim-de-semana da Toyota!


A temporada de 2007, tem sido das mais emotivas da última década, daí que seja praticamente impossível fazer um pronóstico e dizer quem vai ganhar ou até mesmo quem vai compor o pódio!

Após os testes de Spa-Francorchamps, Ferrari e McLaren parecem manter a competitividade e igualdade entre ambos, pois os tempos alcançados pelos seus pilotos ficaram bastante próximos!No reino da Ferrari, Kimi Raikkonen aparece na máxima força para este Grande Prémio e disposto a quebrar o seu "enguiço" e azares que tem sido alvo nos últimos anos em Nurburgring. Recorde-se que o finlandês obteve duas motivantes vitórias nas duas últimas rondas do campeonato do Mundo.
Já Felipe Massa, o brasileiro quererá certamente repetir o pódio alcançado em 2006, em Nurburgring, contudo o brasieiro deverá estar a almejar uma vitória de modo a quebrar o seu jejum de vitórias em 2007. Massa já não vence desde o Grande Prémio de Espanha em Maio passado.

A McLaren-Mercedes, tem talvez o melhor binómio para alcançar a vitória este fim-de-semana, uma vez que os seus dois pilotos já venceram em Nurburgring (Alonso em 2005 e Hamilton em 2006 na GP2).


Hamilton que já veio dizer publicamente que o "Ring" é um dos seus circuitos preferidos e que lá viveu grandes momentos.


O "rookie" britânico tem recebido elogios e conselhos nas últimas semanas, de entre os quais se destacam as palavras proferidas pelo ex-piloto Martin Brundle acerca do britânico da McLaren:

“Hamilton conseguiu o melhor desempenho de um estreante nos mais de 50 anos da Fórmula 1, mas nos Grandes Prémios de França e de Inglaterra, ele teve uma queda de ritmo muito grande, e não tinha nenhumas chances de ganhar. Ele (Hamilton)precisa de voltar aos trilhos e ganhar o Grande Prémio da Europa”, disse Brundle.




Na BMW, o ambiente vivido até ao momento nesta temporada é bastante motivador, de tal modo que a equipa já pensa em alcançar uma vitória em 2008.


Para este fim-de-semana a BMW Sauber competirá no seu terreno, assim como Nick Heidfeld que recentemente divulgou publicamente o seu "afecto" pelo Nurburgring.

"Estou ansioso por correr em Nurburgring. É ai que costumo ter mais adeptos, e com os resultados deste ano, devo ter mais alguns. Quando conduzi o F1, à volta do traçado de 24H, o ambiente era fantástico."

"Penso que estou bem preparado para Nurburgring. O nosso potencial é motivador. Naturalmente é muito mais motivador, quando sabes que és um dos favoritos para marcar pontos, e outras posições de topo." disse o alemão da BMW.

No reino da Toyota surgiu esta semana um dado novo: A EQUIPA QUER FINAIS NOS 6 PRIMEIROS REGULARMENTE ATE AO FINAL DA TEMPORADA.Declarações que surpreenderam o mundo da Fórmula 1 e quem o acompanha, visto que a equipa tem estado bem abaixo das espectativas em 2007.


Na Williams, Rosberg corre em casa e a equipa quer regressar aos pontos já este fim-de-semana, tendo sido Alex Wurz o portador da mensagem da equipa.

“O Grande Prémio da Europa será uma grande corrida. Porém, para que seja bom para a Williams, precisamos treinar bem. Queremos muito pontuar. Espero que os adeptos alemães compareçam e torçam por nós”, disse o austríaco.


A Renault tem uma forte ambição: tornar-se na 3ª potência da Fórmula 1 até ao final de 2007, ou seja bater-se de igual para igual e superar a BMW. Se quiserem atingir tamanho objectivo terão que começar imediatamente a superar os BMW em corrida e não só em qualificação!


Na Toro Rosso o tema principal da semana foi a contratação de Vettel e Bourdais para a equipa para 2008.



A Red Bull quer melhorar a sua fiabilidade e resultados em Nurburgring.

A Super Aguri após os testes da semana passada em Spa, pode ter dado um passo em frente segundo o piloto nipónico da equipa, Takuma Sato.

Na Spyker, um dado novo, Albers deixou a Fórmula 1 e a corrida ao seu lugar tem sido bastante intensa, com Winkelhock a ter sido o escolhido para tripular um dos carros da equipa e ser companheiro de equipa de Sutil apenas para este Grande Prémio.

Em 2006 a "pole-position" foi alcançada por Fernando Alonso (ainda em Renault) e a vitória e volta mais rápida foram alcançadas pelo alemão Michael Schumacher!


Este fim-de-semana promete! Resta esperar para ver!

2 comentários:

Speeder_76 disse...

Bem feito, sim senhor. Já agora, o que queres dizer de "foristização"? Confesso que nunca tinha ouvido essa palavra...

Blog F1 Grand Prix disse...

Preview muito bem feito, belo post! Sobre a estréia do Winkelhock, acho melhor a Spyker dar uma chance a um piloto estreante do que insistir com o Albers, que já deu tudo o que tinha de dar.