quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Circuitos: Interlagos

O circuito original data de 1940. No entanto o projecto começou a nascer dois anos antes, quando dois empresários da "Autoestradas, S.A" planearam a construcção de uma pista de corridas num dos subúrbios mais extensos de São Paulo, com a intenção de o revitalizarem e de o converterem num tranquilo bairro residencial para a capital paulista.

Situado entre dois lagos, Interlagos goza de uma localização geográfica privilegiada. Como se encontra numa espécie de anfiteatro Natural, os espectadores conseguem ver mais de metade do circuito em determinadas zonas.

A inauguração oficial de Interlagos teve lugar a 12 de Maio de 1940 com a disputa de várias provas, tanto de automóveis como de motas.

No entanto, com o passar do tempo o circuito converteu-se no bastião do desporto brasileiro em quatro rodas. Não foi por acaso que pelo seu asfalto passaram pilotos como Juan Manuel Fangio, Carlos Pace, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Alain Prost, Mika Hakkinen, Fernando Alonso ou Michael Schumacher.

Uma década depois da sua inauguração, em 1950, o autódromo foi vendido ao Comité para as Comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo por uma quantia simbólica e foi este o organismo que se encarregou de o reformular completamente.

Não obstante, a sua actuação em Interlagos só se materializou em 1966, ano em que se iniciaram os trabalhos de melhoria e adaptação que elevaram o seu estatuto a circuito de categoria internacional.
Nos 20 anos seguintes o traçado sofreu apenas ligeiras modificações.

Na década de 1970 o complexo passou a receber o nome de Autódromo José Carlos Pace, em honra do malogrado vencedor do Grande Prémio do Brasil de 1975 - o único Grande Prémio que Pace venceu em toda a sua carreira desportiva na Fórmula 1 -, e grande pelo grande piloto brasileiro que foi!

Entre 1981 e 1989, o traçado paulista foi substituído pelo de Jacarepaguá no panorama internacional. Basicamente como sede do Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1.

Em 1990, Interlagos reabriu novamente as portas depois de ter sofrido outra intensa e profunda remodelação, que lhe mudou quase por completo a fisionomia. O traçado passou dos 7960 metros de extensão para os cerca de 4323 metros actuais. Por outras palavras, a sua extensão foi praticamente reduzida a metade. As boxes foram ampliadas e modernizadas, embora a actuação arquitectónica mais significativa tenha sido a construção de uma nova torre de controlo. Desde então e, até à data, todos os anos têm sido levadas a cabo pequenas alterações e melhorias, como a introdução de escapatórias em asfalto...que tornam o circuito de Interlagos como um dos mais senão mesmo o mais moderno de toda a América do Sul.

Para as equipas é um circuito incómodo em diversos sentidos, pois para além do seu asfalto irregular há que acrescentar outros factores, como o clima instável que se faz abater sobre a região, o calor (omnipresente a qualquer momento da corrida e decisivo para a escolha de pneus) e claro está, a altitude.

Não é por acaso que devido à sua localização específica, as "máquinas" e motores sejam motivo de uma atenção redobrada, pois exigem uma afinação muito específica.
Como curiosidade, Interlagos é a par do Istanbul Otodrom, um dos poucos circuitos do Mundial em que se roda em sentido contrário ao do ponteiro dos relógios!

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