terça-feira, 31 de julho de 2007

Circuitos: Estoril

O Autódromo do Estoril um traçado que ja tem alguns anos, sofreu várias vicissitudes até que acabou por ocupar o seu lugar em definitivo no calendário dos Grandes Circuitos de âmbito Internacional. Actualmente o traçado lusitano é palco de competições tanto de duas como de quatro rodas, faltando apenas voltar a albergar um Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1!

Foi a 18 de Junho de 1972 que o Autódromo do Estoril abriu as portas pela primeira vez, contudo apenas recebeu uma prova de Fórmula 1 em 1984 no dia 21 de outubro, encerrando a temporada, com o piloto francês Alain Prost a vencer a prova, contudo não conseguiu alcançar o objectivo principal - vencer o campeonato.

Entretanto durante a década de 70 foi o palco ideal para muitas corridas da Fórmula 2 Europeia.

A chegada da disciplina máxima do automobilism Mundial ao Estoril em 1984 serviu para que o Autódromo do Estoril e adaptasse aos regulamentos dessa disciplina e modernizasse ligeiramente as suas instalações.

Contudo apenas alguns anos mais tarde o traçado lusitano sofreu importantes alterações.

Em 1992, e para comemorar o vigésimo aniversário do funcionamento do circuito, o traçado passou a receber o nome de Autódromo Fernanda Pires da Silva, em homenagem à empresária que impulsionou a sua criação.

Um ano depois, iniciaram-se os já referidos trabalhos de modernização das instalações do circuito. Foi acrescentado um terceiro rail de protecção na via das boxes, boxes essas que também sofreram modificações e remodelações. Também foi construída uma torre de controlo, duas passagens de acesso ao paddock por cima da pista, assim como um novo hospital.

De notar que a equipa Williams de Fórmula 1, apresentou no Estoril em 1994 o seu carro para a referida temporada!


O último Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, foi disputado em 1996, com o canadiano Jacques Villeneuve a sair vitorioso.

Em 1997, o circuito foi novamente alterado, de modo a seguir as directrizes da FIA e da FIM. Sendo assim, o Autódromo voltou a fechar para ser submetido a novas obras de modernização.

Após uma temporada de provas menores no circuito, a competição regressou em força ao traçado lusitano, pois recebeu treinos IRTA e a prova do Mundial de velocidade assim como uma prova do Mundial FIA GT, testes de Fórmula 1 e uma das corridas do Mundial de Resistência de duas rodas.

No que toca à concepção, o Autódromo Fernanda Pires da Silva encerra uma sequência de curvas rápidas (como a parabólica) e curvas lentas (como a zona dos "esses"). Possui curvas muito abertas com fortes travagens e algumas rectas com alguma inclinação.


Dados do Circuito:

Nome: Autódromo Fernanda Pires da Silva

Abertura: 1972

Comprimento: cerca de 4200 metros

Localização: está situado aproximadamente a 6,5 quilómetros do Estoril e a 32 quilómetros de Lisboa.

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