segunda-feira, 27 de agosto de 2007

GP Turquia: Rescaldo (Análise)

Após mais uma ronda deste Campeonato do Mundo e a faltarem cinco para o seu epílogo, vamos analisar esta corrida e opinar acerca do futuro próximo da Fórmula 1 - Monza!
Culminou ontem mais um enfadonho fim-de-semana de Fórmula 1.

Apenas uma desistência, poucas ultrapassagens com o ponto alto da corrida a ser o furo do líder do campeonato, Lewis Hamilton, que assim perdeu pontos em todas as frentes que é como quem diz para os seus mais directos adversários ao finalizar na quinta posição.

Ao longo de todo o fim-de-semana foi perceptível que a Ferrari poderia ter vantagem face a McLaren no que diz respeito a hipóteses de lograr uma vitória no Istanbul Park.

Nos treinos livres de sexta-feira, assistimos a uma boa réplica da Toyota, com Ralf Schumacher a imiscuir-se em ambas as sessões nos primeiros lugares da tabela de tempos.

Chegávamos a Sábado e, o que parecia um prometedor fim-de-semana para Ralf Schumacher, cedo virou num pesadelo - o alemão não conseguiu passar para o Q2, comprometendo de imediato a sua corrida e o seu Grande Prémio numa altura em que o seu futuro parece incerto -.

Entre surpresas e desilusões, não podemos deixar de mencionar Anthony Davidson, que por pouco não colocou um Super Aguri no Q3, quedando-se pela 11ª posição nos treinos cronometrados.
No Q3, esperava-se o primeiro duelo e provavelmente o mais decisivo de todo o fim-de-semana no Istanbul Park entre Ferrari e Vodafone McLaren Mercedes. Kimi Raikkonen errou na última volta lançada - episódio que não é novidade no Q3 do finlandês(recordemo-nos do Grande Prémio de Inglaterra do presente ano) - entregando de bandeja a "pole-position" ao colega de equipa, o brasileiro, Felipe Massa, que bateu por milésimos de segundo, Lewis Hamilton.


26 de Agosto de 2007, o dia da Corrida!

Temperatura elevada, céu limpo e condições perfeitas para uma corrida.De tão perfeitas condições que tinha que se tornou bastante enfadonha não fosse o facto de os principais acontecimentos se terem limitado a três momentos:

1) Largada: Alonso perde para os BMW; Raikkonen passa Lewis e tenta pressionar Massa; Trulli faz um "pião".

2) O Furo: Furo "lento", segundo José Miguel Barros de Lewis Hamilton, que fez com que o actual líder do campeonato do Mundo de Pilotos, perdesse em todas as frentes.

3) Última volta: Massa vence e Raikkonen faz a volta mais rápida!

E foi assim que Felipe Massa geriu de "fio-a-pavio" a corrida de modo a obter a sua segunda vitória consecutiva na Turquia, que começa a parecer o local em que se dá melhor depois do Brasil!

Após este "emocionante" Grande Prémio, Fernando Alonso aproveitou o "furo" de Lewis para recuperar no Mundial de Pilotos e quedar-se agora com 5 pontos de desvantagem face ao seu "arqui-rival" de 2007!

No Mundial de Construtores a Ferrari recuperou e vê, certamente, mais perto uma possível batalha com a McLaren até ao último Grande Prémio da Temporada.

Nada melhor para esquecer mais um traçado de Hermann Tilke que rumar a Monza, onde os monolugares de Fórmula 1 vão desafiar as longas e rápidas rectas do Autodromo Nazionale di Monza, onde o carro mais veloz tem tendência a sair vitorioso, como tem sido demonstrado nos últimos anos, com Montoya a ganhar com o veloz McLaren em 2005 e Michael Schumacher a ganhar e a relançar o campeonato com o Ferrari em 2006, visto que o Renault R26 de Fernando Alonso - que sofreu em Monza mais uma estranha penalização -, não aguentou a corrida toda!

Em 2007 a Ferrari leva vantagem, não só por ter obtido uma dobradinha na Turquia, mas também porque vai estar perante o seu público, os "tiffosi" - que vivem cada vitória da "scuderia" como se fosse a primeira, principalmente, em Itália -. Kubica obteve em Monza um terceiro lugar em 2006 e é de esperar que o polaco queira obter um bom resultado em Monza!


Monza é o circuito mais veloz de todos aqueles que acolhem o Campeoanto do Mundo de Fórmula 1 de 2007.

Antes mesmo do fim-de-semana de corridas, a Fórmula 1 completa um programa de testes em Monza esta semana!

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Coisa engraçada esse Mundial 2007. As corridas são, em geral, chatas e definidas desde o início. Mas a disputa pelo título é imprevisível! É por isso que não dá para perder o que vem por aí.

Grande abraço!

kimi_cris disse...

Acho que a Mclaren vai ganhar o G.P. de Itália porque Monza tem bastantes rectas e os Mclaren foram quem deram as maiores velocidades de ponta no G.P. Turquia, mas podiam ter uma afinação um pouco diferente da Ferrari.