domingo, 29 de julho de 2007

Transmissões televisivas

Estamos de acordo em que não existe local melhor para assistir a um Grande Prémio como peão ou sentado numa bancada com a família, amigos ou namorada(o). Contudo até os pilotos reconhecem que uma corrida vê-se melhor num monitor do que junto à pista!






As transmissões televisivas, nasceram praticamente com a televisão, mas foi preciso eserar alguns anos até que esta se interessasse pela transmissão de desportos motorizados, o que aconteceu pela primeira vez em 1960.

Contudo, os meios para a realização do inicio das transmissões de desportos motorizados, nada se assemelham à realidade actual.

Até há "poucos" anos, era a televisão estatal de cada país que transmitia as provas realizadas no seu próprio território. Mas, a Dorna (empresa que explora os direitos comerciais das transmissões dos Mundiais de velocidade desde 1992, decidiu que seria a própria a alugar os meios para transmitir Grandes Prémios desde então.

A Dorna é proprietária do sinal em todo o Mundo e assim personaliza com a sua imagem corporativa o resultado final do seu trabalho.

A realização de um Grande Prémio mobiliza custos bastante superiores ao imaginado. Por exemplo, a TVE (televisão espanhola) necessita de quase 200 profissionais e mais de 20 câmaras distribuídas pelo circuito, nos seus pontos estratégicos e no pit-lane,
para garantir uma transmissão razoável de um Grande Prémio, isto sem contar com os helicópteros....

Como numa orquestera, equipas de futebol...as transmissões televisivas, também têm o seu maestro, sendo neste caso o realizador.O Realizador é a pessoa encarregue de coordenar o esforço de todo o staff encarregue da transmissão e, como tal o responsável "mor" pelas imagens que nos chegam através da "caixa que mudou o Mundo", ou seja, a televisão.

Efectuam-se duas realizações paralelas:Uma centra-se essencialmente na frente da corrida e a outra, no grupo secundário que protagoniza outras interessantes batalhas ao longo da corrida.

Normalmente, os treinos livres e qualificação são aproveitados para o realizador focar na sua maioria os pilotos locais, ou seja, os pilotos que correm em "casa". Contudo, à hora da corrida as atenções voltam-se para os pilotos que lutam pela vitória, nomeadamente nos primeiros 10-15 minutos, no entanto, no decorrer da corrida, nada implica que os ditos pilotos locais não possam saborear o seu "momento de glória"!

Sem comentários: