sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Circuitos: Misano

Dada a sua grande proximidade com a República de San Marino, o circuito recebe provas de automobilismo e de motociclismo, como Grande Prémio da República de San Marino. San Marino é uma pequena república/país que faz fronteira com a Itália!


O circuito internacional de Misano é, a par de Monza, Imola e Mugello, um dos traçados mais populares e espectaculares situado em território transalpino. Uma pista modificada e reestruturada muitas vezes para se adaptar aos tempos e responder às novas tecnologias e exigências do Mundo das corridas.



Oficialmente conhecido como Autódromo Santa Mónica, a sua construção foi aprovada em 1969, mas só em 1972 recebeu provas oficiais no seu asfalto.

No início, o traçado tinha uma extensão de cerca de 3488 metros. No entanto, em 1993 foi ampliada para os 4060 metros actuais e, a partir de então, tornou-se possível utilizar um ou outro "trajecto".
Nesse mesmo ano, teve inicio a primeira de duas fases de remodelação e acondicionamento que o complexo sofreu na década de 1990. Foi construído um novo edifício, muito mais amplo e moderno, para os escritórios e serviços do traçado e, ao mesmo tempo, aproveitou-se para dar mais espaço e um maior conforto às antigas e pequenas "boxes". A zona das "boxes" era assim ampliada de modo a que as equipas pudessem trabalhar confortavelmente.

Em 1998 a reestruturação de todas as instalações foi completada com um novo paddock de 40 metros de comprimento.

Três anos depois inaugurou-se uma das mais recentes obras arquitectónicas realizadas em Misano: a primeira tribuna Lotto, com capacidade para 5000 espectadores. Estas e outras intervenções menos importantes que anualmente são levadas a cabo no interior deste recinto, têm servido para manter o velho "Internazionale" de acordo com as exigências cada vez maiores dos novos tempos.

O complexo inclui, além da pista utilizada nos Grandes Prémios - tanto de MotoGP como de Superbikes -, um traçado de areia totalmente independente e autónomo, no qual se realizam provas do Campeonato Italiano de Motocross.

O traçado de Misano é bastante selectivo, visto que possui curvas de diferentes raios, várias forquilhas ("ganchos") e uma recta longa que tem a meio, uma grande curva que é negociada praticamente a fundo - à imagem do que acontece na 130R em Suzuka -. Tem em média 12 metros de largura que chegam aos 14 metros na via das "boxes".

Pelas suas características, é um circuito muito utilizado pelas equipas - tanto de motociclismo como de automobilismo - para realizar testes. Como curiosidade, podemos referir que o traçado de Misano é um dos poucos que se corre em sentido contrário ao do ponteiro dos relógios.

Desde o início do Campeonato do Mundo de Velocidade em 1949 até 1990, o Grande Prémio disputado em Itália, recebia o nome de "Grande Prémio das Nações". Disputou-se por 41 vezes com essa denominação das quais 26 foram em Monza, 7 em Imola, 5 em Misano e 3 em Mugello. Desde então, chama-se Grande Prémio de Itália e só em 1991 e 1993 o Autódromo Santa Mónica de Misano Adriático recebeu um Grande Prémio sob essa designação.
Em 2007, o traçado de Misano volta a acolher o Campeonato do Mundo de Velocidade, mas desta feita sob a designação de Grande Prémio da República de San Marino, visto que o Grande Prémio de Itália tem sido albergado pelo circuito de Mugello.

Dada a sua grande próximidade geográfica com a República de San Marino, o circuito recebe provas de automobilismo e de motociclismo, como Grande Prémio da República de San Marino. San Marino é uma pequena república/país que faz fronteira com a Itália!

3 comentários:

AC disse...

Boa, parabéns pelo espaço, muito bom. É igualmente bom ver alguém que também escreve sobre motas. Podes contar aqui com um visitante assíduo.

Felipe Maciel disse...

Cara, que dilúvio foi esse que caiu lá em Misano hein...

Blog F1 Grand Prix disse...

Além de tudo isso, já sabemos que em Misano também chove bastante hahaha!

Amigo Schuey, indiquei o seu espaço para o Blog Day. Se quiser saber do que se trata, dá uma olhad aqui:

http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/08/post-em-off-blog-day-2007.html

Grande abraço!