domingo, 29 de julho de 2007

Circuitos: Hungaroring

O Grande Prémio da Hungria está a chegar...daí ter resolvido focar o circuito que vai albergar o Grande Prémio "Magiar", o Hungaroring!


Em meados da década de 1980, Bernie Ecclestone começou a encarar a possibilidade de aproximar a Fórmula 1 dos países do bloco socialista e comunista. A China, a URSS (União Soviética e actual Russia) e, posteriormente, a Jugoslávia entravam nos seus planos de expansão a curto e médio prazo.No entanto, nenhum destes países foi o primeiro a rasgar a "Cortina de Ferro" que dividia o Mundo desde o final da 2ª Guerra Mundial.

A decisão de levar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 à Hungria não foi do próprio "tio" Bernie, mas sim um conselho do seu grande amigo Thomas Rohonyi, que lhe recomendou, antes de optar por qualquer dos países acima referidos, visitasse uma pequena povoação situada a poucos quilómetros da capital Hungara, Budapeste.O patrão da Fórmula 1, assim o fez e, logo que lá chegou, não teve duvidas, no que tocava à realização de um Grande Prémio de Fórmula 1 naquele local.O circuito foi terminado num tempo recorde: 8 meses. O contrato das obras havia sido assinado a 10 de Setembro de 1985 e a construção iniciou-se a 1 de Outubro desse mesmo ano e, a 24 de Março de 1986, recebeuo primeiro evento desportivo: a Drape Memorial Race. Cinco meses mais tarde corria-se no Hungaroring, o primeiro Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1 da História.

O traçado Hungaro, é um traçado concebido essencialmente para os monolugares, sendo a Fórmula 1 o "prato forte" do circuito.

Quando foi inaugurado, o seu comprimento era de cerca de 4.013 quilómetros.

Graças à sua excepcional localização - fica situado no meio de um frondoso, bonito e espectacular vale - podemos observar cerca de 80% do circuito a partir de qualquer ponto o mesmo.

Daí o seu outro nome: o Shallow Plate.

Actualmente tem o perímetro de cerca de 3.968 quilómetros. Após as mais recentes modificações, foi estabelecido um novo perímetro de segurança, de 2800 metros de comprimento e duplo em determinados pontos cruciais do circuito. Aproveitou-se ainda a ocasião para melhorar e estabelecer novas zonas de segurança. Foi instalado um novo sistema monitorizado de câmaras de vigilância e aumentou-se o número de policias e elementos de segurança, de modo a vigiar o circuito e garantir a segurança dos espectadores em fins-de-semana de corridas.

A pista conta com 10 a 11 metros de largura média - embora em determinados pontos chegue aos 15. Está pavimentado por uma tripla camada de asfalto de 5 centímetros de espessura intercalada por dois compostos de borracha de 20 centímetros.

O raio das curvas oscila entre os 20 metros da mais pequena e os 400 da maior. A sua recta mais longa, a da meta, mede cerca de 700 metros. O grau máximo de inclinação do seu asfalto ronda os 6,5%.

Hungaroring é um traçado de "on" e "off" road, pois é um complexo desportivo que não recebe apenas provas de asfalto. Graças à sua localização geográfica e natural, as suas instalações permitem oferecer aos seus visitantes a possibildade de explorar e re-descobrir as mais variadas possibilidades do Mundo off-road, tanto de carro (4x4) como em motocross e enduro, principalmente.Entre a sua ampla oferta de actividades e serviços podemos destacar por mérito próprio o seu excelente circuito de areia, sede por já várias ocasiões do Campeonato da Europa de Motocross da categoria de 85cc, assim como do Mundial de Enduro.

Deixo-vos agora, duas voltas completas ao traçado Húngaro, uma com piso seco (protagonizada por Michael Schumacher em 2002) e outra em piso molhado (protagonizada por Fernando Alonso em 2006).



1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado