domingo, 2 de setembro de 2007

Red Bull Air Race no Porto!

Pilotos da Red Bull Air Race encantados com a estreia do campeonato do mundo em Porto e Gaia. 600 mil pessoas vibraram com as acrobacias no ar, observando os aviões, que passavam a 400km/h, no evento desportivo com maior assistência no nosso país. O britânico Steve Jones surpreendeu os líderes Mike Mangold e Paul Bonhome.

«O local é fabuloso. O cenário do Douro é absolutamente espectacular». Foi assim que os três primeiros pilotos reagiram à etapa portuguesa da «Red Bull Air Race», o campeonato do mundo de aviões que teve lugar este sábado em pleno rio, entre as margens do Porto e Gaia. 600 mil pessoas assistiram a uma competição que não deixou ninguém indiferente, naquele que foi o evento desportivo realizado num só dia com maior assistência no nosso país.


Em primeiro lugar ficou o britânico Steve Jones, que surpreendeu tudo e todos, vencendo na final o líder mundial Mike Mangold. Um tempo fantástico (1:10.00), totalmente insuperável, uma vez que o seu rival americano ficou a 38 centésimos. «Há muito que não tinha a oportunidade de estar no pódio e abrir uma garrafa de champagne, por isso estou muito satisfeito com o resultado», frisou Jones no final.


Mike Mangold, que está agora no topo da classificação do campeonato com mais dois pontos do que Paul Bonhome, continua confiante e acredita que nas duas derradeiras etapas, em San Diego (Estados Unidos) e Perth (Austrália), vai conseguir segurar a vantagem e sagrar-se campeão mundial: «Estou feliz com este segundo lugar, pois tentámos tudo. A equipa esteve a ajustar o avião durante a última noite, dando mais potência ao motor, mas mesmo assim não foi possível bater a excelente prestação de Steve. Agora, resta-me somar mais pontos do que o Paul nas últimas provas».


Paul Bonhome era o menos satisfeito no pódio. «É claro que não fiquei contente com o resultado, porque o meu objectivo era estar na final. Infelizmente só consegui fazer o melhor tempo na final de consolação, que me deu o terceiro lugar, mas tenho de manter a confiança, pois ainda é possível chegar ao título», referiu pouco depois de terminar a prova, agradecendo ainda ao compatriota Steve Jones, que conseguiu «minimizar os danos, batendo Mangold».


Orgulhoso com a sua prestação, apesar de manter um humilde quinto lugar no campeonato, Steve Jones era o mais entusiasta. «Como já não tenho hipóteses na geral, quero vencer as próximas duas provas. O avião está muito rápido, por isso penso ter condições», referiu, não se esquecendo de elogiar uma vez mais a escolha da organização pelas cidades do Porto e Gaia.
«Nunca cá tínhamos estado, mas é, de facto, um cenário espectacular. É um local fantástico. No passado já tínhamos percebido o impacto da corrida noutros locais, mas não tínhamos a certeza que o mesmo aconteceria aqui em Portugal. Quando tivemos a oportunidade de contactar com o público fomos literalmente engolidos. Isto para não falar das pessoas que estavam a assistir. Foi realmente muito especial», concluiu o vencedor Steve Jones, enquanto os seus colegas de pódio acenavam com a cabeça.

Palavras que correspondem totalmente ao que foi possível assistir durante este sábado nas cidades do Porto e Gaia, com uma verdadeira multidão (cerca de 600 mil pessoas) a viver um outro São João no primeiro dia do mês de Setembro. Um espectáculo que se vai repetir nos próximos dois anos e que já foi considerado «essencial» para a projecção da imagem de Portugal no mundo.



Final

1. Steve Jones (Matador), 1:10.0
2. Mike Mangold (Cobra), a 0,38 segundos


Final de consolação

3. Paul Bonhomme (Matador), 1:10.11
4. Peter Beseyei (Red Bull), a 0,64 segundos


Restante classificação

5. Kirby Chambliss (Red Bull)
6. Nicolas Ivanoff (MRT)
7. Nigel Lamb (Breitling)
8. Alejandro Maclean (MRT)
9. Michael Goulian (Dragon Racing)
10. Sergey Rakhmanin (Dragon Racing)
11. Frank Verteegh (Lobo)
12. Hannes Arch (Cobra)
13. Klaus Schrodt (Lobo)


Classificação do campeonato

1. Mike Mangold (Cobra), 41 pontos
2. Paul Bonhomme (Matador), 39 pontos
3. Peter Besenyei (Red Bull), 30 pontos
4. Kirby Chambliss (Red Bull), 22 pontos
5. Steve Jones (Matador), 14 pontos
6. Alejandro Maclean (MRT), 13 pontos

Sem comentários: