segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Mais uma vitória para a colecção de Lamy

"Não há duas sem três". Pedro Lamy e Stephane Sarrazin venceram hoje pela terceira vez no Le Mans Series (LMS) 2007 que até agora só viu os Peugeot 908 HDI FAP venceram à geral.

O piloto português voltou a dar nova prova de classe na quarta etapa do LMS, com 143 voltas percorridas, mais duas que o Pescarolo Judd de Emmanuel Collard e Jean Christophe Boullion e três que o "MGola" de Thomas Erdos e Mike Newton que saiu das Ardenas com o triunfo na categoria LMP2. Dominando praticamente de princípio a fim, Pedro Lamy e o seu companheiro de equipa de equipa, Stéphane Sarrazin, obtiveram o terceiro triunfo consecutivo neste campeonato, confirmando que nesta altura constituem uma das melhores duplas do mundo em provas de resistência.


"Estou muito feliz com esta vitória. Tal como as duas anteriores foi bastante sofrida e quando assim é acaba por saber melhor. Foi óptimo poder ouvir de novo o hino nacional e ver a bandeira portuguesa no lugar mais alto do pódio", começou por referir Pedro Lamy, logo depois da cerimónia do pódio. No circuito belga, largando do segundo lugar da grelha, Lamy não demorou mais do que uma dúzia de voltas para assumir a liderança da corrida, ultrapassando o outro Peugeot 908HDi FAP da dupla Marc Gene e Nicolas Minassian, quando este desistiu com problemas técnicos, não perdendo mais essa condição até à bandeira de xadrez. Mas pelo meio o piloto da Aldeia Galega ainda passou por alguns sustos: "Depois de passar o Gene dilatei a vantagem um pouco e quando recebi o carro para o segundo turno tivemos uma ameaça de problema idêntico ao de Le Mans e que hoje ditou o abandono dos nossos colegas de equipa (sobreaquecimento dos rolamentos das rodas). Como o segundo classificado estava a alguma distância e com os avisos da telemetria optei por reduzir um pouco o ritmo, gerindo o que faltava disputar com muita cautela pois era importante pontuar e reforçar a vantagem no campeonato." A somar a este problema mecânico que felizmente não trouxe mais complicações, Lamy teve ainda na parte final da corrida de lidar com o aparecimento da chuva. Numa jogada táctica que resultou em pleno, o piloto português optou por não mudar de pneus e com isso ganhar mais terreno sobre os seus adversários.


A próxima prova do Le Mans Series disputa-se a 14, 15 e 16 Setembro, com os 1000 Kms de Silverstone, Inglaterra.

Sem comentários: