quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Circuitos: Silverstone

Silverstone é um dos vários traçados britânicos criados a partir das instalações de uma base aérea. Nasceu a seguir à Segunda Guerra Mundial e, embora seja uma referência sobretudo em termos de automobilismo, as motas também têm feito parte da sua história.


A Segunda Guerra Mundial obrigou o governo britânico a criar um grande número de novas bases aéreas a fim de receber a enorme frota de aviões da Royal Air Force (RAF) e do exército aliado.

Esta mesma necessidade levou à utilização de circuitos já existentes (Donington Park ou Brooklands) como instalações militares, o que significou que, no final do conflito, as bases aéreas se encontrassem em melhor estado que os verdadeiros circuitos.

Por este motivo, em 1948, face ao encerramento das instalações militares como base de bombardeiros, um grupo de entusiastas do Royal Automobile Club (RAC) promoveu a organização de corridas de automóveis no perímetro de Silverstone.

Assim nasceu um dos mais populares traçados britânicos, cujo traçado principal (visto que tem três variantes com possibilidade de transformar o traçado principal em dois independentes) tem sido mantido praticamente inalterado desde 1949.

A primeira prova realmente importante que a antiga base aérea recebeu foi o Mundial de Automobilismo (a actual Fórmula 1), em 1950, com Giuseppe "Nino" Farina a vencer ao volante de um Alfa Romeo.

Ao longo deste meio século, o traçado conservou as suas pistas de aviação na parte central, embora à sua volta tenha sido ampliada e depois novamente reduzida a pista principal. As suas variantes foram também ampliadas, assim como, os circuitos anexos, as tribunas e os equipamentos de um conjunto que faz parte dos grandes mitos do desporto motorizado Mundial.

A última grande mudança registada em Silverstone pouco ou nada tem que ver com o seu asfalto, traçado, instalações...

A partir de 2001 o circuito passou a ser gerido por uma multinacional de promoções desportivas, a Octagon Motorsports.Com isto, o British Racing Drivers´ Club (cujo actual presidente é o antigo campeão Mundial, Damon Hill), que se encarregava dos eventos no circuito durante quase meio século, cedeu parte do seu protagonismo organizador a um grupo cuja missão é garantir que o traçado continue a ser um dos melhores do Mundo e, portanto, receber provas de primeira grandeza.
Tendo em vista este objectivo, foram recentemente acordadas novas "actualizações" do circuito britânico.A "actualização" de Silverstone incluirá novas instalações do paddock e pit, um parque de ciências, um centro de testes para construtores, um hotel, centro de conferências e ainda uma pequena zona residencial.

O mau tempo é uma constante e a incerteza no que diz respeito às condições meteorológicas em fins-de-semana de corridas, são uma característica deste circuito.


É um dos circuitos com mais história de todos aqueles que se fazem perfilar no actual calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1!

Sem comentários: