quarta-feira, 1 de agosto de 2007

GP Hungria: Antevisão

Rumamos este fim-de-semana para a 11ª ronda do campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2007.
O traçado sinuoso hungaro do Hungaroring será certamente o palco de mais um excitante duelo entre Ferrari e McLaren.

Um Grande Prémio que em muito se assemelha ao Grande Prémio do Mónaco daí que o Setup utilizado seja em muito semelhante ao utilizado no velho principado, o que pode ser traduzido numa ligeira vantagem dos homens de Woking, neste caso, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

O MP4-22 já provou ser o carro mais equilibrado desta temporada. Na Hungria não será excepção visto que dispondo de uma distância entre eixos menor que a Ferrari, o McLaren MP4-22 estará muito mais à vontade nas curvas lentas e nas mudanças de direcção bruscas que o Hungaroring nos proporciona. Sendo assim os McLaren entrarão este fim-de-semana mais à vontade do que os comandados de Maranello, que terão um fim-de-semana de bastante trabalho para se igualarem aos McLaren. Recorde-se da distância entre a "scuderia" e a McLaren no final do Grande Prémio do Mónaco!

Hungaroring é um circuito onde por norma as elevadas temperaturas se fazem sentir, o que tornará a fiabilidade dos motores, derivado o à capacidade de arrefecimento do mesmo num factor chave para a decisão do Grande Prémio. Factor que também não abona a favor da Ferrari que em comparação com a sua rival de 2007, tem estado em desvantagem.

A Bridgestone optou por levar para o Hungaroring os pneu macios e supermacios, deixando o seu composto mais duro de fora.

Mas o Grande Prémio da Hungria não se vai disputar apenas e só entre Ferrari e McLaren. Sendo assim também existem outros temas que estão na ordem do dia.

Há um ano atrás, nascia uma nova estrela para a Fórmula 1, menciono-vos o nome do polaco da BMW, Robert Kubica, que fazia em Hungaroring a sua estreia na disciplina máxima do automobilismo Mundial, tendo se bem se recordam nesse dia as portas da Fórmula 1 terem ficado praticamente fechadas para o veterano Jacques Villeneuve. Kubica passou ao Q3 e terminou aquela dificil corrida, que foi ganha por Jenson Button no 7º lugar. Mais tarde o polaco iria ver o seu 7º lugar retirado, devido ao binómio carro-piloto, terem estado na pesagem com um peso inferior ao do regulamento.

Scott Speed disse adeus prematuramente à Fórmula 1, dando oportunidade a Sebastian Vettel de regressar a um Grande Prémio de Fórmula 1 ao volante de um Toro Rosso, o que nos deu quase a certeza de que o line-up da Toro Rosso em 2008 vai ser composto Bourdais e Vettel.

Quem também regressa é o japonês Sakon Yamamoto, que tripulou um Super Aguri em finais de 2006 e regressa agora aos comandos de um Spyker-Ferrari.

Será interessante perceber até que ponto o excelente resultado conjunto da Red Bull do Grande Prémio da Europa será para manter.

A Williams obteve recentemente um super-computador que parece ter dado resultados nos testes da semana transacta. Estará a Williams de regresso aos lugares pontuáveis de forma assídua?

Na Toyota vive-se um clima de instabilidade de resultados em corrida, muito devido à falta de fiabilidade demonstrada em corrida.

No reino da Honda, o optimismo parece ser a palavra do dia, visto que a equipa espera obter pelo menos dois pontos neste fim-de-semana. Será que Button vai renaser no mesmo local onde atingiu o auge da sua carreira na Fórmula 1?

Dos quatro da frente, Alonso é aquele que melhores resultados tem obtido no Hungaroring e, caso a chuva assole o fim-de-semana Hungaro, o espanhol já demonstrou ser um dos melhores, senão mesmo o melhor piloto do actual plantel da Fórmula 1 a pilotar em piso molhado.

A Ferrari terá de começar a jogar o "tudo ou nada" como fez em 2006 já na Hungria, visto a escassez de provas para recuperar essencialmente para a McLaren até ao final da época.

Caso não se consiga superiorizar a escuderia de Woking este fim-de-semana, as coisa ficarão muito mais complicadas para os lados de Maranello!

Mais um fim-de-semana disputado no horizonte.

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Gostei do texto. Em Hungaroring, a McLaren leva vantagem por ser um circuito lento. Mas, com o forte calor, a Ferrari pode recuperar terreno.

Minha aposta ainda é no time inglês. O automobilismo, porém, é imprevisível.

kimi_cris disse...

Caso a pista esteja molhada acho que o g.p vai ser decidido entre Kimi Raikkonen e Fernando Alonso que são os melhores em pista molhada lembransse do G.P. Hungria de 2006 na 2ª volta o Raikkonen já tinha cerca de dois segundos e meio de vantagem sobre o segundo e se a pista estiver seca acho que os grandes favoritos á vitória vão ser Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, acho que Raikkonen vai estar a disputar os primeiros lugares independentemente das condições climatéricas ele no Mónaco podia ter ficado em segundo ou quem sabe em 1 primeiro se não fosse aquele problema na direcção já que nos treinos-livres ele esteve sempre bastante próximo dos Mclaren e á frente de Hamilton.