terça-feira, 31 de julho de 2007

Circuitos: A1 RING

O "Anillo A1", tradução literal do nome oficial, é um dos circuitos mais modernos da Áustria e, ao mesmo tempo, o de maior tradição pois, apesar de ter sido praticamente construído do "zero" em 1996, herdou uma tradição que na sua localidade, Zeltweg, remonta à década de 1950.

Osterreichring é o nome original e mítico do A1 RING, o circuito da cidade de Zeltweg.

Nascido da paixão pelas competições automobilísticas de um grupo de entusiastas, o velho anel de Osterreich foi inaugurado em 1970 e caracterizava-se, tal como o A1 RING, pelo seu meio envolvente, situado nas encostas de uma montanha. No entanto, a sua outra característica principal, a rapidez, fez dele um traçado perigoso e obsoleto que obrigou à sua total reconversão e remodelação em meados da década de 1990.

Este facto deu origem ao A1 RING, como o conhecemos, muito mais seguro e cuja única história de Fórmula 1 se escreveu entre 1997 e 2003, tendo o Ring protagonizado atitudes vergonhosas para o desporto como a de 2002, quando Barrichello deixou passar sobre a meta Michael Schumacher!

O traçado foi concebido quase exclusivamente para a Fórmula 1, fruto da notável paixão dos austríacos pelo automobilismo e, a prova disso mesmo reside no nome colocado a algumas curvas do circuito, nestas surgem nomes como Joachen Rindt e Niki Lauda.

O traçado tem uma extensão de cerca de 4319 metros, com sete curvas para a direita e três curvas para a esquerda.

Apesar da remodelação levada a cabo por Hermann Tilke, a beleza do A1 RING continuou a ser inigualável tal como a sua rapidez, embora tenha seja na segurança e nos equipamentos que o "anel" austríaco mais se destaca.

O seu nome actual - A1 RING - resulta de um acordo comercial, pois o enorme investimento necessário para se proceder à sua remodelação, levada a cabo pelo grupo empresarial que controla as instalações, foi fornecido pela companhia de telefone austríaca, que decidiu baptizá-lo com o seu nome, A1.

Sem comentários: