sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Análise aos treinos livres e antevisão da qualificação

Nova batalha entre Ferrari e McLaren em perpectiva. Toyota em alta...mas onde estão os BMW?

Em perpectiva uma qualificação disputada ao centésimo entre BMW, Renault, Williams e Toyota.


A Fórmula 1 chegou oficialmente ao Istanbul Park!

Elevadas temperaturas, céu limpo e alguns "erros" na exigente "curva 8" - em que os pneus do lado direito do monolugar sofrem bastante desgaste - como já vem sendo habito desde que a Fórmula 1 se deslocou ao Istanbul Park, que está situado na zona asiática da cidade turca.


O dia começou com a Ferrari no topo.
Kimi Raikkonen, fechou a primeira sessão de treinos livres com o melhor registo do dia no traçado turco - 1:27.988 -.


Ao longo desta primeira sessão foi notório que os Ferrari eram os bólides a bater, sendo que se apresentaram com tempos bastante regulares, tendo mesmo os dois pilotos da Ferrari realizado os 15 tempos mais velozes desta sessão, relegando a marca que deu a Fernando Alonso o terceiro lugar para o 16º tempo mais veloz da primeira aparição dos Fórmula 1 neste fim-de-semana.



O "rookie" britânico, Lewis Hamilton - que vem fazendo as delicias de muitos críticos com a sua regularidade apresentada neste Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2007 -, teve problemas com o seu McLaren Mercedes e, apenas logrou completar 10 voltas ao circuito que é palco desde 2005 do Grande Prémio da Turquia, quedando-se assim pela quarta posição.

De notar a excelente performance de Heikki Kovalainen (Renault), Nico Rosberg (Williams-Toyota) e Ralf Schumacher (Toyota), na primeira sessão, tendo registado o 5º, 6º e 7º registos da primeira sessão respectivamente.

Nesta primeira sessão, poucas foram as vezes em que podemos observar o composto mais suave/macio que a Bridgestone levou para Istambul, "calçar" os monolugares das onze equipas que participam neste campeonato de 2007.

Sendo assim, a tabela de tempos da primeira sessão foi a seguinte:

1. Raikkonen Ferrari (B) 1:27.988 22 voltas

2. Massa Ferrari (B) 1:28.391 + 0.403 20 voltas

3. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:29.222 + 1.234 20 voltas

4. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:29.261 + 1.273 10 voltas

5. Kovalainen Renault (B) 1:29.346 + 1.358 19 voltas

6. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:29.403 + 1.415 23 voltas

7. R.Schumacher Toyota (B) 1:29.414 + 1.426 24 voltas

8. Fisichella Renault (B) 1:29.541 + 1.553 19 voltas

9. Heidfeld BMW Sauber (B) 1:29.641 + 1.653 20 voltas

10. Trulli Toyota (B) 1:29.685 + 1.697 26 voltas

11. Kubica BMW Sauber (B) 1:29.710 + 1.722 23 voltas

12. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:30.384 + 2.396 17 voltas

13. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:30.398 + 2.410 23 voltas

14. Button Honda (B) 1:30.483 + 2.495 17 voltas

15. Barrichello Honda (B) 1:30.580 + 2.592 25 voltas

16. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:30.612 + 2.624 21 voltas

17. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:30.624 + 2.636 15 voltas

18. Wurz Williams-Toyota (B) 1:30.876 + 2.888 12 voltas

19. Webber Red Bull-Renault (B) 1:30.917 + 2.929 22 voltas

20. Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) 1:31.383 + 3.395 22 voltas

21. Sutil Spyker-Ferrari (B) 1:31.445 + 3.457 31 voltas

22. Yamamoto Spyker-Ferrari (B) 1:32.270 + 4.282 35 voltas


Por volta das 12h00 (hora portuguesa) - 14h00 na Turquia -, teve lugar a segunda sessão de treinos livres a última desta sexta-feira.

Nesta sessão observámos uma resposta pronta da Vodafone McLaren Mercedes com o líder do Mundial de pilotos, Lewis Hamilton a liderar a sessão de "fio a pavio", uma vez que esteve, praticamente, durante os 90 minutos de sessão no topo da tabela de tempos.


Esta sessão estava reservada para surpresas - vinda por parte da Toyota ao permitir que o "regressado" Ralf Schumacher e Jarno Trulli obtivessem o terceiro e quarto melhor registo da sessão, respectivamente. - e acontecimentos pouco normais, como foi a passagem do Renault do italiano Giancarlo Fisichella sobre uma das grelhas de drenagem que estão montadas no traçado turco, levando a que essa mesma grelha se soltasse, levando à interrupção da sessão durante cerca de 20 minutos.


Aquando do recomeço da sessão, era já notório que a paragem para a reparação da dita grelha iria alterar o programa de treinos planeado pelas equipas, uma vez que lhes tinha sido "roubado" tempo para utilizarem pneus macios com o depósito dos carros relativamente vazios (situação de qualificação) - como foi visível nos tempos realizados com os pneus macios -, o que fez com que não tivéssemos assistido a melhorias substanciais de tempos quando os bólides "calçaram" os pneus macios.

Mais uma sessão e da BMW...."nada", ou então muito pouco, para uma equipa que nos tem habituado a "muito". Kubica foi o 10º mais rápido e Heidfeld o 13º, na segunda sessão de treinos livres.


De registar ainda nesta sessão, uma "ida ao muro" de Anthony Davidson (Super-Aguri Honda) a poucos minutos do termo da sessão.

Terminados os 90 minutos de sessão, encontrámos a tabela final de tempos da segunda sessão, encontrando-se esta da seguinte maneira:

1. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:28.469 28 voltas

2. Raikkonen Ferrari (B) 1:28.762 + 0.293 21 voltas

3. R.Schumacher Toyota (B) 1:28.773 + 0.304 23 voltas

4. Trulli Toyota (B) 1:28.874 + 0.405 28 voltas

5. Massa Ferrari (B) 1:28.884 + 0.415 25 voltas

6. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:28.947 + 0.478 24 voltas

7. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:28.995 + 0.526 27 voltas

8. Kovalainen Renault (B) 1:29.025 + 0.556 28 voltas

9. Wurz Williams-Toyota (B) 1:29.093 + 0.624 27 voltas

10. Kubica BMW Sauber (B) 1:29.368 + 0.899 31 voltas

11. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:29.435 + 0.966 12 voltas

12. Fisichella Renault (B) 1:29.456 + 0.987 28 voltas

13. Heidfeld BMW Sauber (B) 1:29.792 + 1.323 30 voltas

14. Button Honda (B) 1:29.945 + 1.476 26 voltas

15. Barrichello Honda (B) 1:30.055 + 1.586 31 voltas

16. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:30.104 + 1.635 27 voltas

17. Webber Red Bull-Renault (B) 1:30.315 + 1.846 25 voltas

18. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:30.530 + 2.061 24 voltas

19. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:30.702 + 2.233 24 voltas

20. Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) 1:30.801 + 2.332 16 voltas

21. Sutil Spyker-Ferrari (B) 1:31.153 + 2.684 32 voltas

22. Yamamoto Spyker-Ferrari (B) 1:31.175 + 2.706 32 voltas


Terminadas as actividades no asfalto turco por hoje, aguardamos agora pela terceira sessão de treinos livres, que antecede a qualificação. Sendo assim poderemos ter uma melhor percepção da qualificação mediante dos acontecimentos da terceira sessão de treinos livres.


Para já e, mesmo tendo Hamilton registado o melhor tempo da segunda sessão, a Ferrari leva ligeira vantagem, visto que o melhor tempo tanto de Raikkonen como de Massa - ambos realizados na primeira sessão -, superam o do Hamilton, contudo, é esperado, tal como sempre, uma renhida qualificação. Esperemos que esta decorra sem polémicas.Para amanhã, espera-se a já tradicional batalha pelas duas primeiras linhas entre Ferrari e McLaren - caso nada de anormal aconteça no Q1 e no Q2 -.Para a atribuição dos restantes lugares e passagem ao Q3 é, esperada uma frenética batalha, essncialmente no Q2, entre Williams-Toyota, Toyota, Renault e BMW - que das quatro equipas referenciadas parece aquela que "pior" carro apresenta. Contudo, quantas vezes já vimos a Renault vassilar nos treinos livres e 24 horas depois obter razoáveis qualificações nos dez primeiros?...logo nada é impossível para a BMW Sauber.


Sendo assim, o finlandês da Ferrari parte como favorito mas, como a Fórmula 1 (tal como os demais desportos) não se rege por ciências exactas..."prognósticos só no fim do jogo!"Para a corrida a táctica mais esperada aponta para duas paragens, à imagem do sucedido nos últimos anos em Istanbul Park.

A Ferrari mais uma vez, parece estar mais a vontade com os pneus mais duros, no entanto, só com o decorrer da corrida iremos ter resultados plausíveis e concretos do que se passará, realmente, em pista na luta pela vitória.Neste momento, ainda só estão decorridas duas sessões...o melhor (esperamos nós) ainda está para vir.

Prognósticos?

Para já o "Mundo aos Rolamentos" vai fazer as seguintes apostas:

1º Kimi Raikkonen

2º Felipe Massa

3º Lewis Hamilton

4º Fernando Alonso

5º Ralf Schumacher

6º Robert Kubica

7º Heikki Kovalainen

8º Jarno Trulli

"Pole-Position": Kimi Raikkonen

Volta mais rápida: Kimi Raikkonen


Para finalizar, aqui fica uma volta completa ao traçado turco, a bordo de um Ferrari 248 F1, tripulado pelo brasileiro Felipe Massa, nos treinos livres do Grande Prémio da Turquia de 2006.


2 comentários:

kimi_cris disse...

Sim Raikkonen parexe xer o piloto a bater...

Blog F1 Grand Prix disse...

Escrevo já depois da classificação. Se eu não soubesse o resultado, concordaria com tudo que você disse, amigo Schuey. Mas o Kimi errou de novo - nas suas duas voltas rápidas - e deixou escapar a pole. Agora, está mais para o Massa.

Grande abraço!