sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Circuitos: Oschersleben

Situado a meio caminho entre Hannover e Berlim, Oschersleben é um dos circuitos permanentes da Alemanha, depois de Nurburgring e Sachsenring. Construído em menos de um ano - um verdadeiro recorde -, foram precisos mais de três milhões de metros cúbicos de areia transportados em comboios especiais para dar forma aos seus quase quatro quilómetros de extensão. Tiago Monteiro e Miguel Freitas vão procurar o melhor resultado este fim-de-semana neste traçado germânico em mais uma ronda do WTCC.

Inaugurado em Julho de 1997, desde então tem sido cenário de todo o tipo de provas nacionais e internacionais: o campeonato do Mundo das 24 Horas de Resistência, o Mundial de Sidecars, o DTM, o WTCC, FIA-GT World Cup, o Desafio Ferrari, a Fórmula 3000 e o Campeonato do Mundo de Superturismos. Estes são só alguns exemplos de modalidades que passam ou que passaram pelo traçado germânico.


Todos os anos disputam-se no circuito de Motopark Oschersleben mais de 30 grandes acontecimentos entre concertos, festivais, corridas, etc.

A pista tem 3667 metros de extensão, entre 11 e 13 metros de largura e até 23 metros de desnível do asfalto.
Ao todo, é formada por 14 curvas, sete para a direita e sete para a esquerda, e a recta mais longa, a da meta, é o ponto mais veloz.
Se a prova o exigir, o traçado de Oschersleben também pode ser dividido em dois traçados menores, de 2600 e 1100 metros, respectivamente.

A sua silhueta dificilmente apresenta pontos perigosos, e dada a sua pouca idade, é um dos circuitos mais seguros da actualidade, com amplas escapatórias em caso de acidente; não só para os pilotos como também para os espectadores, visto que em Motopark Oschersleben as bancadas ficam entre 6 a 8 metros de altura acima do nível da pista. Daí que mais de metade do seu traçado seja perfeitamente visível a partir de 70% dos lugares.
A sua lotação é considerável.
Pode acomodar sem problemas cerca de 80000 espectadores.

Como curiosidade, neste complexo também existe um circuito independente de karting, com uma extensão de 1018 metros e com o seu próprio paddock com oito boxes perfeitamente equipadas e nele podem disputar-se provas do Mundial da disciplina. Além disto, Oschersleben é o único circuito alemão que está aberto 24 Horas por dia nos 365/366 dias do ano.

Um dos símbolos do circuito de Oschersleben é a Torre Shell. Situada no final da via das boxes, nela encontra-se o coração do Motopark Oschersleben. É a partir da Torre Shell que se controlam todos os aspectos que regem a vida deste moderno traçado: cronometragem, segurança - tanto em pista como fora dela -, televisão...


No entanto, para muitos dos jornalistas que frequentam as suas cabinas, bem como a sua sala de imprensa, o seu melhor tesouro é a cafetaria.

Este fim-de-semana decorre no Motopark Oschersleben mais uma jornada do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), onde estará representada a alma lusitana pelos pilotos portugueses Tiago Monteiro e Miguel Freitas. Para eles, a melhor sorte do Mundo!

1 comentário:

Blog F1 Grand Prix disse...

Construído em menos de um ano? Caramba! Os alemães bateram um recorde mesmo. Bela pista, essa de Oschersleben. Ideal para categorias como a DTM e o WTCC.

Grande abraço!