sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Circuitos: Scandinavian Raceway Anderstorp

O principal e praticamente o único ciruito da Suécia resultou da paixão de um reduzido grupo de fãs que decidiram dotar o seu país com umas das instalações dignas para a prática dos desportos motorizados.


O Scandinavian Raceway de Anderstorp, mais conhecido pelo nome da localidade onde fica situado (Anderstorp), é um peculiar exemplo de tenacidade e paixão que demorou pouco mais de um ano a construir e praticamente sob iniciativa privada.

Inaugurado na Primavera de 1968, os responsáveis pela realização do projecto foram liderados pelo popular Sven "Smokey" Asberg - cuja imagem e alcunha estão associados ao seu habitual charuto -, bem como por Ake Bengtsson e Bertil Sanell. Foi este trio que conseguiu ultrapassar todas as vicissitudes que se foram deparando a Anderstorp ao longo do seu nascimento e também durante parte da sua história.

No entanto, a pista foi construída, entrou em funcionamento e, em menos de três anos, recebeu o Campeonato do Mundo de Motociclismo, ao mesmo tempo que se trabalhava arduamente para o grande objectivo e sonho de "Smokey" Asberg pudesse ser alcançado - acolher uma prova de Fórmula 1.

Durante cinco anos - entre 1973 e 1977 -, Anderstorp assumiu a organização dos Mundiais de duas e de quatro rodas, mas tal acabou em 1978, quando as motas se transferiram para Karlskoga nesse ano e no seguinte.

Desde então, a situação de Anderstorp acolher ambos os Mundiais iria findar, visto que no mesmo ano de 1978, foi o último ano que a Fórmula 1 iria passar pelo traçado sueco.

Com a perda da Fórmula 1, a pista tornou-se uma referência para o Mundial de velocidade, que acabou por ser aquele que mais dias de glória lhe deram graças à sua organização, até 1990, do Grande Prémio da Suécia. Anderstorp regressou recentemente ao WTCC, após alguns anos sem receber a prova.



A principal característica do circuito são as suas longas e rapidíssimas curvas, sobretudo a Continental: uma larga e veloz viragem de mais de 180º onde no caso das motas o controlo do acelerador é vital.

A outra característica de Anderstorp é o facto de ter uma pista de um aeródromo "colada" à sua recta principal - que não é a da meta -, o que lhe confere uma largura inusitada e que permite assistir a espectaculares e arriscadas ultrapassagens.



Um circuito de boa memória para o piloto lusitano, Tiago Monteiro, pois foi no Scandinavian Raceway Anderstorp que alcançou a sua primeira "pole-position" no WTCC, e o seu melhor somatório de pontos de um fim-de-semana de corridas no WTCC, com a obtenção de um 2º e um 6º lugar nas duas corridas/mangas!

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