sábado, 14 de julho de 2007

Sonhos que ficam à porta

Numa altura em que se fala de lugares "comprados" na Fórmula 1, porque não pensar em algo que raramente se pensa?


Hoje em dia, nomeadamente na Fórmula 1, assistimos a tradicionais movimentações no seio das equipas, com a entrada e saida de pilotos todos os anos.Pilotos que ingressam na Fórmula 1 e noutros desportos motorizados, que até nos fazem pensar que são pilotos talentosos e que tudo fizeram para chegar à disciplina máxima do automobilismo Mundial, o que a meio da temporada nos leva a começar a pensar, que alguns pilotos, ingressaram numa determinada equipa "comprando" o seu lugar na mesma, dando-lhes patrocinios!
Isso é uma parte da história que já todos conhecemos.
A outra parte da história é talvez desconhecida de muito bom cidadão desta sociedade, que eu passo a contar!
Uma vez um rapaz, em plenas férias em Itália, "arranjou" um teste pela Tony Kart (Itália), equipa onde Robert Kubica também já correu!O miudo efectuou a "practice"/teste com a equipa, e, no final, a equipa ficou impressionada com o rapaz e queria propor-lhe um contracto com a equipa para correr no campeonato italiano, que é um dos mais competitivos da Europa e do Mundo.
Após o teste e, visto que a equipa estava interessada nos serviços do rapaz, este, teve de realizar os tradicionais testes médicos (rotina em todos os desportos).
Realizados os testes médicos, a equipa decidiu recuar na contractação do rapaz.
E porquê? Querem mesmo saber?Então eu passo a contar!
No resultado das suas análises clinicas, foi-lhe diagnosticada uma Insuficiência Renal Crónica, que é nada mais nada menos que uma patologia renal, que faz com que a função renal diminua proporcionalmente à diminuição do "volume do rim" que vai "diminuindo de tamanho", causando mais tarde em fase denominada de terminal, a realização de diálise peritoneal, hemódialise e até mesmo transplante renal (caso seja encontrado um dador). Contudo embora pareça uma doença dificil de conviver, a verdade é que um insufuciente renal, mantém as mesmas capacidades motoras que sempre teve, apenas não podendo realizar muitos esforços e necessita de uma alimentação equilibrada forçosamente, visto os rins de um insuficiente renal não conseguirem degradar os lipidos. (gorduras) tão eficazmente como os de uma pessoa sem esse tipo de doença.
Esse rapaz era eu!
Mas não precisamos de tantas explicações para chegarmos ao ponto fulcral deste post/artigo.
No últimos tempos temos falado da inclusão da Fórmula 1 nos jogos Olimpicos, ao estilo A1GP.Mas porque não pensar nessas pessoas com esse tipo de doenças que não as impede de pilotar um Karting ou de realizar outro desporto tão bem ou melhor do que alguns que competem em campeonatos nacionais....
Como eu, existem muitos mais, e digo-vos, que conheço outros casos deste tipo, que até adorariam competir num campenato Nacional de Karting...
Porque não criar um campeonato Nacional de karting ao estilo paralimpico onde possam participar livremente todos os retringidos por estas anomalias às quais chamamos de insufiiências mas que nada interferem no nosso quotidiano?
Será que numa sociedade avançada como a nossa, onde este tipo de doenças faz parte do nosso dia-a-dia, não seria bem pensado?
Imaginemos Portugal (neste caso o meu país, podendo os restantes países do Mundo e da Europa intervir), como o pioneiro de tal competição, não traria tamanha ideia retornos para a modalidade no nosso país e reconhecimento pela Europa e Mundo fora?
Neste momento com a minha idade parece quase impossível existir tal competição antes de eu entrar na faculdade/universidade tirar o meu curso.... Neste momento tenciono juntar aquele dinheiro que tinha para investir no karting a sério, para um dia mais tarde, poder vir a montar e gerir uma equipa de automobilismo! Mas sonhos não passam disso mesmo sonhos!Mas mesmo que eu não possa aproveitar competitivamente, muitos outros poderão aproveitar, para viver o sonho nem que seja neste tipo de competição onde todos aqueles "iguais" a eles possam participar, nem que seja apenas e só numa prova realizada anualmente!
Sonhos como muitas crianças mais jovens que eu têm e não poderam alcançar por motivos de saúde!

3 comentários:

Marta Campos disse...

Lamento que o teu problema de saúde de tenha impedido de chegar mais alto nos teus sonhos. Sou mãe de uma criança que já nasceu com insuficiência renal crónica e, em conjunto com outra pessoas, criámos um grupo de apoio às crianças e jovens com doença renal. Aparece!

http://criancaerim.blogspot.com/

Já agora, o meu "doente renal" tem 4 anos e é um grande aficcionado de carros!! É mesmo fascinado. Se calhar podias ter uma conversinha com ele...

Tudo de bom.

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Forget Idle Downloads Using NZB Files You Can Swiftly Find High Quality Movies, Games, MP3 Albums, Applications and Download Them @ Electric Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]

Anónimo disse...

Making money on the internet is easy in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat traffic[/URL], You are far from alone if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses not-so-popular or little-understood avenues to produce an income online.